Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Grade Curricular / Grade Curricular

Grade Curricular



DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS (06)

 

Atividade Didática I – 30 h 

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Desenvolvimento da capacidade didática do pós-graduando. Atuação em disciplinas dos departamentos cujos professores compõem o corpo permanente do Mestrado em Genética e Biologia Molecular, sob supervisão do docente responsável pela disciplina e coordenação do professor do programa.

 

Bioestatística – 45 h

Professor Responsável: Adenilson de Souza da Fonseca         

Ementa: Metodologia científica e a estatística, dados biológicos, população e amostra, parâmetros e estimadores, variáveis biológicas e sua classificação, níveis de mensuração, estatística descritiva, noções de probabilidades, testes de hipóteses, o qui-quadrado, t de student e princípios da análise de variâncias.

 

Defesa de Projeto - 45 h

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Atividade Obrigatória que os alunos devem fazer entre os 10 e 12 meses de curso. Consiste em apresentar seu projeto de pesquisa para uma banca previamente selecionada.

 

Metodologia da Pesquisa Científica - 30 h

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Esta disciplina consiste na escolha de um revisor parecerista entre os docentes do PPGBMC que se comprometa a reunir-se com o discente no 6º, 12 e 23º mês após a matrícula. Em cada encontro o discente irá demonstrar o andamento de sua dissertação. A aprovação na disciplina depende da entrega dos três pareceres na secretaria do PPGBMC.

 

Seminários de Biologia Molecular e Celular – 30 h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira e Rafael Braga Gonçalves

Ementa: Seminários semanais com resultados de pesquisa desenvolvidas pelos professores pesquisadores deste programa e convidados de outros programas strictu sensu.

 

Trabalho experimental de dissertação – 165h

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Desenvolvimento da parte experimental e da redação da dissertação de mestrado.

 

DISCIPLINAS ELETIVAS (28)

 

Ciências Nutricionais na Biologia Celular - 45 h

Professor Responsável: Anderson Junger Teodoro

Ementa: Preparar o aluno para uma avaliação crítica da ação de compostos bioativos na biologia celular em situações normais e patológicas. A relação homem-alimento na perspectiva histórica, social, antropológica e biológica. Equilíbrio nutricional. Correlação entre os componentes nutricionais no estado fisiológico humano. Definição, ocorrência e origem das substâncias bioativas. Classificação e importância dos compostos bioativos. Metabolismo e prevenção de patologias por compostos bioativos.

Caracterização e Tipagem de Enteropatógenos – 30 h

Professor Responsável: Dália dos Prazeres Rodrigues 

Ementa: Métodos clássicos de tipagem de enteropatógenos. Variações do método de PCR para tipagem de enteropatógenos. Vantagens e desvantagens em relação aos métodos clássicos.

 

Resistência aos Antimicrobianos em Enteropatógenos Circulantes – 45 h

Professor Responsável: Dália dos Prazeres Rodrigues 

Ementa: Atualização e discussão sobre drogas antimicrobianas, disseminação no ambiente, seus benefícios e malefícios. Mecanismos moleculares envolvidos na virulência e resistência de enteropatógenos circulantes.

 

Imunologia e Infecção pelo HIV – 30 h

Professor Responsável: Cleonice Alves de Melo Bento 

Ementa: Eventos imunes envolvidos na resposta protetora em pacientes infectados pelo HIV. Aspectos virológicos e imunes envolvidos na imunopatogênese da AIDS em pacientes infectados pelo HIV. Impacto da infecção pelo HIV-1 em diferentes populações: gestantes, crianças e idosos. Impacto da terapia anti-retroviral na reconstituição imunológica do paciente com AIDS. Perspectivas na construção das vacinas protetoras.

 

Genética Toxicológica – 30 h

Professor Responsável: Claudia Alessandra Fortes Aiub         

Ementa: Estudo dos métodos de análise empregados em Genética toxicológica, seus fundamentos e aplicações. Monitorização terapêutica, monitorização ambiental e biológica e análises toxicológicas.

 

Genética Toxicológica: discussão de casos – 30 h

Professor Responsável: Claudia Alessandra Fortes Aiub         

Ementa: Abordagem clínica do paciente intoxicado, métodos de estabilização, descontaminação, eliminação e emprego de antídotos, desenvolvimento de pesquisa.

 

Métodos Moleculares para Rastreamento de Enteropatógenos – 45 h

Professor Responsável: Dália dos Prazeres Rodrigues 

Ementa: Avaliar a relevância de sistema de subtipagem molecular para reduzir o impacto sobre a saúde e conseqüências resultantes da ocorrência de doenças de transmissão alimentar.

 

Bioinformática e Biologia Computacional – 45 h

Professor Responsável: Joelma Freire de Mesquita 

Ementa: Disciplina teórico-prática. Será apresentado um problema biológico, assim como as abordagens de Bioinformática que podem ser utilizadas para estudá-lo. A atividade prática será dedicada a investigar o problema biológico apresentado através de abordagens computacionais e experimentais. Os temas estudados serão lógica de programação, programação PERL, bancos de dados biológicos, alinhamento de sequências biológicas, filogenia molecular, análise da expressão gênica, bioinformática estrutural de proteínas e RNAs.

 

Proteínas: Estratégias de Purificação e Análise – 30 h

Professor Responsável: Rafael Braga Gonçalves 

Ementa: Classificação das proteínas; aminoácidos: química e propriedades; proteínas: estrutura e função; reações químicas de aminoácidos e proteínas; isolamento e purificação de proteínas; métodos de análise de proteínas.

 

Tópicos Avançados de Genética Humana – 30 h

Professor Responsável: Carmen Lucia Antão Paiva 

Ementa: Disciplina teórica constituída por aulas,seminários e discussão de artigos. Serão abordados temas de genética humana e médica, enfermidades de etiologia monogênica, anomalias cromossômicas, doenças de etiologia multifatorial, fundamentos de epigenética, malformações congênitas,probelmas de genética de populações aplicados à genética humana.

 

Regulação da Expressão Gênica da Resposta Imune – 30 h

Professor Responsável: Cleonice Alves de Melo Bento 

Ementa: Trata dos os eventos genéticos e moleculares da resposta imune envolvidos na proteção e na suscetibilidade a doenças infecciosas, especialmente aquelas causadas vírus.

 

Apoptose e Resposta Imune – 30 h

Professor Responsável: Landi Veivi Guillermo Costilla 

Ementa: Discutir os eventos morfológicos e moleculares da apoptose assim como seu papel na modulação da resposta imune.

 

Aspectos Moleculares da Interação Planta-Microrganismo – 30 h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira 

Ementa: Disciplina teórica que irá discutir as principais moléculas e genes envolvidos na interação planta-microorganismo. Será discutido como ocorre o reconhecimento de microorganismo patogênico e benéfico. O papel dos genes da planta nos mecanismos de resistência, defesa e simbiose e as cascatas de tradução envolvidas nessas etapas.

 

Controle da Expressão Gênica – 30 h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira 

Ementa: Estudo do controle da expressão gênica em nível de transcrição, tradução e pós-tradução em procariotos e eucariotos. O papel dos elementos de ação em cis e trans; o papel dos pequenos RNAs e as principais técnicas envolvidas no estudo do controle da expressão gênica.

 

Engenharia Genética e Biotecnologia – 30 h

Professor Responsável: Carmen Lucia Antão Paiva 

Ementa: Fundamentos de Biotecnologia, manipulação e análise de DNA; transferência de informações genéticas; organismos geneticamente modificados; aplicação da Biologia Molecular na produção de enzimas e terapia gênica.

 

Orientação à Iniciação Científica – 30 h

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Co-orientação de um aluno de iniciação científica introduzindo-o ao método científico, sob supervisão de seu orientador.

 

Técnicas de Biologia Molecular – 30 h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira

Ementa: Disciplina pratica. Serão desenvolvidas práticas relacionadas a um dos tópicos abordados na disciplina “Sequenciamento de Nova Geração: princípios e aplicações” ou “qPCR e PCR em tempo real: princípios e aplicações” e que sejam usadas na dissertação do aluno inscrito na disciplina.

Pré-requisito: Sequenciamento de Nova Geração: princípios e aplicações ou qPCR e PCR em tempo real: princípios e aplicações.

 

Seminários de Laboratório – 30 h

Professor Responsável: Diversos

Ementa: Seminários semanais com resultados de pesquisa desenvolvidas pelos estudantes de pós-graduação e IC deste programa e apresentados em seu laboratório de pesquisa.

 

Atualizações em Imunidade inata - 30 h

Professor Responsável: Vera Carolina Bordallo Bittencourt

Ementa: Revisão das noções básicas sobre o sistema imunológico. Reconhecimento de antígenos na imunidade inata e adaptativa. Padrões moleculares e seus receptores no desenvolvimento das respostas imunes.

 

Bases moleculares de doenças cardiovasculares - 30 h

Professor Responsável: Patrícia Cristina dos Santos Costa 

Ementa: Organização morfofuncional do sistema cardiovascular. Bioeletrogênese. Mecânica da contração. Circulação. Fisiopatogenia das doenças cardiovasculares de diferentes etiologias.

 

Temas de Genética e Bioética - 30 h

Professor Responsável: vários

Ementa: A disciplina Temas em Genética e Bioética integra conteúdos atualizados relacionados às diversas áreas da Genética (p.ex.: genética do câncer; genética forense; genética de populações; farmacogenética; terapiagênica) e aos dilemas bioéticos relacionados. As mais atuais e inovadoras tecnologias aplicadas à genética são apresentadas. As conquistas e limitações desta área do conhecimento são discutidas e os limites éticos e legais pontuados.

 

Estudos em Farmacogenética e Nutrigenética - 15 h

Professor Responsável: Kênia Balbi El-Jaick   

Ementa: Estudos em genética com enfoque na resposta diferenciada aos medicamentos e alimentos de acordo com o perfil genético individual. Estudo de polimorfismos em genes envolvidos com a absorção, metabolismo e transporte de medicamentos, nutrientes e compostos bioativos dos alimentos. Estudos da frequência destas variantes gênicas em diferentes populações. Benefícios da terapia e da nutrição personalizada para prevenção de doenças, de malformações, de reações adversas e para promoção da saúde.

 

Biologia comportamental das células T humanas na saúde e na doença - 15 h

Professor Responsável: Joana Hygino

Ementa: Estudo da variabilidade fenotípica e funcional dos diferentes subtipos de células T humanas envolvidas em proteção contra doenças infecciosas e neoplasias, como também na promoção de doenças, tais como aids e doenças autoimunes. Como células de grande plasticidade comportamental, o curso também pretende abordar diferentes fatores ambientais, tais como o stress e a obesidade, capazes de modular seu status funcional e resposta às imunoterapias.

 

Bioquímica Metabólica - 60 h

Professor Responsável: Tuane C. Ramos Gonçalves Vieira    

Ementa: Sinalização celular. Metabolismo de Carboidratos: glicólise; fermentações; síntese e degradação do glicogênio; via das pentoses-fosfato; ciclo do ácido cítrico; fosforilação oxidativa. Metabolismo de lipídios: síntese e degradação de ácido graxo; cetogênese e cetólise. Metabolismo de proteínas: transaminação; desaminação; ciclo da ureia. Integração e regulação metabólica.

 

Biologia de Neutrófilos - 30 h

Professor Responsável: Vera Carolina Bordallo Bittencourt

Ementa: Visão geral sobre as funções dos neutrófilos no sistema imunológico. Granulopoiese e características citológicas. Descrição dos processos de migração e das funções microbicidas. Caracterização das subpopulações e suas relações com condições patológicas.

 

Biologia do Câncer - 45 h

Professor Responsável: Andre Luiz Mencalha                          

Ementa: Estudo da variabilidade fenotípica e funcional dos diferentes subtipos de células T humanas envolvidas em proteção contra doenças infecciosas e neoplasias, como também na promoção de doenças, tais como aids e doenças autoimunes. Como células de grande plasticidade comportamental, o curso também pretende abordar diferentes fatores ambientais, tais como o stress e a obesidade, capazes de modular seu status funcional e resposta às imunoterapias.

 

Sequenciamento de Nova Geração: princípios e aplicações 30h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira

Ementa: DNA. Sequenciamento de DNA: 1º, 2º e 3º Geração. Tecnologia Illumina. Aplicações: Genômica, Metagenômica, Estudo de diversidade, Transcriptoma, Metatranscriptoma.

 

qPCR e PCR em tempo real: princípios e aplicações - 30 h

Professor Responsável: Eduardo de Matos Nogueira

Ementa: DNA. PCR. PCR em tempo real. Sistema de detecção de PCR em tempo real/qPCR. Parâmetros de análise em PCR em tempo real/qPCR. Quantificação absoluta e relativa. Aplicações do PCR em tempo real/qPCR.

 

Fundamentos Teóricos e Práticos da Biologia Molecular para Análises de Genes - 45 h

Professor Responsável: Giselda Maria Kalil de Cabello 

Ementa: Os avanços nas tecnologias de DNA surtiram um enorme impacto no campo das análises genéticas moleculares para doenças raras causadas por mutações em um único gene (monogenéticas), destinados a indivíduos sintomáticos (testes diagnósticos) ou assintomáticos (testes preditivos). O presente curso fará uma abordagem teórico-prática sobre as técnicas mais relevantes de biologia molecular para o estudo de um gene em busca de mutações ou de polimorfismos genéticos ligados à doença.