Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Ementas das Disciplinas / Mestrado / Seminário de Composição I

Seminário de Composição I

Técnicas composicionais da 1ª metade do século XX. Atualização e revisão crítica da bibliografia na área da criação musical, incluindo aspecto s históricos, teóricos, estéticos e metodológicos. Implementação de projetos musicais.

Bibliografia:
BORETZ, Benjamin & CONE, Edward T., ed. Perspectives on Contemporary Music Theory. New York: W. W. Norton, 1972.
BORETZ, Benjamin & CONE, Edward T., ed. Perspectives on Schoenberg and Stravinsky. New York: W. W. Norton, 1972.
COOPER, Grosvenor & MEYER, Leonard. The Rhythmic Structure of Music. Chicago: University of Chicago Press, 1960.
GUBERNIKOFF, Carole. Música e Representação das Durações aos Tempos. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1992.
KRENEK, Ernst. Studies in Counterpoint. New York, London: Schirmer, 1940.
LANG, Paul Henry, ed. Problems of Modern Music. The Princeton Seminar in Advanced Musical Studies. New York: W. W. Norton, 1960.
LESTER, Joel. Analytic Approaches to Twentieth-Century Music. New York, London: W. W. Norton, 1989.
PERLE, George. Serial Composition and Atonality: An Introduction to the Music of Schoenberg, Berg, and Webern. 3rd ed. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 1972.
______. Twelve-Tone Tonality. Berkeley, Los Angeles, London: University of California Press, 1977.
PERSICHETTI, V. Twentieth Century Harmony, Creative Aspects and Practice. London: Faber and Faber, 1962.
RETI, Rudolf. The Thematic Process in Music. London: Greenwood Press, 1978.
SCHENKER, Heinrich. Free Composition. New York: Longman, 1979.
SCHOENBERG, A. Style and Idea. Ed. Leonard Stein.New York: St. Matins Press, 1975.
SIMMS, Bryan R. Music of the Twentieth Century, Style and Structure. New York: Schirmer; London: Collier Macmillan, 1986.

Página inicial

                     http://www.unirio.br/ppgm