Você está aqui: Página Inicial / Agosto de 2018 – Ano IV – Nº 040

Agosto de 2018 – Ano IV – Nº 040

 

Informativo Mensal – Agosto de 2018 – Ano IV – Nº 040


PROGEPE realiza ambientação de novos servidores

 

Por meio do Programa UNIRIO de Braços Abertos (UBA), o Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), recepcionou entre os dias 16, 17 e 18 de julho, 45 servidores de diversos cargos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Durante os encontros, na Sala de Treinamento da PROGEPE, o Setor de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) realizou a entrega dos documentos de posse. Informações sobre auxílio-transporte, previdência e plano de saúde foram feitas pela Divisão de Administração de Benefícios (DAB).

 

Servidores Roberto Castro e Ana Paula Fonseca, do SCRP, 

realizando a entrega dos documentos de posse

 

 

                                

                    Wilson de Oliveira e Al Julian, da equipe da Divisão de Administração de Benefícios

(DAB) durante os esclarecimentos sobre  auxílio transporte

 

 

A Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Tathiana Teixeira, entregou e explicou a utilização dos e-mails institucionais. O Setor de Formação Permanente (SFP) esclareceu os assuntos referentes ao incentivo à qualificação e progressão por capacitação, além de assuntos referentes ao desenvolvimento do servidor.

 

                                 

Tathiana Teixeira, Chefe da DAFFP, explicando sobre a utilização dos e-mails institucionais da UNIRIO

 

 

                               

        Silvia Elana, Chefe do SFP, explicou sobre progressão por capacitação e incentivo à qualificação

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), explicou sobre avaliação de desempenho, estágio probatório e progressão por mérito. Informações sobre perícia e atestados médicos foram feitas pelo Setor de Perícia em Saúde (SPS).

 

 

                              

Vivian Matos, Assistente Social do SAAPT, falou sobre avaliação de desempenho e das atividades desenvolvidas pelo setor

 

 

 A Dra. Ana Lucia Correa, médica do SPS, fez esclarecimentos sobre a entrega de

atestados médicos e a realização das perícias

 

 

O  Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) falou sobre insalubridade. A Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) e o Setor de Formação Permanente (SFP) fizeram o encerramento do encontro. O UBA tem como principal objetivo promover a integração dos novos servidores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), a fim de criar um sentido de pertencimento e de integração institucional, fundamentais para a formação de conceitos e expectativas do novo servidor, os quais devem estar alinhados com a missão, visão e valores da UNIRIO.

 

 

                               

Thiago Furtado, Chefe do SAST, explicou sobre a concessão de insalubridade

 

 

                              

             Tathiana Teixeira, Chefe da DAFFP e Silvia Elana, Chefe do SFP, finalizaram o encontro

 

_______________________________________________________________________________________

 

SAAPT realiza projeto Novos Servidores em Foco

 

No dia 18 de julho, o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), realizou mais um encontro do Projeto Novos Servidores em Foco, na Sala de Treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE). O Projeto tem como objetivo o acompanhamento dos servidores em Estágio Probatório a partir da promoção de uma série de ações coletivas que estimulem os servidores ingressantes na UNIRIO a atuarem como sujeitos conscientes e propositivos quanto à realidade do trabalho no qual estão inseridos.

São realizados encontros coletivos anuais com os servidores, tanto Docentes quanto Técnico-Administrativos, ao longo de todo o período de Estágio Probatório.

 

                              

                                  Os novos servidores durante uma dinâmica promovida pelo SAST

 

  

                              

 Rodrigo Ferreira, técnico em Assuntos Educacionais, do SAST,  orientando as atividades do encontro

 

  _______________________________________________________________________________________

 

SFP anuncia curso de Redação Oficial e a Escrita na Esfera Administrativa da Universidade

 

    

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para o curso de capacitação interna  Redação Oficial e a Escrita na Esfera Administrativa da Universidade.

O curso ministrado pelo instrutor e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Diego da Silva Vargas, tem carga horária total de 42h e será realizado no período de 21 de agosto a 04 de outubro, às terças e quintas, das 14h30 às 17h30, na Sala PJA 212, no Prédio Padre José de Anchieta, no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

Podem participar servidores, reintegrados e terceirizado da UNIRIO. A capacitação tem como objetivo desenvolver competências e habilidades relativas à compreensão e à produção de textos que pertencem aos gêneros que se enquadram no que se denomina de redação oficial e aos gêneros que compõem a esfera administrativa da Universidade.

Faça sua inscrição no link  https://goo.gl/forms/ceERfYA0nHNt2G793

Acesse o Plano de Curso

O Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH) fica localizado na Av. Pasteur, n 458 – Urca.

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE divulga os novos editais do PRIQ e PRIC-IE


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) divulgou os  novos editais do  Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UNIRIO (PRIQ) e  do  Programa de Incentivo à Capacitação em Idioma Estrangeiro dos Servidores da UNIRIO (PRIC-IE). Podem participar todos os servidores (estáveis e não estáveis). As solicitações para os incentivos serão recebidas no período de 01 a 24 de agosto.

O PRIQ destina-se  a custear a qualificação de servidores técnico-administrativos em Educação da UNIRIO em cursos de Graduação e de Pós-Graduação – lato sensu e stricto sensu e o  PRIC-IE a capacitação de servidores em Cursos de Idiomas Estrangeiros.

Para participar do PRIQ é necessário que o candidato tenha sido aprovado em processo seletivo e esteja regularmente matriculado em cursos onerosos. Em relação ao PRIC-IE matriculado em curso de capacitação em idioma estrangeiro em Instituições com cobrança de mensalidades.

Só serão aceitas as inscrições que contenham todos os documentos necessários, conforme expresso nos editais.  Não poderá haver pendência na entrega da documentação exigida. Caso haja dúvida em relação aos dados que devem constar no documento Declaração da Instituição, pode ser  adotado o modelo de declaração apresentado no edital. 

Os interessados devem entregar a documentação indicada no edital na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no Setor de Formação Permanente (SFP), localizado na Av. Presidente Vargas nº 446, 20° andar – Centro, no horário das 10 às 16h.

O resultado será divulgado até o dia 14 de setembro na página da UNIRIO. É importante observar os prazos do calendário publicado no Edital.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.    

 

 ______________________________________________________________________________________

 

Livro sobre PCCTAE é lançado na PROGEPE e no HUGG

 

Nos dias 2 e 7 de agosto, foram realizados eventos de lançamento do livro Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (UNIRIO): Consolidação de Dados e Informações (CDI), na Sala de Treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), respectivamente. 

O autor José Antônio de Oliveira que é administrador cedido à UNIRIO pelo Ministério de Minas e Energia e está lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no setor de Gestão de Relacionamentos (GERE), explicou durante o encontro que a obra apresenta a Consolidação dos dados: documentos, notas técnicas, leis, decretos, entre outras informações utilizados pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da UNIRIO durante a implementação do PCCTAE, para o norteamento das ações propostas pelo plano, tornando-se uma referência para as Universidades Federais do Brasil. O lançamento na PROGEPE contou com a presença do Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso e do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon.

 

                                   

Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, Vice-Reitor da UNIRIO (à esquerda) e Carlos Guilhon, Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, durante o lançamento do livro sobre PCCTAE na PROGEPE

 

  

                               

                                José Antônio (segundo à esquerda) com os servidores da PROGEPE

 

Participaram da apresentação do livro no Anfiteatro Geral, a enfermeira do HUGG, Silvia Helena, coordenadora da Comissão Interna de Supervisão do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (CIS), da  UNIRIO; Wilson Ferreira, representado a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio), que também é integrante da CIS e a representante da Editora Metanoia, Léa Carvalho.

O valor arrecadado com a venda dos livros será doado à Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (SAPE). O livro pode ser comprado pelo site da Editora Metanoia através do endereço eletrônico:

http://www.metanoiaeditora.com/loja/index.php?route=product/product&path=88&product_id=188.

Esta é a segunda obra do autor, que lançou em dezembro de 2017, Lucros e Resultados no Âmbito da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, que apresenta o roteiro técnico-administrativo, contábil e jurídico adotado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), visando à implantação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), empreendido em 2008, com base no Balanço de 2007, via Acordo Coletivo de Trabalho intermediado pelos devidos representantes sindicais.

 

                               

José Antônio explicando sobre o livro Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (UNIRIO): Consolidação de Dados e Informações (CDI), durante o lançamento no HUGG

 

                             Servidores da UNIRIO no durante o evento no Anfiteatro Geral do HUGG

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 16/07 e 20/07/2018 . As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 16 de julho de 2018


Portarias PROGEPE de 20 de julho de 2018

 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) através do e-mail progepe.daffp@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-5516.

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

Passaporte dá acesso gratuito em mais de 70 museus e centros culturais

 

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em homenagem aos 200 anos do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, que foi residência da família real portuguesa, está emitindo o Passaporte de Museus 2018, que permite a visitação gratuita em mais de 70 museus e centros culturais do Estado do Rio de Janeiro. Promovido pelo Ibram desde 2015, a iniciativa terá a distribuição 300 mil exemplares do Passaporte com validade até 31 de dezembro e com distribuição nos seguintes locais:  

 

Þ Museu Nacional, no bairro de São Cristóvão, às quintas e sábados, das 10h às 16h.

Þ Museu Nacional de Belas Artes, de terça a domingo, das 10h às 18h.

Þ Museu da República, de quarta a sábado, das 10h às 18h.

Þ Museu Imperial, em Petrópolis, de terça a domingo, das 10h às 17h.

Þ Museu de Arte do Rio, às terças e sábados, das 9h às 17h.

Þ Museu Aeroespacial, às terças e quintas, das 9h às 16h.

Þ Sítio Roberto Burle Marx, de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Þ Museu de Arte Contemporânea de Niterói,  de quarta a domingo, das 10h às 17h.

Þ Casa do Patrimônio Ferroviário do Rio de Janeiro, de segunda a sexta, das 10h às 16h.

Mais informações: http://www.museus.gov.br/passaporte-de-museus-2018-ja-esta-sendo-distribuido-no-rio/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                         Divulgação: Ibram


_______________________________________________________________________________________





Segurança da Informação: capacitação em boas práticas do uso da Internet

 

No dia 24 de julho, no prédio da Nutrição, no campus da Urca, teve início a primeira turma deste ano do curso de capacitação interna Segurança da Informação: boas práticas para o uso da internet acadêmica, que tem carga horária total de 21 horas.

O instrutor é o servidor Bruno Silva Ferreira, analista de Tecnologia da Informação da DTIC - Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Na primeira aula desta turma, que tem mais de vinte e cinco participantes inscritos, contamos com a presença do Diretor da DTIC, Paulo Roberto Pereira Santos, que fez uma breve abertura.

Segundo Paulo Roberto, "a conscientização e o apoio dos usuários no processo de Segurança da Informação estão diretamente ligados ao sucesso de institucionalização de uma política de segurança, que visa o uso adequado dos recursos tecnológicos disponíveis na UNIRIO.  Usuários bem informados sobre a importância da cultura de boas práticas para o uso da internet acadêmica no âmbito da UNIRIO proporcionará, sem dúvida, um ambiente mais seguro para o desenvolvimento de suas atividades cotidianas". O curso apresenta diversos conceitos fundamentais nesta área, tais como as principais ameaças e riscos presentes em um ambiente virtual, e ainda estimula a reflexão sobre problemas e dilemas relacionados à segurança de dados da universidade. 

Além da realização do curso da Segurança da Informação, o SFP/PROGEPE espera continuar com o apoio e a parceira da DTIC para implementar, em breve, outros cursos relacionados à área de Informática. De acordo com o LND - Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento 2018, há, por parte dos servidores, uma grande demanda desses cursos, tais como: SIE - Sistemas de Informações para o Ensino, Edição de Textos e Confecção de Planilhas. Que venham novas parcerias!

 

Paulo Roberto, diretor da DTIC e Bruno Ferreira, instrutor, na abertura do curso Segurança da Informação

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________________

 

 

Álcool e outras Drogas- AD

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Aquelas que agem no sistema nervoso central (SNC) são chamadas ‘substâncias psicoativas’;

As substâncias psicoativas que aceleram o funcionamento do SNC, promovendo aumento da vigília, fazendo com que o usuário fique “ligado”, cheio de energia, em estado de alerta exagerado ou de euforia , são denominadas ‘estimulantes’, Ex.: cocaína, crack, anfetaminas, nicotina (tabaco) e cafeína (café);

As ‘depressoras’ são as que tornam mais lento o funcionamento do SNC, Ex.: álcool em alta dosagem, medicamentos ansiolíticos ou hipnóticos (para dormir), solventes e inalantes (cola de sapateiro, tiner, aguarrás);

Já as que provocam alterações qualitativas e alteram a percepção , provocando delírios e alucinações são classificadas como ‘perturbadoras’ ou psicodélicas. Ex.: maconha, LSD ( dietilamida do ácido lisérgico) e ectasy ( metilenodioximetanfetamina);

Ressaltamos que o álcool é considerado uma droga ‘bifásica’, pois é estimulante em baixa dosagem (até 2 doses-padrão) e depressora em altas doses. Sua produção é obtida através da fermentação (vinho, cerveja, chope) ou da destilação de vegetais (cachaça, uísque, conhaque).

Algumas substâncias psicoativas agem num circuito cerebral denominado ‘sistema de recompensa cerebral’ e podem provocar intensa sensação de prazer.

As drogas também podem ser consideradas lícitas ou ilícitas (permitidas ou proibidas), de acordo com a cultura e o sistema legal. Recentemente no Brasil foi liberado através da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o canabidiol (tetrahidrocannabinol) que é uma substancia encontrada na maconha e que segundo os estudos científicos , tem utilidade médica para diversas doenças, entre elas, neurológica.

As drogas mais conhecidas são álcool, tabaco (nicotina), cafeína, morfina, anfetamina, benzodiazepínicos, cocaína e maconha.

 

 

 


 

 

O crack é uma forma  diferente de introdução da cocaína no organismo. É uma droga obtida de pasta de cocaína, bicarbonato de sódio e água. Por ser produzida de forma clandestina, pode conter substancias toxicas como cal, querosene, gasolina, acetona e soda cáustica. Os efeitos dessa droga são devastadores, podendo levar a morte.

Depois do álcool e do tabaco (cigarro, nicotina), os benzodiazepínicos, (ansiolíticos ou tranquilizantes) vendidos mediante prescrição médica - são as drogas que mais causam dependência.

As drogas ou medicamentos psiquiátricos, portanto, também fazem parte desse circuito. Seu  uso demanda acompanhamento médico e psicológico   criterioso, ou seja, o uso não medicinal de medicamentos sob prescrição inadequada estão se tornando grande problema para saúde pública  em escala global.

Pesquisas diversas realizadas em diversos países demonstraram o insucesso de políticas repressivas (por exemplo, “Guerra às Drogas”, “Tolerância Zero”, “internação compulsória” etc.) e a eficácia de modelos de atenção baseados na estratégia de redução de danos.

Do ponto de vista da Saúde Pública, a questão das drogas é muito ampla e multifatorial: envolvem políticas públicas de Saúde, Previdência e Assistência Social, Educação, Lazer, Transporte, Cultura, Esportes - e não pode, portanto, ser limitada à esfera da Segurança ou à ação policial.

Se você (ou algum amigo ou familiar) percebe que a relação com o álcool ou quaisquer outras substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, se tornou um problema na vida, busque ajuda (apoio técnico qualificado).

Muitas vezes, o medo de ser estigmatizado, discriminado ou de sofrer represália no local de trabalho faz com que o servidor evite buscar auxílio no serviço de referência de sua instituição. Contudo, é importante enfatizar que é dever da instituição pública cuidar da saúde de seus trabalhadores e direito dos servidores receber cuidado.

Na UNIRIO, você pode contar com o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador, situado na Av. Presidente Vargas, 446/ 21º andar – centro, tel.:2223-1743

No SAST, uma equipe interdisciplinar de técnicos de referência oferece acolhimento, escuta qualificada, atenção e encaminhamento - com discrição, garantia de sigilo e promoção da dignidade humana. 

 

 

Texto Elaborado por:

Francisco Carlos Mesquita- Psicólogo, lotado na PROGEPE/SAST

Alexandre M. Teixeira Carvalho-Psicólogo/Professor, lotado na Saúde Coletiva.

 

_______________________________________________________________________________________