V Congresso da Seção Latino-Americana da Associação Internacional para o Estudo da Música Popular, IASPM-LA


Rio de Janeiro, 21 a 25 de junho de 2004


Promoção: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Universidade Cândido Mendes (UCAM), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

Curso Pré-Congresso :
Introdução à Semiologia Musical Aplicada ao Cinema
Dr. Philip Tagg (Montreal University), 14 a 18 de junho de 2004


V CONGRESSO IASPM-LA

Abertura Oficial:
21 de junho de 2004 às 17:30 h. Auditório Vera Janacopulos, UNIRIO
Prof. Pietro Novellino, Reitor, UNIRIO,
Prof. Cândido Mendes, Reitor, Universidade Cândido Mendes,
Pe. Josafá Carlos de Siqueira, Vice-Reitor PUC-Rio,
Prof. Juan Pablo González, Presidente, IASPM-LA


Apresentações musicais: 21 e 25 de junho de 2004
Choros de Câmera (Luiz Otávio Braga, violão; Joel Nascimento, bandolim; Aloysio Fagerlande, fagote).
Roda Musical (Paulo Moura, Cliff Korman, Mônica Papalia, Fernando Barragan, José Julian Ramirez, Francisco Gouvea, Rafael Velloso, Elisa Goritzki).

Conferência: Para que serve um musema? Antidepressivos e a gestão musical da angústia.
Dr. Philip Tagg, 22 de junho de 2004, Teatro Theotônio Vilela, UCAM

Plenárias: Dias 23, 24 e 25 de junho de 2004
Música popular e (des)territorialização: cidade, lugar, globalização
Debatedor: Gerard Behágue (University of Texas)
UCAM - Auditório 42º andar

Música popular e violência: sujeitos e objetos, limites, condições e significados
Debatedor: Hermano Vianna (Ministério da Cultura)
UCAM - Auditório 42º andar

Pontos de escuta: enfoques e métodos de estudo da música popular
Debatedora: Elizabeth Travassos (UNIRIO)
UNIRIO - Auditório Paulo Freire

 
Sessões Coordenadas:
Dias 22, 23 e 24 de junho de 2004 (UCAM)
Tema 1: Música popular e (des)territorialização: cidade, lugar, globalização.
Tema 2: Música popular e violência: sujeitos e objetos, limites, condições e significados.
Tema 3: Gêneros de música popular: samba, tango, choro, son, bolero, nueva canción, rock, rap etc.
Tema 4: Pontos de escuta: enfoques e métodos de estudo da música popular.

Veja as sessões coordenadas com respectivos debatedores.


Encerramento:
Assembléia Geral, com eleição de nova diretoria:
Juan Pablo González (Chile), presidente,
Marcos Napolitano (Brasil), vice-presidente,
Alejandra Cragnolini (Argentina), secretaria,
Liliana González Moreno (Cuba), editora.

 
Sistemática do V Congresso:
O Comitê de Leitura, apontado na Assembléia Geral da IASPM-LA no IV Congresso da Associação (integrado por Elizabeth Travassos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Alberto Ikeda, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo; Ernesto Donas, Universidade da Cidade de Nova York, EUA; José Juan Olvera, Universidade Regiomontana, Monterrey, México), aceitou 198 resumos, tendo sido recusados 26 propostas, por não se adequarem às temáticas indicadas. Os textos completos (enviados até o dia 21/05/2004) foram remetidos aos pesquisadores debatedores convidados, coordenadores das respectivas plenárias e sessões, na qual se apresentaram 126 congressistas, oriundos de 71 instituições (Veja lista de congressistas e instituições).
Lista de Congressistas e Instituições

A Comissão Organizadora do V Congresso foi composta dos seguintes membros: Martha Tupinambá de Ulhôa (Coordenadora Geral); Júlio César Valladão Diniz (Vice-Coordenador); Elizabeth Travassos Lins; Frederico Oliveira Coelho; Mônica Neves Leme; Santuza Cambraia Naves; Tatiana Bacal. A Comissão contou com o apoio local de Ana Cristina Almeida (Webmaster) e Affonso Celso de Miranda Neto, Alberto Boscarino, Andrea Helman, Eduardo Prestes Massena, Francisco Gouvea de Souza, Jupter Martins de Abreu Júnior, Vanessa Weber de Castro (Monitores).

 
Divulgação:
Como tem sido feito regularmente, os Anais do V Congresso são publicados on-line, na página da associação (www.hist.puc.cl/historia/iaspm/iaspm.html) incluindo resumo de todos congressistas presentes e texto completo de participantes graduados que enviaram documento dentro dos padrões especificados pela organização do congresso.

Além dos Anais, haverá a publicação e distribuição de livro com conferência e ensaios de conferencistas e debatedores selecionados do V Congresso. O livro está sendo organizado por Martha Tupinambá de Ulhôa, coordenadora geral do evento e pela editora da IASPM-LA na gestão 2002-2004, Ana Maria Ochoa. Foram convidados a submeter originais congressistas que apresentaram resultados conclusivos de pesquisa, bem como alguns debatedores cujo trabalho representa uma contribuição para o estudo da música popular na América Latina.

 
ANAIS do V Congresso IASPM-AL
 
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