Você está aqui: Página Inicial

Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana

logo-lab.jpg

O Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória e o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas estão organizando a V JORNADA NACIONAL DE ARQUITETURA, TEATRO E CULTURA a ser realizada de 4 a 6 de setembro na Unirio. Serão 3 conferências e 6 mesas redondas, além da exibição de documentários e um site-specific.

 

Estão abertas as inscrições e as chamadas de pôsteres para graduandos, graduados e pós-graduandos apresentarem seus trabalhos sobre as temáticas descritas no folder abaixo.

*

O Projeto de Pesquisa Institucional "Estudos do Espaço Teatral", coordenado pela Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima (Bolsista de Produtividade 1B do CNPq e Cientista do Nosso Estado FAPERJ), foi criado em 1994 e envolve um programa de investigações sobre a espacialidade no teatro, com referência ao espaço cênico, ao espaço teatral, à própria cena teatral, ao espaço cenográfico, incluídos também os espaços urbanos ou arquiteturais, entre outros utilizados como lugar teatral.

Em 2000, a coordenadora foi agraciada com o título de Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) para elaborar o plano de revitalização da Área Portuária, apresentado à Prefeitura do Rio de Janeiro. Como fruto destes estudos, o Projeto de Pesquisa “Espaço, Memória e Projeto Urbano”, sob a mesma coordenação, veio incorporar-se ao grupo já constituído, em função da ampliação das interfaces transdisciplinares, que envolveram pesquisadores com formações distintas, com ênfase na arquitetura, urbanismo e memória social. O trabalho conjunto dos dois grupos têm gerado interessantes objetos de estudo na interface entre história da cidade e história do teatro. Os temas enfocados abrangem cenografia, história e memória urbana, textos e crônicas teatrais, patrimônio construído do teatro brasileiro, performances urbanas, teatro de rua e cultura popular e outros estudos que buscam analisar o espaço instaurado pelo fenômeno teatral.

O grupo de pesquisa transdisciplinar tem apresentado os resultados nos congressos da ANPUR, ABRACE, ANPUH, História da Cidade e do Urbanismo, Docomomo e em congressos e seminários internacionais UIA, IFTR, Quadrienal de Praga (Berlim, Buenos Aires, México, Paris X - Nanterre, Praga, Birmingham, Santiago, Lisboa, Barcelona), além das jornadas e colóquios anuais da universidade. O Laboratório organiza seminários anuais de âmbito Nacional e Internacional.

Em 2010, o laboratório realizou o First International Conference on Architecture, Theatre and Culture, evento que reuniu pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais das três áreas. A segunda edição do evento, o Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture, ocorreu em 2012, com renomados conferencistas estrangeiros. E a terceira edição, o Third International Conference on Architecture, Theatre and Culture, em 2018, consagrou as pesquisas e a internacionalização do Laboratório, iniciadas em 1994.

« Julho 2019 »
Julho
DoSeTeQuQuSeSa
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031
Apoio Institucional

Editora-Chefe:
Professora Dra Evelyn Furquim Werneck Lima (PhD)

 

Webdesigner:
Milena Fernandes