error while rendering plone.header
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Aula Inaugural Biomedicina 2016.2

Aula Inaugural Biomedicina 2016.2

Aula Inaugural Biomedicina 2016.2

Turma de ingressantes do curso de Biomedicina 2016.2

Na última sexta feira, 26 de agosto, no Anfiteatro Soares Meirelles, ocorreu a Aula Inaugual do segundo semestre de 2016 do Instituto Biomédico.

Tradicionalmente a Aula Inaugural do IB é ministrada para os estudantes recém chegados de todos os cursos lecionados no Instituto, porém, como os cursos de Medicina, Enfermagem, Biologia e Nutrição já realizam as suas próprias aulas inaugurais independentes e com diretrizes mais focadas no cotidiano dos seus alunos, a Direção do IB decidiu, a fim de, otimizar o tempo dos docentes e discentes, neste semestre, experimentar um novo modelo de apresentação, com foco somente nos alunos de Biomedicina.

Sendo assim, a Aula Inaugural de 2016.2 contou com a presença do Profº Dr. Marcello Sampaio, Diretor do Instituto Biomédico, Profª Patricia Cristina dos Santos, Coordenadora do curso de Biomedicina e representantes estudantis da Associação Atlética do mesmo curso (Associação Atlética Acadêmica Henrique Alves - AAAHA).

O evento foi iniciado com o Profº Marcello explicando e apresentando a estrutura organizacional da UNIRIO de uma forma geral, descrevendo a reitoria e principais pró reitorias e suas funções. Também falou sobre o espaço físico do IB, seus prédios, salas de aula, laboratórios e auditório e narrou como está sendo o intenso processo de melhoria de infraestrutura pelo qual a unidade passa desde 2013, com a instalação de aparelhos de ar condicionado e implantação de sistema multimídia (projeção e áudio) em todas as salas de aula, banheiros funcionando plenamente em todos os andares de todos os blocos, conserto e troca de carteiras escolares, expansão e aperfeiçoamento da segurança no campus, dentre outros.

A Profª Patricia também conversou com os ingressantes, essa, como coordenadora de Biomedicina, falou mais especificamente sobre assuntos relacionados ao curso, como a grade curricular regular, disciplinas optativas, bolsas de monitoria, pesquisa (iniciação científica) e extensão e programas de mobilidade acadêmica. Além disso, discutiu as opções do Biomédico no mercado de trabalho e a relevância do cumprimento dos estágios obrigatórios em áreas variadas.

Já os representantes da AAAHA, expuseram a importância da Associação Atlética no curso e quais serão os próximos eventos esportivos que a Biomedicina da UNIRIO irá participar. Ao fim da Aula Inaugural, o Diretor encerrou a sua participação desejando um bom semestre aos discentes e os lembrando da importância da preservação do espaço físico da Universidade.