Você está aqui: Página Inicial / Histórico e Linhas de Pesquisa

Histórico e Linhas de Pequisa

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) surge da percepção de uma lacuna em estudos aprofundados no campo da Biblioteconomia de forma a possibilitar que esses profissionais investiguem problemas oriundos do cotidiano do fazer biblioteconômico em diversas bibliotecas, centros e unidades de informação, considerando as questões teóricas, técnicas, metodológicas e práticas específicas do campo da Biblioteconomia.

O Curso de Mestrado Profissional integra o PPGB e foi aprovado pela CAPES em de julho de 2011, mês em que se comemorou o centenário da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, e teve início em 2012. A primeira turma foi instalada com doze alunos e anualmente ocorre um novo processo seletivo. 

O PPGB possui 2 linhas de pesquisa, ambas encontram-se dentro da área de concentração Biblioteconomia e Sociedade. 

- Biblioteconomia, Cultura e Sociedade: Estudos teóricos e aplicados sobre as interfaces e conexões entre documento, informação e tecnologia, considerando os produtos, competências, políticas e contextos que caracterizam a Biblioteconomia, suas instituições, seus profissionais e seu público.

- Organização e Representação do Conhecimento: Estudos teóricos e aplicados sobre os instrumentos, tecnologias e procedimentos que caracterizam o tratamento da informação e dos documentos, considerando as diferentes dimensões e os distintos contextos sociais e históricos que envolvem a ORC.

 

ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia do PPGB/UNIRIO tem duração de 24 meses e deve ser integralizado com um mínimo de 38 créditos cursados com aprovação, sendo 8 créditos provenientes de disciplinas obrigatórias, 12 créditos provenientes de disciplinas optativas e 18 créditos provenientes das atividades de elaboração do trabalho final, perfazendo um mínimo de 570 horas. Para titulação, o mestrando deve ainda obter aprovação de seu trabalho final por banca examinadora qualificada.