Você está aqui: Página Inicial / Solicitação de Número de ISBN

Solicitação de Número de ISBN

O ISBN (International Standard Book Number) é um sistema que identifica numericamente os livros, individualizando-os inclusive por edição. O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN, em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes, responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional. 

O editor do livro pode solicitar o número de ISBN e, adicionalmente, o código de barras. A UNIRIO já possui um prefixo editorial no sistema, que pode ser utilizado apenas para livros produzidos no âmbito de projetos de pesquisa ou produzidos em outras atividades diretamente ligadas à instituição. É de responsabilidade do solicitante a utilização do prefixo da UNIRIO apenas nesse contexto.

ISBN - Dados de preenchimento no formulário de solicitação do ISBN (disponível no Portal do ISBN) para livros publicados no âmbito da UNIRIO. Dados de preenchimento no formulário de solicitação do ISBN (disponível no Portal do ISBN) para livros publicados no âmbito da UNIRIO.

 

Para livros que não se enquadrem nesse quesito, deve-se fazer a solicitação de número de ISBN com prefixo próprio.

A emissão de ISBN é paga e de responsabilidade do solicitante. Em qualquer caso, a UNIRIO não fornece o serviço de solicitação nem paga pelo ISBN.

A Biblioteca apenas disponibiliza esta informação como orientação para a comunidade acadêmica. Formulários de solicitação, tabela de custos, pesquisa de prefixos já existentes e demais informações sobre o sistema podem ser obtidos no site da Agência Brasileira do ISBN em <http://www.isbn.bn.br>, no telefone (21) 2262-9724 ou pelo e-mail isbn@bn.gov.br.