Você está aqui: Página Inicial / Abril de 2018 – Ano IV – Nº 036

Abril de 2018 – Ano IV – Nº 036

 

Informativo Mensal – Abril de 2018 – Ano IV – Nº 036

 


PROGEPE anuncia os vencedores do concurso

cultural de fotografia do programa "Por seu olhar, Servidor"

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Formação Permanente (SFP), informa os vencedores do concurso fotográfico da 3ª edição do programa “Por seu olhar, Servidor”, de acordo com o Edital PROGEPE/DDP/DAFFP/SFP 03/2018.

 

O tema proposto, neste ano, foi uma homenagem ao “Dia Internacional da Mulher, 8 de março: uma imagem, um símbolo da luta diária de todas as mulheres”. Os autores das fotos vencedoras são: 

Þ 1º colocado - Sergio Luiz Pereira da Silva, professor associado do Departamento de Ciências Sociais/CCH com a foto Ni Una Menos, feita em uma passeata realizada no Rio de Janeiro: um protesto contra o feminicídio.

Þ 2ª colocada - Fabiana Magalhães Monteiro Costa, arquiteta e urbanista, lotada na Coordenação de Engenharia, com a foto We can do it!, nós lutamos por igualdade, feita no canteiro de obra do novo prédio do CCH, na Urca.

Þ 3ª colocada - Klarissa Dantas Tavares, engenheira civil, lotada na Coordenação de Engenharia, com a foto que representa o Trabalho, a União e a Satisfação de mulheres vencedoras na luta por igualdade e respeito na sua profissão, feita na obra de construção do novo prédio do CCH, na Urca.

 

 Foto do 1º lugar


Foto do 2º lugar


Foto do 3º lugar


 

O 1° lugar será premiado com um curso de capacitação relacionado ao ambiente organizacional de atuação e os outros vencedores receberão um certificado de participação. O Setor de Formação Permanente/PROGEPE agradece a participação de todos os servidores da UNIRIO neste concurso cultural, que visa estimular no sujeito a sensibilidade no olhar através da imagem e fotografia, formando cidadãos capazes de expressar criticamente suas ideias diante do mundo que o cerca. 

 

_______________________________________________________________________________________

 

Formulário de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento 2018

deve ser respondido até 30 de Abril

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que está disponível o formulário de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) 2018 através do link https://goo.gl/forms/eA6O9eCb4Yz3amte2. O documento deve ser respondido por todos os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) até o dia 30 de abril.

O Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento tem por objetivo auxiliar na construção do Plano Anual de Capacitação 2018.  Esse levantamento é um instrumento importante para mapear as necessidades de desenvolvimento dos servidores e gestores desta instituição, visando ao crescimento e à formação continuada desses profissionais de acordo com os objetivos e missão da UNIRIO.

É imprescindível que, antes do preenchimento desse formulário, o servidor e seu respectivo gestor imediato conversem sobre a importância e a adequação do(s) treinamento(s) ou ação de desenvolvimento mais indicada, prioritariamente, para este ano.

Os resultados obtidos com o levantamento, devidamente homologado pelos gestores, aliados à realidade orçamentária de 2018 nortearão as ações do Plano Anual de Capacitação.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE realiza exposição com fotos das obras de Van Gord

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) por meio da Gestão de Relacionamentos (GERE) e com curadoria da servidora da PROGEPE, Mariana Buarque, está realizando no Hall de entrada da PROGEPE uma exposição de fotos das principais obras e reproduções de quadros famosos pintados pelo artista e vigilante JOSÉ MAURÍCIO SILVEIRA GOMES, que presta serviço na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde o ano de 1999. José Maurício foi o homenageado da Coluna Nossa Gente do PROGEPE informa do mês de março de 2018 e está lotado no Centro de Letras e Artes (CLA), que fica localizado na Urca.

JOSÉ MAURÍCIO SILVEIRA GOMES, nome artístico VAN GORD, é pintor autodidata. Além de obras próprias VAN GORD reproduz pinturas famosas de artistas como Vicent Van Gogh; Picasso; Edgar Degas; Claude Monet; Gaugin; Tarsila do Amaral e outros. Seu nome artístico surgiu de uma brincadeira: De que ele com sua corpulência fora do padrão estavam mais para “VAN GORDO do que para VAN GOGH”. Tanto que bastou excluir a letra “O” de GORDO e se transformou em GORD, e desde então, passou a assinar suas obras com o novo nome: VAN GORD.

O quadro NETO é uma das principais obras de autoria própria de VAN GORD, onde retratou seu neto. Em 1º de outubro de 2017 participou da Exposição Aos Grandes Mestres na UNIRIO e este ano está sendo homenageado pela PROGEPE com uma exposição de fotos com suas principais obras e reproduções. Venha conferir a exposição com obras do nosso artista.

 

                                                              

José Maurício Silveira Gomes, pintor

e  vigilante da UNIRIO

 

Exposição Van Gord organizada pela Gestão de

Relacionamentos da PROGEPE e com

curadoria daservidora Mariana Buarque

 

 

Exposição no Hall de entrada da PROGEPE

 

  

                               

Reproduções de grandes artistas

 

 

Obras próprias de Van Gord e releitura de quadros famosos

 

_______________________________________________________________________________________

 

SFP informa abertura das inscrições para dois cursos de capacitação interna da UNIRIO

  

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), abriu as inscrições até o dia 26 de abril,  para os cursos de capacitação interna de Redação Oficial e de Análise e Melhoria de Processos. Podem participar todos os servidores, reintegrados e  funcionários terceirizados da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Não há pré-requisito necessário para a realização dos cursos.

 

Redação Oficial 

O curso de Redação Oficial tem carga horária total de 20h e será ministrado pela servidora Flavia Varriol. As aulas serão realizadas no período de 2 de maio a 6 de junho, sempre às quartas  e  sextas-feiras, das 10h às 12h, na sala 304 N, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET). 

O curso tem como objetivo revisar e exercitar as regras de redação oficial. O CCET fica localizado na Av. Pasteur, nº 458, na Urca.

Acesse o Plano de Curso e o Conteúdo Programático do Curso de Redação Oficial.

Para fazer a sua inscrição no curso de Redação Oficial, acesse: https://goo.gl/forms/j6vq1qL1UJ6aVTrQ2

 

Análise e Melhoria de Processos

O curso Análise e Melhoria de Processos possui carga horária total de 21h e será ministrado pelo professor Antonio Andrade. As aulas serão realizadas no período de 3 a 24 de maio, sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, na sala de treinamento da PROGEPE. 

O curso tem como objetivo capacitar os participantes para a aplicação da abordagem orientada por processos contribuindo para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A PROGEPE fica localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, 20º andar. Centro.

Confira o Plano de Curso e o Conteúdo Programático de Análise e Melhoria de Processos

Faça sua inscrição através do link:  https://goo.gl/forms/JF0ViNXRmqTBkzmV2

 

Aproveite essas boas oportunidades de desenvolvimento! 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.

 

 ______________________________________________________________________________________

 

    PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos

de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 14/03, 21/03, 28/03, 09/04 e 10/04/2018. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 14 de Março de 2018

 

 

 

Portarias PROGEPE de 21 de Março de 2018

 

 

 Portarias PROGEPE de 28 de Março de 2018



Portarias PROGEPE de 9 de Abril de 2018



 Portarias PROGEPE de 10 de Abril de 2018



 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________

 

                                                                   

 

     Casa da Moeda reabre Palacete histórico

 

A Casa da Moeda do Brasil reabriu no dia 8 de março o seu Palacete histórico, após 30 anos fechado. O prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) abrigou o primeiro museu do Brasil, o Museu Real, fundado por Dom João VI, por decreto em 1818.

                             

Restauração do Palacete Casa da Moeda do Brasil

Foto: site da Casa da Moeda

 

Hoje, o Palacete Casa da Moeda do Brasil dispõe de uma loja de colecionismo com o objetivo de difundir a arte medalhística e fomentar no país a tradição de colecionar medalhas e moedas. As artes retratam, em metal nobre, temas da história e cultura do Brasil. Além disso, o museu conta com acervo de moedas, cédulas, medalhas, documentos e fotos históricas.

 

                                  

Loja do Clube da Medalha do Brasil

Foto: site da Casa da Moeda

 

  

Você sabe o que é Numismática?

 

Numismática (do grego nomisma, através do latim numisma, moeda) é uma ciência auxiliar da história que tem por objetivo o estudo das moedas, cédulas e medalhas. Porém, na atualidade, o termo “numismática” é empregado como sinônimo de colecionismo de moedas, cédulas e medalhas, de acordo com informações do site do Clube da Medalha.

Endereço: Praça da República, 26, Centro, Rio de Janeiro (Próximo à Estação do VLT Saara)

Horário de Funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, de 10h às 17h.

Telefone: (21) 2184-3254

Mais informações: http://www.casadamoeda.gov.br/portal e ttps://www.clubedamedalha.com.br/curiosidades

 

_______________________________________________________________________________________

  

                                                              

 

Pelo olhar de Sergio Luiz

 

 

O primeiro colocado no concurso cultural da 3ª edição do Programa Por seu olhar, Servidor foi Sergio Luiz Pereira da Silva, professor da Faculdade de Ciências Sociais - FCS e do Programa de Pós-graduação em Memória Social PPGMS, desde 2009. Ele desenvolve projetos de pesquisa sobre teoria sociológica, memória e identidades visuais, sempre buscando envolver a questão da cultura visual e da fotografia, em particular, para refletir sobre o papel que as imagens e as novas formas interdisciplinares têm na pesquisa sociológica contemporânea.

O tema proposto nesta edição do concurso foi uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março: uma imagem, um símbolo da luta diária de todas as mulheres. A foto vencedora, intitulada “Ni Una Menos”, foi realizada durante uma passeata promovida por um coletivo de mulheres, na Avenida Rio Branco. Vários grupos, de diversos lugares da América Latina, levantavam a bandeira contra a violência de gênero e, ao ficar sabendo dessa mobilização, o professor Sergio Luiz foi ao local para registrar o evento.  Entre as muitas fotos feitas naquele dia, a imagem premiada foi a selecionada por Sergio para participar deste concurso. “O que mais me agradou esteticamente foi o fato de ela reunir um sentimento de unidade e permanência do direito à vida, que deve ser algo inalienável”, afirmou o professor.

Segundo Sergio Luiz, o que o estimulou a participar do Programa Por seu olhar, Servidor, promovido pelo SFP/PROGEPE, foi justamente o fato de poder mostrar seu trabalho a partir de uma oportunidade dentro da própria UNIRIO. Nas palavras do professor: “é preciso aproveitar os canais institucionais da universidade para mostrarmos diversas atividades, que vão além do nosso papel como professor e pesquisador. A oportunidade desse concurso estimula, de forma positiva, todos nós, servidores, a transcendermos a nossas obrigações, permitindo-nos incorporar nossos fazeres lúdicos, que também fazem parte de quem somos”.  E ainda como sugestão para os próximos concursos culturais, o professor Sergio Luiz acredita ser importante intensificar a divulgação de iniciativas como essa, pois os servidores da UNIRIO têm seguramente muitas habilidades a serem reveladas.

Mais uma vez, o Setor de Formação Permanente/PROGEPE aproveita para agradecer a participação de todos os servidores neste concurso de fotografia, e parabenizar, em especial, o professor Sergio Luiz, autor da fotografia vencedora desta edição.

 

  

                                                                

Professor Sergio Luiz Pereira da Silva,

vencedor da 3ª Edição do Concurso

de Fotografia “Por Seu Olhar Servidor”



Foto vencedora do concurso intitulada “Ni Una Menos”

 

_______________________________________________________________________________________

 

 


_______________________________________________________________________________________



Animais peçonhentos

 

Imagine um lindo dia trabalhando, você abre a janela e observa a vegetação natural, uma brisa fresca entra pela janela, você decide deixar a janela aberta e volta a trabalhar, quando em um belo momento, aparece um animal peçonhento... O que fazer? Gritar? Correr? Correr e gritar? Tirar uma selfie segurando o animal peçonhento?

Antes de ensinar o que fazer caso esse encontro inesperado aconteça é necessário explicar o que é um animal peçonhento. Segundo o Ministério da Saúde, animais peçonhentos são animais que possuem uma ferramenta (Agulhão, ferrão, cerdas urticantes e etc) para injetar peçonha na sua presa ou predador. No Brasil alguns exemplos de animais peçonhentos são algumas serpentes, aranhas, formigas, besouros e outros.

Os campus da Urca como CCET, CCH e CLA  encontram-se perto de muita vegetação. Logo a chance de encontrar um animal peçonhento é maior do que nos outros campus, porém, caso você não seja destes campus, não deixe de ler esse informe.

O próprio Ministério da Saúde informa algumas medidas para prevenir o contato com animais peçonhentos.

 

Þ No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade;

Þ Não mexer em colmeias e vespeiros. Caso estejam em áreas de risco de acidente, contatar a autoridade local competente para a remoção;

Þ Inspecionar calçados, roupas, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes de usá-los;

Þ Não depositar ou acumular lixo, entulho e materiais de construção junto às habitações;

Þ Evitar que plantas trepadeiras se encostem às casas e que folhagens entrem pelo telhado ou pelo forro;

Þ Limpar regularmente móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (sempre com uso de EPI);

Þ Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés;

Þ Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos;

Þ Manter limpos os locais próximos das residências, jardins, quintais, paióis e celeiros;

Þ Controlar roedores existentes na área e combater insetos, principalmente baratas (são alimentos para escorpiões e aranhas);

Þ Caso encontre um animal peçonhento, afaste-se com cuidado e evite assustá-lo ou tocá-lo, mesmo que pareça morto, e procure a autoridade de saúde local para orientações;

Þ Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros, entre espaços situados em montes de lenha ou entre pedras. Caso seja necessário mexer nesses lugares, usar um pedaço de madeira, enxada ou foice.

 

Foto: site do butantan

 

Bem, com todas essas dicas é muito provável que você não tenha nenhum encontro ou situação de risco com esses animais, mas se por ventura venha acontecer uma situação onde você for ferido por um animal deste, segue as dicas para não piorar a situação:

 

Þ Procure atendimento médico imediato e informe ao profissional de saúde o máximo de características que você  puder sobre o animal (Tipo, cor, tamanho, conta no facebook);

Þ Lave o local da picada com água e sabão (Menos caso de água viva);

Þ Retire relógios, anéis, pulseiras e outros acessórios que possam piorar o quadro clínico.

 

Agora esse é o momento que vamos desmistificar alguns mitos que nos foi ensinado pelas nossas avós.

Þ Não tente chupar o veneno, isso além de não fazer sentido nenhum ainda aumenta a chance de infecção no local;

Þ Não faça um torniquete no machucado;

Þ Não corte o membro envenenado ( Você não é o Rambo ou o Stallone Cobra, saudades dos filmes dos anos 90/80);

Þ NÃO COLOQUE PÓ DE CAFÉ, ÁLCOOL OU MANTEIGA.

 

Por último, mas não menos importante, caso encontre um animal deste tipo não seja curioso, não tire selfies, não tente pegar ele para ser seu animal de estimação e o mais importante, NÃO MATE O ANIMAL.

 

 ______________________________________________________________________________________