Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / NICOLAS DE SOUZA BARROS

NICOLAS DE SOUZA BARROS

NICOLAS

Comumente chamado para tocar e lecionar em festivais de música no Brasil e no estrangeiro, Nicolas de Souza Barros é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Doutor em Música (UNIRIO – 2008) e um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, tais como violões de seis e oito cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Já se apresentou em diversos países europeus, latinos e norte-americanos, assim como nos principais centros brasileiros. A partir de 1990, é responsável pela Cadeira de Violão Clássico da UNIRIO; diversos dos seus formandos são atualmente professores efetivos em instituições federais e estaduais brasileiras.
É desde 2001 o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), pelo qual tem ajudado a organizar centenas de eventos, entre os quais onze concursos, e lançar três CD`s coletivos. Entre 2003-2006, dirigiu a série Sábados Clássicos para o SESC do Rio de Janeiro. Encomendou e estreou dezenas de obras para violão, tocando em seis Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves e Luiz Otávio Braga, entre outros. Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violões e Orquestra– Sinfônica de Baltimore; 2004), Heitor Villa-Lobos (Valse-Choro para violão - 2007) e Luis Otávio Braga (Concerto para Violão e Orquestra - 2011), entre outros. Já apresentou-se com diversas orquestras brasileiras, além da Sinfônica de Baltimore (EUA). Desde 2004, tem se dedicado ao violão de oito cordas, cuja primeira corda é afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão tradicional.
Integra o conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CD’s) e o Duo Folia (1 CD), com o violoncelista David Chew. Em 2009, gravou o CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões, para a XXVII Assembleia Geral da União Astronômica Internacional. No mesmo ano realizou 87 concertos (violão solo) na turnê do circuito SESC Sonora Brasil, a maior série de circulação de música nacional. Já trabalhou como músico convidado e arranjador em várias minisséries da TV GLOBO, destacando-se A Muralha.

Menu

Sobre

Colóquios

Seleção 2020

Institucional

     Matriz Curricular

     Documentos

     Calendários

     Manual do Aluno

Docentes

Produtos

     Turma de 2014

     Turma de 2015

     Turma de 2016

     Turma de 2017

Produtos Completos

Contatos

Links