Você está aqui: Página Inicial / Dezembro de 2017 – Ano III – Nº 032

Dezembro de 2017 – Ano III – Nº 032

Informativo Mensal – Dezembro de 2017 – Ano III – Nº 032


PROGEPE faz homenagem aos servidores aposentados

No dia 29 de novembro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), por meio da Gestão de Relacionamentos (GERE), organizou o “5º Encontro dos Aposentados da PROGEPE” em homenagem aos servidores que se aposentaram no período de novembro de 2016 a novembro de 2017”, na Sala de Atendimento da PROGEPE.

Participaram da mesa de abertura o Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso;  o Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon; A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Mônica Vetromille e a Diretora de Gestão de Processos Administrativos Substituta, Cristiane Pereira. O Vice–Reitor da UNIRIO, Prof. Ricardo Silva Cardoso realizou a entrega dos diplomas e pins aos servidores homenageados.

 

 

Cristiane Pereira, Carlos Guilhon, Prof. Ricardo Cardoso e Mônica Vetromille

na mesa de abertura do “5º Encontro dos Aposentados da PROGEPE”

 

 

O Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Ricardo Silva Cardoso

realizando a entrega da homenagem à servidora Maria Lúcia Polônio

 

A Chefe da Divisão de Promoção à Saúde (DPS), Kate Addum, ministrou uma palestra sobre aposentadoria e realizou uma dinâmica com os servidores. O servidor e administrador, José Antônio de Oliveira, da Gestão de Relacionamentos, fez o sorteio do seu livro recém lançado “Lucros e Resultados no âmbito da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal” durante o evento.

 

Kate Addum (em pé), Chefe da DPS, durante a palestra sobre aposentadoria

 

 

Maria Cristina Brito, servidora homenageada com José Antônio de Oliveira,

da GERE, durante o sorteio dos livros

 

 ______________________________________________________________________________________

 

Folhas de frequência e Relatórios de Presença Docente serão enviados por e-mail

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP) informa que a partir do mês de janeiro de 2018 as Folhas de frequência e os Relatórios de Presença Docente passarão a ser enviados para o e-mail pessoal, conforme cadastro no SIAPE, dos gestores das Decanias, Pró-Reitorias e algumas Coordenadorias, Diretorias e Escolas, como atualmente  são distribuídos mensalmente as folhas impressas, ficando estes gestores responsáveis pelos procedimentos para impressão e distribuição dos referidos documentos no âmbito de suas Unidades.

A medida tem como objetivo agilizar a entrega das Folhas/Relatórios de Frequência, diminuindo o gasto de papel na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

 

_______________________________________________________________________________________

 

DGPA informa sobre atualização cadastral dos servidores


A Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA) comunica que os servidores que tiveram alguma alteração nos dados cadastrais, como mudança de endereço, inclusão de dependentes, por exemplo, devem realizar a atualização dos dados junto à Divisão de Administração de Pessoal (DAP).

O formulário para atualização de dados está disponível no site da PROGEPE em http://www.unirio.br/progepe/atualizacao-cadastral e pode ser enviado por e-mail para a DAP através do endereço progepe.dap@unirio.br ou ser entregue pessoalmente na Secretaria da PROGEPE, no 21º andar, que está localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, Centro.

A DGPA alerta que a desatualização dos dados cadastrais podem prejudicar à concessão de benefícios aos servidores e familiares.

 

_______________________________________________________________________________________

 

Servidor da UNIRIO lança livro na PROGEPE


No 6 de dezembro foi realizado o lançamento do  livro Lucros e Resultados no Âmbito da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, na Sala de Treinamento da PROGPE. O autor José Antônio de Oliveira é administrador cedido à UNIRIO pelo Ministério de Minas e Energia e está lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no setor de Gestão de Relacionamentos (GERE).

O livro apresenta o roteiro técnico-administrativo, contábil e jurídico adotado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), visando à implantação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), empreendido em 2008, com base no Balanço de 2007, via Acordo Coletivo de Trabalho intermediado pelos devidos representantes sindicais.

 

                                

O Administrador José Antônio de Oliveira com o servidor  Dilcar Reynier

 

A equipe da PROGEPE prestigiando o lançamento do livro

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 29/11, 30/11 e 04/12. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 29 de Novembro de 2017



Portarias PROGEPE de 30 de Novembro de 2017



Portaria PROGEPE de 04 de Dezembro de 2017

 


Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.

 

_______________________________________________________________________________________


 

Que neste mês é o Aniversário de 2 anos do Museu do Amanhã:

 

 

 

Início: Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 e Término: Domingo, 17 de dezembro de 2017

Local: Museu do Amanhã

Horário: ter - dom 10h-17h

No dia 17 de dezembro, o Museu do Amanhã completa dois anos de existência. Este ano, além do aniversário é lembrada uma data muito importante para a cidade do Rio de Janeiro, os 120 anos do Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Serão realizadas atividades e exposições para comemorar a data. Confira a programação de aniversário do Museu:

PROGRAMAÇÃO

A partir de 12 de dezembro: Exposição "+Memórias": O Museu do Amanhã completa dois anos de encontros, reverberação de acontecimentos em ciência e tecnologia, celebração das diferenças e debates sobre os rumos ambientais do planeta. Para marcar essa trajetória, baseada em pilares como sustentabilidade, convivência e inovação, a exposição "+Memórias", convida os visitantes para conhecerem e contemplarem um resumo fotográfico da superlativa agenda do Museu nesses 2 anos. A mostra apresenta 39 registros de fotógrafos que acompanharam cada detalhe dessa caminhada, entre eles, Guilherme Leporace, Raquel Cunha, Antônio Pacheco, entre outros.

16 de dezembro: 120+2: O Museu do Amanhã celebra os seus 2 anos e lembra os 120 anos do Morro da Providência, a primeira favela do Brasil. Será um dia inteiro de atividades. No dia 16 de dezembro, serão realizadas rodas de conversa com moradores e convidados sobre memória, inovação e tecnologia; oficina de pipa; apresentação de música e dança; ações educativas imperdíveis; visitação mediada; seleção de filmes para todas as idades e muita música!

16 e 17 de dezembro: Exposição de fotos “Museu do Amanhã: Da Guanabara à Providência”: A exposição de fotos “Museu do Amanhã: Da Guanabara à Providência” reúne publicações selecionadas do Instagram a partir de desafio proposto pelo coletivo @eutonanuvem. A mostra retrata o Museu, a Praça Mauá, o Boulevard Olímpico e o Morro da Providência e integra o evento  120+2, que celebra os 2 anos do Museu do Amanhã e os 120 da Providência.

Mundos invisíveis - A experiência: Observação em microscópio dos mundos invisíveis inspirada na exposição de mesmo nome. A exposição temporária “Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira” traz 24 obras, com arranjos, padrões, volumes, formas e cores de forte apelo estético. Diversas técnicas foram utilizadas para criar as telas, como a microscopia eletrônica de varredura, que consegue fazer ampliações de até 300 mil vezes com boa resolução. 

 

Fonte: https://museudoamanha.org.br/pt-br/aniversario-de-dois-anos-do-museu-do-amanha.

 

_______________________________________________________________________________________

 

                                                          

 

Um ano cheio de desafios

 

Dezembro é um mês para comemorar as conquistas do ano, para refletir sobre o que foi possível realizar, ainda que em condições adversas.  Apesar do cenário político instável e da forte restrição orçamentária imposta à Educação em 2017, foi possível consolidar as ações de capacitação já existentes e promover ainda novas ações para nossos servidores. Assim, o Setor de Formação Permanente (SFP) gostaria de compartilhar com nossos colegas algumas de nossas realizações. Esforço, determinação e persistência foram, sem dúvida, fundamentais para promover os bons resultados.

O Programa UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS – UBA, criado para proporcionar uma melhor adaptação dos recém-empossados junto à Universidade, recebeu mais de 330 novos talentos, que ampliou de forma significativa o quadro efetivo da Universidade. O SFP, setor responsável por recepcionar os novos servidores, esteve à frente da organização do Programa para oferecer uma ambientação informativa e acolhedora. Foram cinco turmas ao longo do ano. Destas, três turmas foram realizadas no Auditório Vera Janacópulos, tendo em vista o grande número de novos servidores.

O evento realizado no Auditório Vera teve direito à música, pois o nosso intuito é sempre mostrar nossos talentos. Logo, os músicos participantes das três edições de 2017 foram: Valéria Lobão, técnica-administrativa; os discentes Analu Martins e Luizinho Croset; e o Prof. André Gardel. A presença de nosso Magnífico Reitor, Vice-Reitor, os Pró-Reitores, além da Direção do HUGG, a CIS e a ASUNIRIO corrobora a importância do Programa para a Universidade. É uma nova cultura organizacional sendo criada e consolidada. Aproveitamos o ensejo para agradecer ao Magnífico Reitor e Vice-Reitor não só pela participação, mas também pela entrega dos termos de posse aos nomeados, e à Gestão por prestigiar o evento. Agradecemos especialmente a ASUNIRIO por custear o coffee break.

O Programa Multiplicadores do Saber, cuja finalidade é valorizar e incentivar o servidor a disseminar os conhecimentos adquiridos dentro da Instituição, foi fundamental para estruturar e ampliar a oferta dos cursos de capacitação.  Foram ofertados 11 cursos internos. Todos os cursos ministrados pelos instrutores do Banco de Multiplicadores foram muito bem avaliados pelos participantes, o que mostra a efetividade do programa.  Apesar do calendário apertado deste ano (os cursos aconteceram apenas entre julho e outubro), mais de 80 servidores puderam concluir os cursos de Orçamento Público, Redação Oficial, Lei 8.112, Libras (Língua Brasileira dos Sinais), Ética na Administração Pública, SIE, entre outros, que aconteceram na sala de treinamento PROGEPE ou no campus da Urca.

De olho em 2018, a equipe do SFP já está se preparando para fazer, a partir do início do próximo ano, o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento - LND.  Através desse eficaz instrumento, será possível mapear as necessidades de treinamento dos servidores da UNIRIO. 

Com o orçamento definido e o Plano de Capacitação 2018 aprovado,  a equipe do SFP elaborará um cronograma  com todas as turmas previstas para o próximo ano. Lembrando que as inscrições para os cursos internos serão sempre divulgadas através do site da UNIRIO (http://www.unirio.br) e da PROGEPE  (http://www.unirio.br/progepe/).

Capacitar é oferecer ferramentas para a aprendizagem de novas habilidades, conceitos e atitudes; e a equipe do SFP se orgulha dos resultados alcançados em 2017, e se propõe a discutir e lançar novos projetos e ações para alavancar o desenvolvimento contínuo da força de trabalho da UNIRIO.  

O SFP deseja a todos um Natal de paz e um 2018 repleto de realizações desafiadoras.

 

  

                              

                                                 UBA 2017 realizado no Auditório Vera Janacopulos


_______________________________________________________________________________________


                                  




 

Estamos no ultimo mês do ano e a sensação de estafa muitas vezes nos acompanha neste período, então escolhemos falar neste mês sobre a Síndrome de Burnout... e você já ouviu falar sobre Burnout???

A Síndrome de Burnout tem sido considerada uma questão social de muita importância e vem sendo pesquisada em vários países. Em seu conceito, desenvolvido na década de 70 que tem como seus autores pioneiros Cristina Maslach e Herbert J. Freudenberger, o burnout é considerado um dos desdobramentos mais importante do stress profissional. Para esses dois autores ele tem o sentido de preço que o profissional paga por sua dedicação ao cuidar de outras pessoas ou de sua luta para alcançar uma grande realização.

O Burnout seria a resposta emocional a situações de stress crônico em funções de relações intensas, em situações de trabalho, com outras pessoas; ou de profissionais que apresentam grandes expectativas em relação a seus desenvolvimentos profissionais e dedicação à profissão: no entanto, em função de grandes obstáculos, não alcançam o retorno esperado.

Pela conceituação de Maslach, o burnout é uma síndrome caracterizada por três aspectos básicos:

 

 

 

A equipe do SAST se coloca a disposição para quaisquer esclarecimentos!

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 

Prezados LEITORES do PROGEPE informa,

 

Enfim, estamos em dezembro de 2017 e, é chegada a hora, ou seja, em poucos dias iremos aportar em um novo  ano: 2018. No final de 2016, em editorial específico reconhecemos que não seria tarefa fácil para cumprimos todos os deveres e obrigações profissionais da PROGEPE previstos para o ano de 2017, face às necessidades da Comunidade Universitária da UNIRIO.

No entanto, podemos afirmar que nossas metas foram atingidas e por esta razão queremos agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para manter nossa prestação de serviços técnico-especializados funcionando a “pleno vapor”, apesar das dificuldades momentâneas pelas quais passam as Instituições de ensino, em especial as UNIVERSIDADES.

Para 2018, ano de eleições majoritárias em nosso PAÍS, o cenário não deve ser muito diferente em relação ao ano que se encera. Por esta razão, é bom reprisar, visando reconhecer que: nossas tarefas serão maiores e talvez mais complexas face às mudanças que, certamente, advirão na área da EDUCAÇÃO e, com maior certeza ainda, acarretará um esforço e empenho adicional de nossos colaboradores no sentido de angariar novos conhecimentos através da constante necessidade de aperfeiçoamento, visando a busca permanente no sentido de se capacitar e qualificar cada vez mais.

A PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS - PROGEPE criada em 12/12/2013, completará, no final do próximo ano seu 5º aniversário de serviços prestados ininterruptos e conta com uma equipe multidisciplinar eficiente e eficaz necessária ao enfretamento diário de suas atribuições, visando cumprir a MISSÃO para qual foi criada, nossa PROGEPE. Por fim, o lema de nossa gestão traz em seu bojo o que realmente pensamos a respeito deste segmento, qual seja:

O CAPITAL HUMANO EM PRIMEIRO LUGAR. A grande família profissional da UNIRIO é constituída por: DOCENTES; TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS; REINTEGRADOS; TERCERIZADOS; SERVIDORES TEMPORÁRIOS e, também, nossos ESTAGIÁRIOS merecedores do nosso reconhecimento pelo trabalho que realizam em prol da EDUCAÇÃO e da SOCIEDADE em geral. Nossos parabéns, sem distinção. Portanto, vamos fazer desta passagem – 2017/2018 – um recomeço e assim renovarmos nossos sonhos e planos, sempre voltados para o bem comum de todos e da sociedade em geral. 

 

BOAS FESTAS E FELIZ 2018!!!

Elisabete Calabre Strazeri

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas em exercício.

 


_______________________________________________________________________________________