Você está aqui: Página Inicial / Setembro/2015

Setembro/2015


 Informativo – Setembro de 2015 – Ano I – N º 005


SAAPT lança vídeo sobre Estágio Probatório dos Servidores Técnico-Administrativos

 Com o objetivo de tornar mais compreensível para os servidores da UNIRIO os diversos assuntos que envolvem o seu processo de trabalho e ao considerar fundamental o aproveitamento de novas ferramentas para a divulgação deste tema, o Setor Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT/DAFFP/DDP) criou um canal de vídeos no YouTube que será periodicamente alimentado com informativos sobre diversas questões. O vídeo de estreia trata do Estágio Probatório dos Técnico-Administrativos. O SAAPT e que não fique limitado apenas às usuais. O vídeo está disponível no endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=R_2uq3G9iLE e também pode ser acessado através do site da PROGEPE www.unirio.br/progepe.

Estágio Probatório - Vídeo

Estágio Probatório dos Técnico-Administrativos - UNIRIO 


 

DAP informa o prazo para solicitações na Folha de Pagamento do mês de setembro

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP/DGPA), informa que os documentos a serem incluídos na folha de pagamento do mês de setembro (no qual recebemos em outubro), deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 10 de setembro de 2015, na Seção de Pagamento de Pessoal e Seção de Cadastro e Registro de Pessoal. Documentos entregues após essa data serão processados na folha do mês de outubro. Além disso, entre os dias 10 e 14/09/2015, a Seção de Pagamento de Pessoal/SPP/DAP e a Seção de Cadastro e Registro de Pessoal/SCRP/DAP/DGPA/PROGEPE não farão atendimento ao público, somente trabalho interno. Para informações e solicitações os servidores deverão entrar em contato com a Divisão de Administração de Pessoal/DAP/DGPA, pelo telefone (21) 2542-4030 ou através do e-mail progepe.dap@unirio.br.


 

Programa “UNIRIO de Braços Abertos” recebe novos servidores

 

Nos dias 17 e 21 de agosto, o Setor de Formação Permanente (SFP/DAFFP/DDP) por meio do Programa “UNIRIO de Braços Abertos” recepcionou 32 novos servidores, na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no Campus da PROGEPE, no Centro. Participaram do encontro, o Superintendente Administrativo do HUGG, Sebastião Alves Barbosa, e o Superintendente Médico, Max Kopti Kakouri, que falaram sobre o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e o trabalho que desenvolvem.

UNIRIO de Braços Abertos

 Sebastião Alves Barbosa, Superintendente Administrativo do HUGG, durante palestra no evento “UNIRIO de Braços Abertos”

O processo desde a convocação até a posse e ambientação envolve diversas unidades da PROGEPE, contando com a participação dos setores da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) e da Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA). Durante as palestras os novos servidores recebem um kit com material informativo sobre a Universidade e os setores da PROGEPE. O programa que teve início em dezembro de 2014, está na 6ª edição e já recebeu 149 novos servidores.

 Conversa com os novos servidores 

Superintendente Médico Max Kopti Fakouri conversa com os novos servidores


 

DAP disponibiliza formulário para solicitação de Auxílio Moradia

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP) informa que caso o servidor tenha se mudado do local de residência para ocupar cargo em comissão ou função de confiança do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, níveis 4, 5 e 6, de Natureza Especial, de Ministro de Estado ou equivalentes, conforme art. 60-B, da Lei nº 8.112/90, incluído pela Lei nº 11.355, de 2006, ele tem direito a solicitar o Auxílio Moradia.O formulário para solicitação já está disponível no link Formulários no site da PROGEPE www.unirio.br/progepe. Outras informações podem ser obtidas na Divisão de Administração de Pessoal (DAP), pelo telefone: (21) 2542-4030 ou no e-mail progepe.dap@unirio.br



SAAPT realizará reuniões sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos

 

Com o objetivo de esclarecer os procedimentos e de sanar as dúvidas sobre Avaliação de Desempenho de 2015, o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) realizará reuniões nos campus da UNIRIO. A primeira reunião foi realizada no Campus da PROGEPE, no dia 03 de setembro, na Sala de Treinamento da PROGEPE e as próximas ocorrerão:

Datas e Locais das reuniões sobre Avaliação de Desempenho de 2015

Dia 10 de setembro às 10h: HUGG Anfiteatro Geral do HUGG (2º andar);

Dia 17 de setembro às 10h: CCET Auditório Tércio Pacitti;

Dia 24 de setembro às 10h: IB Auditório Soares de Meirelles.

O SAAPT tem como objetivo principal auxiliar no fortalecimento da ação dos trabalhadores da UNIRIO enquanto sujeitos de seu processo de trabalho, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a organização, condições e relações de trabalho, bem como sua formação política. Dessa maneira, a Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos de 2015, adquire uma importância ímpar, na medida em que é capaz de apontar dados sobre o processo de trabalho de todos desta Universidade, de forma a permitir o planejamento das mais variadas ações voltadas para a política de gestão de pessoas, bem como a construção de intervenções que contribuam com o desenvolvimento da UNIRIO uma instituição cada vez mais comprometida em oferecer um serviço público de qualidade.

É fundamental, portanto, que os trabalhadores da UNIRIO possam identificar na Avaliação de Desempenho um instrumento para a melhoria das suas condições de trabalho não resumindo esta a uma etapa para a obtenção da Progressão por Mérito Profissional. Por isso, ela deve ser respondida por todos os servidores Técnico-Administrativos queingressaram na UNIRIO até o dia 01/07/2015inclusive os reintegrados e aqueles que já se encontram no topo da carreira. O formulário ficará disponível no site da PROGEPE e o servidor deverá imprimi-lo e encaminhá-lo à PROGEPE após o seu devido preenchimento.

Assim, é importante a participação de todos os servidores na reunião que ocorrer em dia e local mais apropriado para o seu comparecimento.

Reunião sobre Avaliação de Desempenho

 Reunião sobre a Avaliação de Desempenho de 2015 realizada na Sala de Treinamento da PROGEPE

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT)  pelo telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail:progepe.saapt@unirio.br.



SCRP explica como fazer a consulta das férias já marcadas


O Setor de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP/DAP/DGPA) esclarece que a consulta das férias já marcadas deverá ser feita através do Portal do Servidor no sitio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br).

O servidor terá que acessar o link FÉRIASSOLICITAR FÉRIAS. Este deverá ser usado apenas para consulta das férias que já foram marcadas.

Desde o mês de abril, os servidores ativos não recebem a notificação de férias impressa, por determinação do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), via Portaria Nº 073, de 06/04/2015 (DOU de 07/04/2015). O site deverá ser acessado pelo próprio servidor por meio de autenticação de acesso com senha individual. Quem já fez atualização cadastral para ter acesso ao contracheque não precisa de nova atualização para verificar a marcação de férias.

No site da PROGEPE (http://www.unirio.br/progepe) no link "Informações Gerais", os servidores podem acessar o Manual SIGEPE que disponibiliza as orientações de acesso ao sistema.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos na Seção de Cadastro e Registro de Pessoal (SCRP) no telefone (21) 2542-7321/ (21) 2542-7306 ou através do email progepe.scrp@unirio.br.



PROGEPE divulga número de inscritos no Processo Seletivo Simplificado do HUGG

 

No dia 02 de setembro foram encerradas as inscrições para Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de profissionais para o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). As inscrições tiveram início no dia 24 de agosto.  Ao todo foram disponibilizadas 297 vagas, sendo 130 de nível superior e 167 de nível médio. Foram reservadas vagas para Portadores de Deficiências, 5% (cinco por cento) do total, e negros 20% (vinte por cento). O concurso teve 15.072 candidatos inscritos.

Os cargos oferecidos para o nível superior foram para Médico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo. Para nível médio, as vagas foram para Técnico de Enfermagem.

Os selecionados terão contrato válido por um período de 6 (seis) meses, podendo ser prorrogado até o prazo máximo de 5 (cinco) anos. Os candidatos podem acompanhar todos os procedimentos do concurso no endereço eletrônico http://www.unirio.br/progepe/concursos-1. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail progepe@unirio.br.

Cargo

   Vagas 

   Candidatos 

   Candidatos/vagas 

ANESTESIOLOGIA

10

55

5.5

ANESTESIOLOGIA - PNE

2

0

0.0

ANESTESIOLOGIA - Reserva Candidato Negro

3

4

1.33

ENFERMEIRO – Área

8

1864

233.0

ENFERMEIRO – Área - PNE

2

23

11.5

ENFERMEIRO – Área - Reserva Candidato Negro

3

487

162.33

ENFERMEIRO – CTI ADULTO

6

724

120.67

ENFERMEIRO – CTI ADULTO - PNE

1

7

7.0

ENFERMEIRO – CTI ADULTO - Reserva Candidato Negro

2

162

81.0

ENFERMEIRO – NEFROLOGIA

1

54

54.0

ENFERMEIRO – OBSTETRICIA

4

208

52.0

ENFERMEIRO – OBSTETRICIA - Reserva Candidato Negro

1

10

10.0

ENFERMEIRO – PEDIATRIA E CTI NEONATAL

7

386

55.14

ENFERMEIRO – PEDIATRIA E CTI NEONATAL - Reserva Candidato Negro

2

91

45.5

FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO (UTI ADULTO)

5

353

70.6

FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO (UTI ADULTO) - Reserva Candidato Negro

1

45

45.0

FISIOTERAPIA GERAL (AMBULATORIAL)

4

482

120.5

FISIOTERAPIA GERAL (AMBULATORIAL) - Reserva Candidato Negro

1

56

56.0

FISIOTERAPIA HOSPITALAR (ENFERMARIAS)

5

231

46.2

FISIOTERAPIA HOSPITALAR (ENFERMARIAS) - Reserva Candidato Negro

1

30

30.0

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA/NEONATAL

2

141

70.5

FISIOTERAPIA PEDIÁTRICA/NEONATAL - Reserva Candidato Negro

1

19

19.0

FONOAUDIOLOGIA

6

243

40.5

FONOAUDIOLOGIA - Reserva Candidato Negro

2

29

14.5

MEDICO ANATOMIA PATOLOGICA

2

7

3.5

MEDICO CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

1

3

3.0

MEDICO CIRURGIA DE COLOPROCTOLOGIA

1

10

10.0

MEDICO CIRURGIA GERAL

3

32

10.67

MEDICO CIRURGIA GERAL - Reserva Candidato Negro

1

1

1.0

MÉDICO CIRURGIA ONCOLÓGICA

1

5

5.0

MEDICO CIRURGIA PLÁSTICA

1

14

14.0

MEDICO CIRURGIA TORÁCICA

1

2

2.0

MÉDICO CLINICA MÉDICA

6

109

18.17

MÉDICO CLINICA MÉDICA - Reserva Candidato Negro

2

5

2.5

MÉDICO NEFROLOGIA

2

23

11.5

MÉDICO OBSTETRICIA

10

66

6.6

MÉDICO OBSTETRICIA - PNE

2

0

0.0

MÉDICO OBSTETRICIA - Reserva Candidato Negro

3

4

1.33

MEDICO PEDIATRIA

6

105

17.5

MEDICO PEDIATRIA - Reserva Candidato Negro

1

2

2.0

PSICOLOGO

6

613

102.17

PSICOLOGO - Reserva Candidato Negro

1

77

77.0

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

126

6188

49.11

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - PNE

8

62

7.75

TÉCNICO DE ENFERMAGEM - Reserva Candidato Negro

33

2040

61,82



Assistente Social do SAAPT participa de palestra sobre Universidade e Assistência Estudantil promovida pela Escola de Serviço Social da UNIRIO

 

No dia 02 de setembro, no Auditório Paulo Freire, na Urca, a Assistente Social, Vivian Mattos, lotada no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIRIO e a Profª. Drª Sara Granemann, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participaram do debate Universidade e Assistência Estudantil, promovido pela Escola de Serviço Social da UNIRIO.

Um dos pontos discutidos foi como os cortes orçamentários prejudicam a Assistência Estudantil que tem como objetivo democratizar o acesso ao ensino superior. A Drª Sara Granemann falou da sua experiência de Pós-Doutorado em Portugal e na Itália onde analisou a precarização do ensino público das universidades europeias, nas quais os estudantes pagam pelo ensino universitário.

A Assistente Social, Vivian Mattos, citou o Decreto n◦. 7234, de 19 de julho de 2010, que trata do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e problematizou sobre as ações de repasse financeiro direto que a UNIRIO possui como: auxílio alimentação, bolsa de incentivo acadêmico e auxílio moradia. Uma das propostas discutidas no encontro é a participação dos estudantes na elaboração dos editais e a priorização dos orçamentos para esta área.

Debate Assistência Estudantil

Assistente Social Vivian Mattos (à esquerda) e a Profª. Drª Sara Granemann (à direita) durante o debate Universidade e Assistência Estudantil


 

Placa comemorativa da PROGEPE é inaugurada

 

O Reitor, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso e a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, da UNIRIO, realizaram a inauguração da placa comemorativa pelo primeiro ano de criação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no dia 19 de agosto, no Campus da  PROGEPE, localizado na Av. Presidente Vargas, nº 446 - 21º andar - Centro - Rio de Janeiro.

Placa Comemorativa - PROGEPE

Inauguração da Placa Comemorativa pelo 1° ano de criação da PROGEPE

 

O Reitor ressaltou a criação da PROGEPE como uma das maiores conquistas de sua gestão e que tem gerado resultados muito positivos. Segundo a Pró-Reitora, que participou de todo o processo de criação desta Pró-Reitoria: “É muito importante comemorar a conquista da PROGEPE, principalmente por ela ter sido construída e atualmente consolidada com a participação e envolvimento de todos os seus servidores.”

Com o slogan “Cada trabalhador deve ser sujeito do seu processo de trabalho”, a PROGEPE tem como objetivo realizar ações e projetos voltados à melhoria do processo de trabalho da UNIRIO, atingindo diretamente a satisfação dos seus trabalhadores e a qualidade do serviço prestado. Além da criação/valorização da área de desenvolvimento de pessoas, a reestruturação/ampliação das ações realizadas pelo antigo Departamento de Recursos Humanos e a articulação com as outras Pró-Reitorias.

Equipe PROGEPE

 Equipe da PROGEPE com Reitor e Vice-Reitor

 

 

A PROGEPE foi criada em 12/12/2013 com aprovação do CONSUNI, conforme Resolução n° 4.269, de 12/12/2013 e consolidada sua reestruturação na Resolução n° 4.327, de 29/04/2014.

 


 

 

 

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Mariana Flores Fontes Paiva

Gestão de Relacionamentos: Graziella Cataldo Batista Felix (Responsável), José Antônio de Oliveira e Oscar Gomes da Silva 

PROGEPE informa  - Edição de Texto, apuração, projeto gráfico, editoração e versão on-line- Graziella Cataldo Batista Felix e José Antônio de Oliveira

 

Contato para divulgação: progepe.gere@unirio.br – tel.: (21) 2542-3987

Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.

 

 Logotipo da PROGEPE rodapé