Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Ementas das Disciplinas / Mestrado / Seminário de Musicologia II

Seminário de Musicologia II

Conceitos de alteridade, diferença, representação e apropriação em música: identificando as representações do “outro” na música do ocidente. Aspectos da sociologia da música: investigando relações entre fatos sonoros e fatos sociais. Práticas musicais e mediações sociais. Relações entre história social e música: os conceitos de memória e circularidade cultural. Culturas populares e relações musicais; o período do “projeto nacional” brasileiro e o folclore. Popular music studies e estudos culturais. Músicas locais e globalização. Gêneros musicais e identidades narrativas nas músicas populares. Aspectos etnomusicológicos: música, cultura e sociedade. 

Bibliografia:

Texto  1: BORN, Georgina e HESMONDHALGH : “On difference, representation, and appropriation in music” IN Western Music and its others. Difference, representation and appropriation in music. University of California Press 2000.

Texto 2  De NORA, T. “Formulating questions about the music and society nexus” e “Musical affect in practice”, in: Music and everyday life. Cambridge University Press, 2000, p. 1-45.

Texto 3 – HENNION, Antoine. “Music and mediation: towards a new Sociology of Music”, in: Clayton, M., T. Herbert , R. Middleton (Eds.). The cultural study of music: a critical introduction. London: Routledge, 2002. [a ser enviado por email em pdf]

Texto 4 - HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. [Capítulos 1 e 2]

Texto 5 – NORA, Pierre. “Entre Memória e História – a problemática dos lugares”. In: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de Históra da PUC-SP. São Paulo, 1981 [versão em pdf a ser enviada por email]

Texto 6: GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: Ed. Companhia das Letras, 2006

Texto 7: CHARTIER, Roger. “Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico” In: Revista de Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, 1995, pgs 179-192 [texto a ser enviado em pdf por email]

Texto 8: TRAVASSOS, Elizabeth. Os mandarins milagrosos: arte e etnografia em Mário de Andrade e Béla Bártok. Rio de Janeiro: FUNARTE/Jorge Zahar, 1997 [capítulos selecionados]

Texto 9: VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e Missão: o movimento folclórico brasileiro 1947-1964. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997. [capítulos selecionados]

Texto 10:  MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Philadelphia Open University Press, 1990 [capítulos 1 e 2]

Texto 11: KARTOMI, Margaret J. “The processes and results of musical culture contact: a discussion of terminology and concepts” In: Ethnomusicology, vol. 25 n. 2, 1981, p. 227-49. [versão em pdf a ser enviada por email]

Texto 12: VILA, Pablo. “Identidades narrativas y musica. Uma primera propuesta para entender sus relaciones. Revista Transcultural de Música. Disponível na web: www.sibetrans.com, 1995. [versão em pdf a ser enviada por email]

Texto 13:  BLACKING, John. “Music, culture and experience” In: Reginald Byron, ed. Music Culture and Experience, selected papers of John Blacking, Chicago University Press,1995

Texto 14: OCHOA, Ana Maria – Musicas locales em tiempos de globalización. 1ª ed. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2003. [versão em pdf a ser enviada por email] 

Texto 15:“Black studies”- estudos culturais –  GILROY, Paul. O Atlântico Negro. Editora 34 [caps. 1 e 3]

Página inicial

                     http://www.unirio.br/ppgm