Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

Grupo de Pesquisa - Música: História, Memória, Acervos

Diretório de Grupos de Pesquisa - CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6866

O Grupo de Pesquisa MÚSICA: HISTÓRIA, MEMÓRIA, ACERVOS (anteriormente Música Brasileira, Música Urbana no Brasil e Música Urbana) é formado por docentes, pesquisadores e alunos ligados aos Programas de Pós-Graduação em Música e Memória Social da UNIRIO. Criado em 2000, sua mudança de nome reflete uma ampliação de temáticas desenvolvidas por seus membros. Liderado por Martha Tupinambá de Ulhôa, foram vice-líderes Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga, Pedro Aragão e é, atualmente, Maya Suemy Lemos. As linhas de pesquisa apontam para os estudos da música popular nos séculos XIX e XX, a investigação em acervos musicais e a pesquisa de repertórios musicais anteriores a 1800. Projetos específicos podem ser encontrados nos Lattes individuais dos pesquisadores.

As investigações desenvolvidas são em geral trans-disciplinares, sempre privilegiando o objeto música, mas se valendo de ferramentas teóricas e metodológicas adaptadas de outras áreas do conhecimento, em especial história, critica literária e ciências sociais. As metodologias e interpretação dos dados variam de acordo com a questão ou objeto em foco, na interseção das seguintes linhas de pesquisa:


Documentação e história

Estudos e pesquisa sobre questões relativas à musicologia, incluindo os aspectos históricos, teóricos e metodológicos do estudo da música.

Estudos da música popular
Promover o estudo musicológico da produção, transmissão e recepção das músicas populares em seus aspectos estéticos, históricos, críticos e técnico-interpretativos. (Análise musical; Gêneros Musicais; Arranjo musical; História da música popular; Canção popular)

Práticas Interpretativas
Estudo e pesquisa de questões relativas às práticas interpretativas, incluindo levantamento de repertório, técnica de estudo, soluções interpretativas e avaliação crítica. 

Menu de Navegação