error while rendering plone.header
You are here: Home / Dissertações

Dissertações

O VIRIAL GRAVITACIONAL E A EXISTÊNCIA DA MATÉRIA ESCURA DO UNIVERSO - UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO - Thiago de Castro Gusmão

Neste trabalho apresentamos uma proposta pedagógica para tratar a questão da existência de matéria escura no universo, trazendo esta questão para estudantes do ensino médio. Este tema com apelo intrínseco é usada para introduzir aplicações de leis cinemáticas correntemente apresentados no nível do ensino médio. O movimento dos planetas ao redor do sol e das estrelas em galáxias é explorado e a distribuição de energias cinética e potencial gravitacional é discutida para o movimento do planeta e estrelas. De forma objetiva, os alunos estão motivando a estudar esta questão, e o objetivo principal é atender as exigências do currículo do ensino médio nacional brasileira ("Parâmetros Curriculares do Ensino Médio" - PCNEM) oferecendo atividades interativas e fora da sala de aula para desenvolver a tema. Atividades computacionais também são incorporadas a fim de demonstrar numericamente o teorema virial gravitacional e levar os alunos à conclusão de que as estrelas luminosas nas galáxias estão na verdade mergulhadas em uma grande quantidade de matéria invisível, a matéria escura do Universo. Palavras-chave: educação em física, teorema do virial, A matéria escura.

PDF document icon Dissertação_Thiago.pdf — PDF document, 3319 kB (3399476 bytes)

PRÁTICA INCLUSIVA PARA O ENSINO INCLUSIVO DE ÓPTICA E ASTRONOMIA - Leonardo de Areal Maximiano Roberto

Este trabalho tem como objetivo criar um produto para dar suporte aos professores de Física da rede regular de ensino, pública e particular, possam amenizar suas dificuldades encontradas na produção de material didático e práticas pedagógicas para lidar com o ensino e aprendizagem dos princípios da óptica, comportamento óptico de lentes e astronomia também para alunos com baixa ou nenhuma capacidade de vidência. Segundo o artigo 58 do capítulo V lei nº 9.394, da Lei de Diretrizes e Base de 1996, tais alunos com deficiência têm assegurado o direito de se matricularem na rede regular de ensino. Neste sentido, o presente trabalho apresenta um guia didático ilustrativo que visa a construção de um aparato para o ensino inclusivo de óptica geométrica, comportamento de lentes e astronomia que se apresenta como uma proposta inovadora e complementar a trabalhos já realizados na área. Além de toda parte teórica este trabalho traz uma descrição dos resultados e da experiência docente vivida na aplicação dos kits para alunos videntes e deficientes visuais, no âmbito de um ensino inclusivo. Palavras-chave: Ensino de Física, Óptica geométrica, Astronomia, kit didático, Ensino inclusivo e deficiência visual.

PDF document icon Dissertação_04_09_versão_final_Leonardo de Areal.pdf — PDF document, 19970 kB (20450158 bytes)

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E ELEMENTOS DE FÍSICA CONTEMPORÂNEA: MODELOS DE MUNDO - Samantha Philigret Santos da França

A partir do pressuposto de ensino/aprendizado como processo constitutivo de educação para a emancipação e autonomia crítica, e tomando a Física como ambiente para a vivência da construção do conhecimento em coerência com a natureza da ciência, esta dissertação apresenta um produto didático, a análise de sua aplicação e os resultados obtidos. Busca-se estender à discussão de elementos de Física Contemporânea, por vezes distantes dos conhecimentos prévios e intuitivos, uma proposta de aprendizado construído por questionamentos sucessivos. O produto consiste em dois guias didáticos que contêm, cada uma, uma sequência didática de aulas teóricas. O primeira guia didático se destina ao primeiro ano e a segunda ao terceiro ano do Ensino Médio, abordando, ambas, o conteúdo de Cosmologia – Modelos de Mundo – e Física Contemporânea, e diferindo, contudo, em função do grau de aprofundamento em que estes temas são apresentados, pois levam-se em consideração os correspondentes conhecimentos prévios e o grau de maturidade dos estudantes em cada momento do Ensino Médio. O material foi produzido com foco na construção do conhecimento científico pelo(a) aluno(a), processo em que este(a) se torna o(a) protagonista do seu fazer discente por perguntas motivadoras. Nessas questões, abre-se espaço para a contestação do estabelecido, promovendo-se retornos que permitem reconstruir, na prevalência de senso crítico, o conhecimento científico. Nesta dissertação, após um percurso de Motivação, Fundamentação Teórica e Metodologia, comenta-se o produto didático, que foi aplicado, em sua forma preliminar, em três turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Murilo Braga, em São João de Meriti, Rio de Janeiro. A análise dessa aplicação integra a presente dissertação, e o produto, com adaptações, é apresentado nos Apêndices. Não se pretende conceber versão definitiva, mas oferecer material como sugestão consolidada. Considerando-se a reflexão trazida aqui, espera-se que o(a) professor(a), juntamente com os(as) alunos(as), readapte o material face à diversidade e necessidade que o(a) tocam. Por fim, produzem-se Conclusões e Perspectivas. Palavras-chave: Ensino de Física, Filosofia da Ciência, História da Ciência, Cosmologia, Física Contemporânea.

PDF document icon dissertacao_MNPEF_UNIRIO_Samantha_versãofinal_completa (1).pdf — PDF document, 79663 kB (81575755 bytes)

O USO DO ARDUINO E DO PROCESSING NO ENSINO DE FÍSICA - Luis Henrique Monteiro de Castro

Propomos nesta dissertação o emprego do Arduino e do Processing como ferramentas para o desenvolvimento de experimentos relevantes, de baixo custo e de qualidade adequada para o uso em substituição ou complementação aos laboratórios tradicionais de Física. Nesta dissertação, propusemos três objetos educacionais contendo as informações e o procedimento para sua construção, exemplo de dados obtidos e comprovação da qualidade do seu funcionamento, bem como roteiros de atividades para serem utilizados em sala de aula a fim de viabilizar, através de atividades práticas, o aprendizado dos conceitos de Física aos alunos do Ensino Médio. Palavras-chave: Ensino de Física, Arduino, Processing e Laboratório didático.

PDF document icon Dissertação_Luis_Henrique_Monteiro_de_Castro_versão07AGO2016.pdf — PDF document, 7657 kB (7841462 bytes)

News
Discentes 2014 Feb 22, 2017
Docentes Feb 22, 2017
Discentes 2016 Feb 22, 2017