Você está aqui: Página Inicial / Atividades do Semestre

Atividades do Semestre

O Curso de Mestrado Profissional em Biblioteconomia do PPGB/UNIRIO tem duração de 24 meses e deve ser integralizado com um mínimo de 38 créditos cursados com aprovação, sendo 8 créditos provenientes de disciplinas obrigatórias, 12 créditos provenientes de disciplinas optativas e 18 créditos provenientes das atividades de elaboração do trabalho final, perfazendo um mínimo de 570 horas. Para titulação, o mestrando deve ainda obter aprovação de seu trabalho final por banca examinadora qualificada. O curso oferece disciplinas obrigatórios e optativas por semestre.

DISCIPLINAS DO SEMESTRE 2018-02

Metodologia da Pesquisa em Biblioteconomia

NANCI ODDONE

Ementa: O estado da arte da pesquisa em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Teoria e prática da pesquisa. Abordagens quantitativas e qualitativas. As instâncias e as fases da pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa.

Terca-feira das 14h às 18h

Código SIE: MetPesqB

 

Usuários e Necessidades de Informação

BRUNA SILVA DO NASCIMENTO

Foco: Usos e usuários da Informação

Ementa: Evolução histórica dos estudos de usuários: paradigmas e teorias. Caracterização e perfil dos usuários de bibliotecas e centros de informação. Metodologias e técnicas de coleta de dados mais usadas em estudos de usuários. Métricas tradicionais e alternativas aplicadas aos estudos de usuários. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de serviços de informação com foco nos usuários.

  Quarta-feira das 14h às 18h

Código SIE: BIBLIOTECONOMIA, CULTURA E SOCIEDADE III  

 

DISCURSO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

VERA DODEBEI

Foco: Metarrepresentação de objetos e linguagens conceituais

Ementa: Organização do conhecimento, complexidade e inovação. Representação e metarrepresentação: das linguagens documentárias às redes/tramas conceituais na web. Análise de domínio/dados e representação visual (mapas conceituais) de estruturas conceituais. Elaboração de projetos e uso de normas e programas para construção de índices e tesauros/ontologias de domínio.

 Quarta-feira das 14h às 18h

Código SIE: ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO VII


BIBLIOTECONOMIA, COMUNICAÇÃO E MEDIAÇÃO

GILBERTO DE CASTRO

Foco: Leitor, Livro e Leitura e suas Perspectivas Sociais

Ementa: As vozes sociais contemporâneas sobre leitura; retratos e avaliações de leitura no Brasil; a leitura e a formação do sujeito; a leitura literária, erudição e a formação escolar; leitura e a cultura de massa; leitura e as novas tecnologias; livro de papel x livro digital. 

Quinta-feira das 14h às 18h

Código SIE: BIBLIOTECONOMIA, CULTURA E SOCIEDADE VI

 

SISTEMAS DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MIRIAM GONTIJO

Foco: Organização e Disseminação do Conhecimento em Plataformas Colaborativas

Ementa: O tratamento e a organização do conhecimento em uma perspectiva colaborativa (wikis, redes sociais, repositórios digitais). Teorias e modelos de colaboração usados na elaboração de projetos de sistemas colaborativos. Aspectos da interação informal, descentralizada e participativa, por meio da identificação de comunidades de prática, em ambiente virtual. Novas lógicas de validação e arbitragem do conhecimento no ambiente colaborativo. Avaliação de repositórios a partir do uso de recursos oferecidos em plataformas colaborativas.

Sexta-feira das 14h às 18h

Código SIE: Organização e Representação do Conhecimento IV

 

Mais informações sobre disciplinas de anos anteriores podem ser acessadas na Plataforma Sucupira - Turmas: registro das disciplinas que foram ministradas pelo Programa.