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Estudos do Espaço Teatral

Criado em 1994, o grupo investiga o espaço teatral e o espaço urbano, à luz da semiologia do espaço e da antropologia cultural. A pesquisa gerou 17 dissertações, 14 teses, além de inúmeros  livros publicados, ensaios e artigos em periódicos científicos. 

Os resultados tiveram repercussão nacional nos Congressos da ABRACE, (SP/1999, Salvador/2001, Florianópolis/2003, Rio de Janeiro/2006 e BH/2008). A coordenadora, Profa. Dra. Evelyn Furquim Werneck Lima, lançou Arquitetura do Espetáculo, Ed.UFRJ, 2000 (prêmio anual do IAB/RJ). Outros resultados foram apresentados na ANPUH Nacional (2003, 2005 e 2007) e em O Percevejo - revista de Teatro, Crítica e Estética n.10, 2003. Foi divulgado o método icono-semiológico na II ABRACE, para investigar a história da cena.

A 4ª etapa pesquisou as Casas de Ópera do Brasil colonial, resultando do pós-doutorado de Evelyn Lima na Université Paris X e gerou cinco artigos, um publicado no Canadian Journal of History n.42, Spring 2007, dois na Urdimento n.4 (2005) e n.6 (2006), um na Convergência Lusíada n. 24 e um na ARTcultura n. 15, e 4 conferências (2006) e 5 palestras (2007), no Translitteracy - Prague Quadriennal e no Real Gabinete Português de Leitura (2007 e 2008).

O subprojeto "Arquitetura e Teatro: de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc" (Edital Ciências Sociais Aplicadas) gerou vários artigos e o livro Arquitetura e Teatro: o edifício teatral de Andrea Palladio a Christian de Portzamparc (2010). Ricardo Brugger recebeu o prêmio Monografias da Secretaria das Culturas e sua tese foi publicada (2008). A coordenadora lançou o livro Das Vanguardas à Tradição (2006) contendo três capítulos sobre a pesquisa. As inovações resultantes da 5ª etapa "Entre arquiteturas e cenografias" (2006-2010) foram apresentadas na ANPUH Nacional, no ARQUIMEMÓRIA e na ABRACE. Sob a organização da coordenadora foi publicado o livro Espaço e Teatro: do edifício teatral à cidade como palco (2008), reunindo trabalhos de estudiosos de outras universidades e de vários membros do Grupo de Pesquisa.

Além dos muitos artigos, capítulos de livro e palestras, a 5ª etapa foi divulgada no livro Entre arquiteturas e cenografias, Lina Bo Bardi e o teatro,(Contracapa/ FAPERJ, 2012), incorporando além dos estudos sobre a arquitetura, os estudos sobre a cenografia de cinema investigados por Cassia Monteiro na dissertação de mestrado.

Em sua 6ª etapa, a pesquisa Estudos do Espaço Teatral (2009-2013) versou sobre o estudo comparativo entre os espaços teatrais em Londres, Madri e Paris no século XVII e foi aprofundada pelas pesquisas e contatos realizados durante o Estágio Sênior da coordenadora no Collège de France, em Paris (2011). Nesta etapa, a coordenadora foi pela segunda vez agraciada com o auxílio Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e promovida ao nível 1-C como pesquisadora em produtividade do CNPq. Foi realizado o Second International Conference on Architecture, Theatre and Culture (2012) e publicado o livro Arquitetura, Teatro e Cultura: revisitando espaços, cidades e dramaturgos do século XVII, com capítulos de pesquisadores estrangeiros em diálogo com os três principais ensaios resultantes da pesquisa.

O projeto Estudos do Espaço Teatral (7ª etapa) Arquitetura, teatro e cultura. Estudos para averiguação dos impactos de empreendimentos culturais no tecido urbano das grandes cidades: edifícios teatrais contemporâneos, constou de estudos sobre diferentes tipologias em doze teatros no mundo ocidental, seus pontos positivos e negativos, estudos comparativos entre os mesmos e suas inserções no tecido urbano nas cidades. A coordenadora proferiu inúmeras conferências no Brasil, na Itália, no Reino Unido, na Franca e na República Tcheca, e publicou ensaios e artigos científicos em alguns desses países. Vários membros do Laboratório tiveram suas pesquisas selecionadas pela organização da Quadrienal de Praga de 2015 e foram apresentar seus trabalhos.

O atual projeto Estudos do Espaço teatral. (8ª etapa) Arquitetura, Teatro e Cultura. A historiografia dos textos teóricos sobre a arquitetura teatral do Renascimento à Contemporaneidade, buscará realizar um levantamento bibliográfico comentado e comparativo de obras sobre a história da arquitetura teatral selecionadas em inglês, francês, e português, a ser concluído em 2022. A coordenadora foi promovida ao nível 1-B da bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e os primeiros resultados do projeto – relativos aos séculos XX e XXI - foram apresentados na IV Jornada Nacional Arquitetura, Teatro e Cultura, suscitando bastante interesse dos congressistas.

Os pesquisadores que participam deste projeto inserem-se principalmente nas linhas de pesquisa Processos e Métodos de Construção Cênica e História da Cultura.

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