Você está aqui: Página Inicial / Fevereiro/2016 - Ano II- Nº 010

Fevereiro/2016 - Ano II- Nº 010

   Informativo Mensal – Fevereiro de 2016 – Ano II – Nº 010


SFP lança o Programa de Capacitação dos servidores Técnico-Administrativos da Unirio

              Em reunião realizada no dia 02 de fevereiro na sala da Vice-Reitoria da Unirio, a equipe do Setor de Formação Permanente (SFP) representada pela Chefe do setor Silvia Elana e pela Assistente em Administração Tathiana Teixeira apresentou o primeiro Programa de Capacitação dos servidores Técnico-Administrativos da Unirio para o Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso. Estavam presentes na reunião, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva; o Chefe de Gabinete da Reitoria, Roberto Vianna; a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Lilia Candella; a Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Monica Vetromille; os representantes da Comissão Interna de Supervisão (CIS) Silvia Helena da Silva e Paloma Guedes e os representantes da Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio), Wilson e Benedito Cunha. 

             A construção de um Programa de Capacitação para os servidores técnico-administrativos da Unirio, em consonância com as necessidades da Instituição, trata-se de um investimento estratégico, uma vez que o trabalhador como protagonista e sujeito do seu processo de trabalho torna-se fundamental para a melhoria do desempenho de suas funções bem como para o fortalecimento da luta pela garantia de melhoria de condições, organização e relações de trabalho e consequentemente dos serviços prestados à sociedade. Dessa forma, quanto mais a Instituição estiver consciente da sua função social melhor poderá se organizar politicamente frente às precarizações da política pública e lutar pela garantia do direito à educação pública e de qualidade.                                                                          

  



UNIRIO divulga edital do concurso para cargos Técnico-Administrativos  


            A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgou no dia 05 de fevereiro, no Diário Oficial da União, o edital do concurso para preenchimento de 335 vagas para cargos técnico-administrativo, nível médio e superior. As inscrições poderão ser realizadas no período de 25 fevereiro a 21 de março. A operacionalização do Concurso Público ficará a cargo da FUNDAÇÃO CESGRANRIO.

           As vagas são para os cargos de Assistente em Administração, Instrumentador Cirúrgico, Técnico em Audiovisual, Técnico em Enfermagem, Técnico em Secretariado, Técnico em Tecnologia da Informação, Tradutor e intérprete de linguagem de sinais, Arquiteto e Urbanista, Enfermeiro, Engenheiro Mecânico, Farmacêutico/Bioquímico, Farmacêutico/Habilitação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico/Anatomia Patológica, Médico/Anestesista, Médico/Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Médico/Cirurgia de Colo Proctologia, Médico/Cirurgia Geral, Médico/Cirurgia Oncológica, Médico/Cirurgia Plástica, Médico/Cirurgia Torácica, Médico/Clínica Médica, Médico do Trabalho, Médico/Nefrologia, Médico/Obstetra, Médico/Pediatra, Pedagogo e Psicólogo/Clínica.

           Os candidatos farão provas de Língua Portuguesa, Informática, Legislação e Conteúdo Específico e prova prática para o cargo o cargo de Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais. A aplicação das provas está prevista para 26 de junho de 2016. Confira o edital

 


        

Férias só são registradas após e-mail de confirmação enviado ao servidor

 

            A Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) informa que as férias só serão registradas no Siape, após o recebimento do e-mail de confirmação de homologação das férias enviado pelo chefe do servidor ao e-mail progepe.ferias@unirio.br. O chefe receberá um e-mail  automático do SIGEPE para envio da homologação, após o servidor solicitar suas férias pelo SIGEPE. Há a possibilidade de consulta da homologação através do site do SIGEPE no mesmo link de marcação das férias. Quando estiver registrado no SIAPE, no campo "situação" aparecerá a informação "homologada".

              A marcação e alteração das férias serão realizadas pelo servidor pelo Portal do Servidor no sitio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br), mesma ferramenta utilizada para o acesso ao contracheque.

          Mais informações podem ser obtidas na Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) através dos telefones: (21) 2542-7321 e (21) 2542-7307 ou pelo e-mail: progepe.ferias@unirio.br.

  


 

 

Portarias da PROGEPE de janeiro são divulgadas no site

 

            A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) disponibilizou as Portarias confeccionas pela PROGEPE da primeira e segunda quinzena de janeiro de 2016, no site www.unirio.br/progepe, no link PORTARIAS PROGEPE.

              



 

 

VOCÊ CONHECE O PLANO DE DESENVOLVIMENTO

INSTITUCIONAL DA UNIRIO?

2012-2016

 

A missão da UNIRIO é estabelecida em seu Estatuto:

Art. 2º - A UNIRIO tem a seguinte missão: Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2012-2016 estabelece, em seu referencial estratégico, a seguinte visão de futuro da UNIRIO:

Ser reconhecida como referência na produção e difusão de conhecimento científico, tecnológico, artístico e cultural, comprometida com as transformações da sociedade e com a transparência organizacional.

A fim de dar conta da missão, rumo a esta visão de futuro, o PDI estabelece 14 objetivos estratégicos, segundo as três perspectivas consagradas no planejamento estratégico do setor público:

1) PESSOAS E RECURSOS, contemplando a infraestrutura e o orçamento necessários para o cumprimento da missão;

2) PROCESSOS INTERNOS, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade;

3) RESULTADOS INSTITUCIONAIS, representando as entregas para a sociedade do conhecimento produzido, que apontam para a visão de futuro da Instituição.

 

Os 14 objetivos estratégicos, dos quais cinco são objetivos permanentes estabelecidos em Estatuto, resultaram do processo de planejamento estratégico adotado na elaboração do PDI.

RESULTADOS INSTITUCIONAIS
1) Garantir a produção, difusão e preservação do saber em todos os campos do conhecimento (Estatuto)
2) Formar cidadãos com consciência humanista, crítica e reflexiva, comprometidos com a sociedade e sua transformação, qualificados para o exercício profissional (Estatuto)
3) Estender à sociedade os benefícios da criação cultural, artística, científica e tecnológica gerada na Instituição (Estatuto)
4) Garantir a transparência organizacional


PROCESSOS INTERNOS

5) Garantir o desenvolvimento de pesquisas de base e aplicada, especialmente as vinculadas aos programas de Pós-Graduação stricto sensu (Estatuto)
6) Manter intercâmbio com entidades públicas, privadas, organizações e movimentos sociais (Estatuto)
7) Promover melhorias na estrutura organizacional
8) Promover melhorias no processo organizacional
9) Melhorar condições de estudo e convivência dos alunos de Graduação e Pós-Graduação

PESSOAS E RECURSOS
10) Melhorar condições de trabalho de servidores docentes e técnico-administrativos
11) Fomentar política de qualificação e capacitação de servidores docentes e técnico-administrativos
12) Assegurar a execução dos projetos de otimização da infraestrutura física
13) Assegurar o desenvolvimento de soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação
14) Adequar o quadro dos servidores às necessidades institucionais

O Mapa Estratégico da UNIRIO resume o referencial estratégico do PDI 2012-2016.


 

  

Fonte: http://www2.unirio.br/unirio/pdi

Os objetivos apresentados no PDI deverão balizar todo o planejamento e as ações dos setores. Esse ano discutiremos um novo PDI para a nossa Instituição. Participe deste processo!




 

 

Pensando em Saúde com a SAST

 

    Ansiedade no ambiente de trabalho


               O ofício de cada um deve ser fonte de renda, prazer e realização. Porém, quando esses objetivos não são alcançados, o trabalho pode se tornar uma tarefa árdua no cotidiano. Segundo os especialistas a ansiedade é considerada um distúrbio psíquico que ocorre em situações que não se justifica ou quando ocorre de forma intensa, desequilibra o seu modo de agir e pensar.

          Os sintomas comuns de ansiedade são irritabilidade, palpitações, náuseas, dormências nos braços, aperto no peito, bolo na garganta, insônia, insegurança no ambiente de trabalho, medo de errar, azia, cólicas, dores de cabeça... O ambiente profissional pode ser um campo propício para essas manifestações em decorrência de competição exacerbada entre colegas, falta de entrosamento entre chefia e subordinados, sobrecarga de trabalho, falta de clima saudável no setor e frustração por não alcançar os objetivos.

         Pode-se identificar a ansiedade no trabalho quando se percebe que a rotina diária não está mais tão prazerosa como antes. Ao invés de considerar a ida ao trabalho como uma boa coisa do dia, ela é vista como uma obrigação entediante e sofrida. Alguns funcionários desenvolvem esse quadro aos poucos, e não se dão conta de que sua postura diante do trabalho mudou. Alguns indivíduos passam a se colocar em situações de conflito e de brigas.

     Outros apelam ainda para os dispositivos químicos do cérebro, consumindo café mais frequentemente, comendo ou fumando em excesso. A ansiedade no trabalho diminui a qualidade de vida. Muitas pessoas podem também levar problemas do trabalho para casa, afetando o relacionamento familiar. Outras podem ficar descontroladas ao ponto de não conseguirem mais serem produtivas, situação que pode aumentar os sintomas de ansiedade. Algumas pessoas podem ainda recorrer às drogas e ao álcool, como fuga das situações estressantes. Qualquer pessoa que se perceba em situações de ansiedade superior ao que considera adequado para suas habilidades de lidar com o estresse, precisa de ajuda.

           Algumas atitudes e comportamentos podem contribuir para amenizar esses sintomas no seu dia. Estabelecer prioridades, identificar as fontes de estresse, organizar-se, reservar tempo para relaxar e manter alimentação balanceada e alguma prática esportiva são formas de aliviar sintomas de ansiedade.

           Vale lembrar, que manter o senso de humor ajuda a liberar endorfinas ajudando a aliviar a tensão!

       Atento às demandas de saúde mental na UNIRIO, a equipe multiprofissional do Sast está à disposição do servidor para acolhê-lo nesse momento.

                                                                                                                     

 

                                                                                                                              Equipe do Sast.

             

          Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2263-6911 ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.





          A coluna Nossa Gente faz uma homenagem para mais uma categoria da força de trabalho da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro): os TERCEIRIZADOS. Para representar essa categoria foi escolhida a funcionária Simone Wanderley Araujo Loiola.


                                                         Simone, em sua mesa de trabalho e Carlos Guilhon, Diretor da DGPA


            Com formação em Direito, Simone começou a prestar serviço na UNIRIO em março de 2002 na secretaria no Centro de Ciências Humanas e Políticas. Também trabalhou na Escola de Ciências Jurídicas e no Núcleo de Prática Jurídica e atuou no Centro de Processamento de Dados (CPD), hoje Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC).

         Em 2007 começou a prestar serviços na área administrativa sendo dessa vez na Secretária do Departamento de Recursos Humanos (DRH). Durante o período foi se especializando na área de Recursos Humanos. 

          Simone participou da transformação do antigo Departamento de Recursos Humanos (DRH) em Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e atua como secretária do Diretor da Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA), Carlos Guilhon. Sempre prestativa e tentando resolver qualquer problema quando solicitada, difícil é não conhecer a Simone, que veste a camisa da PROGEPE e da UNIRIO. Destaque especial durante o período da criação e da mudança da PROGEPE da Urca para o Centro da Cidade.


José Carlos e Simone na época da mudança da PROGEPE

 

 

              Atualmente Simone é uma das participantes do Projeto “PROGEPE na Media Certa” e também participa das aulas de zumba na PROGEPE.




 A turma da aula de zumba do Projeto "PROGEPE na Medida Certa"


             Simone teve inúmeros momentos marcantes, mas setembro de 2008, quando sua filha Giovana sofreu um acidente em casa e veio a perder a visão de um dos olhos, o apoio de vários amigos, colegas, conhecidos e desconhecidos foi fundamental na sua vida tanto pessoal como profissional. O nascimento da filha Giovana foi o melhor acontecimento para Simone, o que lhe trouxe mais equilíbrio e responsabilidade em todos os segmentos da sua vida. Outro momento inesquecível pra ela foi quando a colega Vanessa desmaiou durante uma reunião após a criação da PROGEPE, na Urca, e que nesse momento prevaleceu a união da equipe, que participava da reunião e todos pararam para ajudar a colega.


Simone com a filha Giovana


           O grupo familiar de Simone é composto pelo pai Caetano Roberto A. Loiola, a mãe Elisabeth Cardoso Wanderley, o padrasto José Roberto Diniz Gonçalves, a madrasta Salete Loiola, o irmão Roberto Wanderley Araujo Loiola e a irmã Bruna Loiola. A filha Giovana Beatriz Mancini Loiola Moura. Considera como irmãos Bruno Marques Diniz Gonçalves e Roberto Veiga Diniz Gonçalves, já falecido, filhos do seu padrasto que foram criados juntos.

            Nas horas de folga gosta de passear com a filha Giovana, seu maior xodó, e as amiguinhas. Também gosta de assistir televisão, ir ao cinema e de gastronomia. Tem como hobby a maquiagem.  “A UNIRIO é uma escola que com o passar dos anos vem crescendo e deixando a sua história”, segundo Simone.