Você está aqui: Página Inicial

Apresentação

Grupo de Pequisa Música Urbana no Brasil

O Grupo de Pesquisa MÚSICA URBANA (inicialmente intitulado Música Brasileira, posteriormente Música Urbana no Brasil) é formado por docentes, pesquisadores e alunos ligados ao Instituto Villa-Lobos e PPG em Música da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Criado em 2000, sua mudança de nome reflete uma ampliação de temáticas desenvolvidas por seus membros. Inicialmente o grupo foi liderado por Martha Tupinambá de Ulhôa e Luiz Otávio Rendeiro Corrêa Braga (como lider e vice-lider em alternância), atualmente liderado por Martha Tupinambá de Ulhôa e Pedro Aragão. As investigações desenvolvidas são em geral trans-disciplinares, sempre privilegiando o objeto música, mas se valendo de ferramentas teóricas e metodológicas adaptadas de outras áreas do conhecimento, em especial história, critica literária e ciências sociais. As metodologias e interpretação dos dados variam de acordo com a questão ou objeto em foco, na interseção das seguintes linhas de pesquisa:


Documentaçao e história da Música Popular

Estudos e pesquisa sobre questões relativas à musicologia, incluindo os aspectos históricos, teóricos e metodológicos do estudo da música popular.

Etnografia das práticas musicais
Estudo etnográfico das práticas musicais urbanas visando uma reflexão sobre as múltiplas interações entre o fazer musical e suas condições de produção, transmissão e recepção.

Linguagem e estruturação da Música Popular
Estudo e pesquisa de questões de linguagem, sentido e estilo da música popular, incluindo processos de análise e estruturação musical nas perspectivas teóricas e estéticas. 

Mais informações sobre pesquisas desenvolvidas no âmbito do GPMU:

http://lattes.cnpq.br/5378800627543781

http://lattes.cnpq.br/0219242822995201

http://lattes.cnpq.br/4129550644707008

A partir de 2009 o grupo tem se reunido sistematicamente uma vez por mês para fazer leituras coletivas e discutir as pesquisas em andamento.

Menu de Navegação