Você está aqui: Página Inicial / Abril de 2017 – Ano III – Nº 024

Abril de 2017 – Ano III – Nº 024

 

Informativo Mensal – Abril de 2017 – Ano III – Nº 024

 

PROGEPE esclarece sobre novo item no Comprovante de Rendimentos

 

A Pró-Reitoria de Gestão de  Pessoas (PROGEPE)  informa aos servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão que está disponível o comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda 2017 referente ao ano-base 2016, no Portal do Servidor. O acesso poderá ser obtido clicando no link abaixo ou copiando e colando o endereço na barra do seu navegador:

https://servidor.sigepe.planejamento.gov.br/SIGEPE-PortalServidor/privat...

Um item no comprovante de rendimentos deste ano tem causado dúvidas nos servidores. Trata-se da discriminação de rendimentos não tributáveis (livre de impostos), no item 4, subitem 7.

 

 

Neste campo constam a soma dos valores de bolsa Capes, Pasep, Auxílio Moradia, Abono Pecuniário, Licença Incentivada, recebidos ao longo do ano de 2016.  Também estão incluídos os valores recebidos como auxílios transporte e alimentação. Se o servidor desejar verificar se os valores recebidos estão corretos, deverá somar os valores constantes nos seus contracheques nos meses de Dez/2015 a Nov/2016.

Para gerar a senha de acesso ao Sigepe, é necessário o registro do endereço de correio eletrônico (e-mail) de uso pessoal, portanto solicitamos que o servidor ativo, aposentado ou pensionista caso ainda não o tenham feito, e visto isso, não possuem acesso ao Sigepe, deverão comparecer à PROGEPE, de segunda a quinta, das 10h às 15h, na Avenida Presidente Vargas, nº 446, 21º andar – Centro / Rio de Janeiro / RJ. Tels. (21) 2542-6747 / 4030 / 7321.

 


 

SAAPT divulga dados sobre a Gestão do Trabalho na UNIRIO

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa os dados sobre a Gestão do Trabalho na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a partir das informações coletadas na Avaliação de Desempenho 2016. Os servidores responderam na parte referente à Gestão do Trabalho questões que diziam respeito não só ao contexto de trabalho do seu setor, mas também algumas que abrangiam o contexto da Universidade.

Considerando o momento de construção na UNIRIO de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que se propõe a nortear o planejamento e gestão da Universidade por um período de 5 anos, o SAAPT divulga os dados levantados  nesta última avaliação sobre a questão “O planejamento das atividades do setor está articulado com o planejamento da Instituição, ou seja, com o Plano de Desenvolvimento Institucional?”

 

 

 

 De acordo com as informações coletadas, 66% das respostas demonstram que em MUITAS VEZES e SEMPRE as atividades dos servidores em suas Unidades são desenvolvidas conforme as diretrizes do PDI, restando 34% das respostas para as demais opções. Os servidores do HUGG ainda não estão contemplados nestas respostas em função da impossibilidade do uso do sistema para preenchimento da avaliação.

“A Avaliação de Desempenho é uma importante ferramenta de levantamento sistemático de dados sobre a gestão do trabalho na Universidade o que permite a consolidação de indicadores que podem auxiliar na viabilização de Políticas voltadas para a efetivação de melhorias no que diz respeito à organização, condições e relações de trabalho”, segundo o SAAPT.

 


 

SAST promove palestra sobre Saúde Vocal

 

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) convida toda a comunidade universitária da UNIRIO para a palestra Saúde Vocal que será realizada no dia 26 de abril, às 9h30min, no Auditório Vera Janacopulos.

A palestra será ministrada pelos fonoaudiólogos Luisa Catoira e Junio Duarte e tem como objetivo celebrar o dia Mundial da Voz, comemorado no dia 16 de abril, além de promover a conscientização sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, assim como, prevenir e sensibilizar quanto ao aparecimento de sinais e sintomas de alterações favorecendo o diagnóstico precoce de doenças.

O Auditório Vera Janacopulos fica localizado no Campus da Reitoria, na Av. Pasteur, nº 296, térreo do Prédio da Nutrição, na Urca. Mais informações podem ser obtidas no SAST pelo telefone: (21) 2233-1743 ou pelo e-mail progepe.sast@unirio.br.

 

 

Cuide da sua voz, você tem muito que falar!

 


 

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 22/03, 31/03, 07/04 e 18/04. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 22 de março de 2017


 

Portarias PROGEPE de 31 de março de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 7 de abril de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 18 de abril de 2017

 

 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 


 

 

SAAPT elabora vídeo sobre Plano de Trabalho

 

O Setor de Atenção à Saúde do trabalhador (SAST) com o objetivo de tornar mais compreensível para os servidores da UNIRIO os diversos assuntos que envolvem o processo de trabalho divulgou  um novo vídeo no canal do setor no YouTube, que trata sobre o Plano de Trabalho Individual para Servidores Técnico-Administrativos em Estágio Probatório.

Foi criado com o intuito de servir como referência para o preenchimento do formulário de Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório. O Plano de Trabalho é obrigatório para todos os Servidores Técnico-Administrativos em Estágio Probatório que ingressaram na UNIRIO a partir de janeiro de 2017.

O formulário do Plano de Trabalho e as orientações sobre os novos procedimentos relativos ao Estágio Probatório devem ser baixados na página da PROGEPE (http://www.unirio.br/progepe/), na seção Assuntos/Formulários, no item Estágio Probatório. O vídeo sobre o Plano de Trabalho pode ser acessado através do endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=spVXLnjvdqE.

Mais informações podem ser obtidas no SAAPT pelo telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail progepe.saapt@unirio.br.

 

Vídeo criado pelo SAAPT

 


 

 

  

 

 

 

Fonte: http://www.unirio.br/news/bibliotecacentral

 


 

 

 

 

O mês de abril traz no calendário da saúde o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Um mal que atinge grande parcela da população e traz consigo o perigo de se apresentar de forma         silenciosa/assintomática, na maioria dos casos. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar cansaço, dor de cabeça, dor na nuca e/ou palpitação.

Além de ser a mais frequente das doenças cardiovasculares, é o principal fator de risco para as complicações mais comuns como: acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica.

 

Mas o que é a Hipertensão Arterial?

É o aumento da pressão que o sangue exerce na parede das artérias para se movimentar na luz dos vasos. Uma condição clínica multifatorial caracterizada pela elevação dos níveis pressóricos igual ou maior que 140 e ou 90 mmHg.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30 milhões de brasileiros apresentam Hipertensão Arterial (HA), um grave problema de saúde pública presente no Brasil e no mundo (SBC, 2010). No Brasil, a HA alcança em média 32% da população adulta, 50% em indivíduos entre 60 e 69 anos e 75% com mais de 70 anos.

Além de ser a mais frequente das doenças cardiovasculares, é o principal fator de risco para as complicações mais comuns como: acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Em virtude das mudanças de hábitos o seu aparecimento está cada vez mais precoce. Estima-se que 4% das crianças e adolescentes também hipertensas.


Quais os fatores de riscos que podem levar a Hipertensão Arterial?

 

 

Fiquem atentos ao consumo do SAL!

O limite de consumo diário de Cloreto de Sódio é de 5g, correspondendo a dois gramas do sal de conzinha (equivalente a aproximadamente duas colheres de chá de Sal).

Por isso, cuidado com os alimentos industrializados, como biscoitos doces, refrigerantes, cereais, até mesmo os produtos diet... Apesar de não sentirmos, ele pode estar presente. Fique atento e consulte o rótulo da embalagem.

 

 O que podemos fazer para prevenir a HA e evitar os seus agravos?

 

 

 

CUIDE BEM DO SEU CORAÇÃO PARA QUE ELE RECEBA BOAS EMOÇÕES

 

A Hipertensão arterial não tem cura, mas tem controle! Se for indicado o tratamento medicamentoso, este raramente pode ser interrompido depois que a pressão arterial volta ao normal. Para a maioria das pessoas, o tratamento deve ser contínuo, por toda a vida. Por isso, tome o medicamento regularmente, mesmo se estiver se sentindo bem.

Compareça sempre às consultas, mude o seu estilo de vida (Prefira às escadas ao elevador, não utilize o carro em curtas distâncias, tenha momentos de lazer, não permita que os problemas ganhem uma grande proporção na sua vida e acima de tudo seja feliz!).

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador se coloca à disposição para o atendimento aos trabalhadores (servidores e terceirizados) da Unirio que desejarem fazer a prevenção e controle da Hipertensão seja por demanda espontânea ou por ações de saúde promovidas pelo setor. Entre em contato e agende o seu atendimento por meio do e-mail: progepe.sast@unirio.br e telefone: (21) 2233-1743.

 

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cardiologia, 7ª DIRETRIZ BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL, 2016.

Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica. Hipertensão Arterial, 2013.

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) através do e-mail progepe.sast@unirio.br.

 

 


PROGEPE informa comemora dois anos de circulação

 

Neste mês de abril de 2017, o informativo virtual PROGEPE informa, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), publica o 24º número e está incluído dentre as atividades do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A Gestão de Relacionamentos (GERE), setor responsável pelo PROGEPE informa foi criada junto com a PROGEPE em 12/12/2013 com aprovação do CONSUNI, conforme Resolução n° 4.269, de 12/12/2013 e consolidada sua reestruturação na Resolução n° 4.327, de 29/04/2014 e assessora diretamente o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, com interação junto a todos os setores de nossa PRÓ-REITORIA.

Além de informações relacionadas à área de Gestão de Pessoas, o PROGEPE informa possui as colunas fixas: NOSSA GENTE, que tem como objetivo divulgar e homenagear as ações desenvolvidas pela força de trabalho da  UNIRIO; VOCÊ SABIA com informações e dicas de interesses da comunidade acadêmica e o PENSANDO EM SAÚDE COM O SAST que desenvolve atividades de conscientização e prevenção, com o objetivo da promoção da saúde do SERVIDOR e demais colaboradores.

A seguir, elencamos algumas imagens marcantes, escolhidas das edições anteriores:

 

NOSSA GENTE— 16 edições




VOCÊ SABIA15 edições com os seguintes assuntos: Ministério do Planejamento divulga aumento do valor da assistência pré-escolar e do auxílio alimentação; Plano de Desenvolvimento Institucional da UNIRIO 2012-2016; Carteira Funcional da UNIRIO; Servidores não precisarão mais ressarcir os valores dos adicionais de insalubridade e periculosidade que haviam sido considerados ilegais pelo TCU; Dia mundial da Higienização das Mãos; Relatório de Autoavaliação Institucional 2016_2015; Voluntário da Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle (SAPE); Passaporte Cultural; Acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Mobile; MAR oferece entrada gratuita para os servidores; Pesquisa no Diário Oficial da União; CCBB  promove espaço “Reinventando o Natal”; Manual de Redação da Presidência da República; Manual de Atos Oficiais da UNIRIO e Consolidação prévia do PDI 2017-2021 da UNIRIO.

 

 

 

PENSANDO EM SAÚDE COM O SAST17 edições com os seguintes assuntos: Acidente de trabalho; Ergonomia; Ansiedade no ambiente de trabalho; Assédio em espaços públicos; Hipertensão Arterial; O estresse e trabalho; Mapas de Risco; Divulgação dos resultados do evento sobre Hipertensão; Tuberculose; Dia Nacional do Combate ao Fumo; Outubro Rosa; Novembro Azul; Assédio Moral: consequências na saúde e no ambiente de trabalho; Dengue, Chicungunya e Zika; Saúde Sexual e Saúde Vocal do Professor.

E ainda, diversos editoriais e mensagens comemorativas e outras matérias voltadas, principalmente, para a área de Gestão de Pessoas. Neste momento, atingimos o segundo ano em circulação, ininterrupta, do nosso Informativo no âmbito desse UNIVERSO DIGITAL. Assim, acreditamos que preenchemos uma lacuna importante como um veículo de comunicação institucional especializado em notícias voltadas à área de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e tendo como público-alvo toda a comunidade da UNIRIO: DOCENTES, TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, DISCENTES, REINTEGRADOS, ESTAGIÁRIOS E PRESTADORES DE SERVIÇO.

Nesta caminhada, contamos em especial com o apoio incondicional de TODOS os segmentos da PROGEPE, pois é neste ambiente que é a fonte e o nascedouro natural da maioria dos dados e informações necessários e pertinentes para a elaboração das matérias editadas a cada mês.

A MISSÃO de informar sempre visa atender o princípio da publicidade e com a devida transparência de todas as ações inerentes às atividades de GESTÃO DE PESSOAS.

Estamos cientes, entretanto, ser necessário buscar novos meios de diagramação, visando melhorar a cada edição para alcançar nossos objetivos. E ainda, agradecemos a PROGEPE pela iniciativa da inclusão de nossas atividades no novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIRIO e consequente acolhida pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Por fim, agradecemos a todos nossos LEITORES e esperamos ampliar mais ainda esta parceria e, porque não dizer cumplicidade pela relação construída e conquistada entre os editores e seus fiéis LEITORES. E por tudo isso somos gratos...

 

 

 

  Os editores:

Carlos Guilhon,Graziella Cataldo e José Antônio de Oliveira.