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Seminário Práticas Interpretativas I

Discutir os objetivos da linha de pesquisa das práticas interpretativas.

Desenvolvimento da performance com a pesquisa científica.

 

Estudo de referenciais teóricos (tratados, livros e artigos) e conceitos sobre práticas de performance nos diversos períodos da música, das tradições escritas e orais, de gêneros erudita, popular, e contemporânea acompanhados de audição e comparação de gravações sonoras;

Foco específico no repertório, compositores e performances de gêneros e estilos brasileiros;

Conhecimento das relações entre notação, análise e performance como ferramentas para a interpretação.

Consideração dos termos e conceitos  “obra”, “partitura”, “texto” e “versão”;

A natureza de improvisação musical nos diversos gêneros e estilos. Improvisação como componente de processo criativo e preparação de performance; improvisação como finalidade, processo, produto.

 

 

METODOLOGIA

 

Plano geral

            Leitura e escuta, palestra, conversa, pesquisa, apresentação de trabalho

 

Um ou mais assunto(s) será (serão) apresentado(s) pelo professor na sala de aula, seguido pelo debate entre os alunos e o professor. As palestras de cada aula serão apresentadas em inglês.

Os debates serão bilíngues, abrindo a possibilidade de respostas e conversas e inglês e/ou português

 

AVALIAÇÃO

 

Presença e participação nos debates na sala de aula

 

Três tarefas

  •     Resenha e análise crítica de um texto
    • Transcrição apropriada para o objeto (ex. com o sem notação musical, descritiva, gráfica)  e                     apresentação e/ou performance
      • Apresentação de pesquisa e artigo de 10-15 páginas submetido no forma adequada para submissão ao um congresso e/ou revista

           

           

 

Referências

 

ANDRADE, Mário. Ensaio sôbre a música brasileira. Martins-S.Paulo

 

_______________Aspectos da música brasileira. Martins-S.Paulo

 

AZEVEDO, Luiz Heitor. 150 anos de música no Brasil. José Olympio. Rio de Janeiro

 

BERLINER, Paul F.  Thinking in Jazz: The Infinite Art of Improvisation. Chicago: University

of Chicago Press, 1994

 

CARDASSI, Luciana.“Klavierstück IX de Karlheinz Stockhausen: estratégias de aprendizagem e performance” (Karlheinz Stockhausen’s Klavierstuck IX: learning and performance strategies). Per Musi, Belo Horizonte, vol. 12, julho-dez 2005, p. 55-64.

 

__________________. “Sequenza IV de Luciano Berio: estratégias de aprendizagem e performance” (Luciano Berio’s Sequenza IV: learning and performance strategies). Per Musi, Belo Horizonte, vol. 14, julho-dez 2006, p. 44-56.

 

COOK, Nicholas. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22

 

 

ECO Umberto: “The Poetics of the Open Work” in The Role of the Reader: Explorations

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GRIFFITHS, Paul. Modern Music and After. (3rd edition). New York: Oxford University Press. 2010

 

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KORMAN, Clifford. “Paulo Moura’s Hepteto and Quarteto:‘Sambajazz’ as ‘Brazilogical popular

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________________. “Criss Cross:  Motivic Construction in Composition and Improvisation” C In: Edward Berger, David Cayer, Henry Martin, Dan Morgenstern. (Org.). Annual Review of Jazz Studies. v. 10, p. 103-126 Lanham, Maryland: Scarecrow Press, Inc, 1999,

 

LEWIS, George.E. “Afterword to Improvised Music After 1950: The Changing Same.” In The

Other Side of Nowhere: Jazz, Improvisation, and Communities in Dialogue, edited by

Daniel Fischlin and Ajay Heble, 133-162. Middletown, CT:Wesleyan University Press,

2004.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        _________________“Improvised Music After 1950: Afrological and Eurological Perspectives.” In The Other Side of Nowhere: Jazz, Improvisation, and Communities in Dialogue, edited by Daniel Fischlin and Ajay Heble, p. 133-162. Middletown, CT:Wesleyan University Press, 2004, 1995.

 

PIEDADE, Acácio. Perseguindo fios da meada: pensamentos sobre hibridismo, musicalidade e tópicas. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.103-112.

 

RINK, John. “Sobre a performance: o ponto de visto da musicologia”. Revista Música | v. 13 | no 1, p. 32-60, ago. 2012

 

__________ “Analysis and (or?) Performance.” In: Musical Performance: A Guide to Understanding. Ed. John Rink. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p.35-58.

 

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SMALL, Christopher. 1998. “Prelude”. Musicking: The Meanings of Performing and Listening. Hanover: Wesleyan University Press.

 

TAGG, Philip. “Análise musical para ‘não-musos’: a percepção popular como base para a compreensão de estruturas e significados musicais.”Trad. Fausto Borém. Per Musi, Belo Horizonte, n.23, 2011, p.7-18.

 

 

 

 

 

 

 

Websites de interesse

 

Leituras para o semestre

 

            https://drive.google.com/open?id=0BwUGVa3wZ1baZXNOTlZQcnUwNXc

 

Critical Studies in Improvisation

           

            http://www.criticalimprov.com/public/csi/index.html

 

Musical Performance as Creative Practice

 

            http://www.cmpcp.ac.uk/

 

 

 

 

 

Página inicial

                     http://www.unirio.br/ppgm