Você está aqui: Página Inicial / Janeiro/2016 - Ano II- Nº 009

Janeiro/2016 - Ano II- Nº 009

Informativo Mensal – Janeiro de 2016 – Ano II – Nº 009



PROGEPE homenageia servidores que se aposentaram em 2015

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, em reconhecimento aos trabalhos prestados, homenageou os 33 servidores que se aposentaram na UNIRIO no ano de 2015. O evento “3° Encontro dos Aposentados da PROGEPE” foi realizado no dia 14 de dezembro, no Auditório da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na Urca.

Participaram do evento o Vice-Reitor, Ricardo Silva Cardoso; a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fonte Paiva; o Coordenador Geral da Asunirio, Wilson Ferreira Mendes e o Vice-Presidente da Adunirio, Leonardo Villela de Castro.

A Administradora e Analista em Geociências da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Nair Fátima Gonçalves da Silva, proferiu a palestra “Aposentei-me... e AGORA!!!” e depois fez o sorteio de duas seções de coaching, onde foram contemplados a servidora aposentada Sueli Mesquita de Carvalho e o Ouvidor-Geral da Unirio, Adriano Gonçalves Alves. Além disso, a servidora aposentada Lucia Helena de Freitas ganhou  no sorteio o livro “Coaching para Alta Performance e Excelência na Vida Pessoal”. Elid Silva Bittencourt, uma das servidoras homenageadas finalizou o encontro com uma bela apresentação musical.

 

 Evento em homenagem aos servidores que se aposentaram em 2015



  Palestra da Administradora e Analista em Geociências da Companhia de Pesquisa                                        de Recursos Minerais (CPRM), Nair Fátima Gonçalves da Silva

     Palestra da Administradora e Analista em Geociências da Companhia de Pesquisa 

         de Recursos Minerais (CPRM), Nair Fátima Gonçalves da Silva



  Apresentação musical da servidora aposentada Elid Silva Bittencourt



SERVIDORES HOMENAGEADOS

  

1.      SANDRA APARECIDA DE FREITAS FERREIRA

2.      ANTONIO CLAUDIO MENDES RIBEIRO 

3.      ELID SILVA BITTENCOURT   

4.      NILZA CORDEIRO DE CARVALHO

5.      NACIR RODRIGUES DAS CHAGAS

6.      OTAVIANO ANDRADE BASTOS 

7.      ELIZABETH PINHEIRO ARAUJO

8.      JOSE MARIA DE ANDRADE 

9.      UBIRAJARA ANTONIO LOPES 

10.    SUELI MESQUITA DE CARVALHO  

11.    HELIOMAR DE AZEVEDO VALLE

12.    MARIZA BOTTINO DE ALBUQUERQUE

13.    PATRICIA CORREA HENNING

14.    MARIA TERESA WILTGEN TAVARES DA COSTA FONTOURA

15.    JULIA BELLESSE DA SILVA LINS

16.    SANDRA GOULART MAGALHAES

17.    SEVERINO DA SILVA

18.    ANA MARIA DE ALMEIDA

19.    ARLETE ALCANTARA DOS SANTOS  

20.    DULCINEA PELAI DA SILVA

21.    GILDA SALLES GOMES

22.    LUIZ CARLOS MONTEZ MONTE

23.    LUCIA HELENA DE FREITAS

24.    LUIZ CARLOS TEODORO DE SOUZA

25.    MARIA APARECIDA CAMPOS

26.    OLGA REGINA CARDOZO TELLES

27.    LUIZ CARLOS GOMES

28.    MARIA ISABEL SOBREIRA   

29.    LEUZI VILLACA HORTA

30.    ROSANGELA MATHIAS BELARMINO

31.    SERGIO CONDE DE ALBITE SILVA 

32.    LUCIA MARCELLO STEINER DO COUTO 

33.    MARIA DAS DORES RIBEIRO DA SILVA


 




SFP informa sobre mudança no horário de atendimento do PRICQ no mês de fevereiro

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), divulga horário especial de atendimento e entrega dos boletos do PRICQ no mês de fevereiro, em virtude do Carnaval, conforme tabela abaixo:


Data

Horário

01 de fevereiro (segunda-feira)

9h – 16h

02 de fevereiro (terça-feira)

9h – 16h

03 de fevereiro (quarta-feira)

9h – 16h

04 de fevereiro (quinta-feira)

9h – 12h

05 de fevereiro (sexta-feira)

Não haverá atendimento

11 de fevereiro (quinta-feira)

9h – 12h

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) através do telefone: (21) 2542-4105 ou pelo e-mail: progepe.sfp@unirio.br.

 




SAAPT divulga lista das Avaliações de Desempenho 2015


O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), disponibilizou uma planilha atualizada contendo os nomes de todos os Servidores Técnico-Administrativos que responderam e entregaram suas Avaliações de Desempenho 2015. O objetivo é dar maior transparência para o processo e permitir que o servidor tenha retorno quanto ao recebimento de sua avaliação.

É importante que o servidor confira o arquivo e, caso falte o nome de alguém que tenha enviado o documento ou haja algum dado incorreto, entre imediatamente em contato com o SAAPT para sanar o problema.

O SAAPT informa ainda que o processo avaliativo é um instrumento para a obtenção da Progressão por Mérito Profissional e para a construção de melhorias das condições de trabalho na Universidade. A planilha pode ser acessada no endereço http://www.unirio.br/progepe/Divulgaodez15.pdf e também está disponível no site da PROGEPE www.unirio.br/progepe.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) no telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail progepe.saapt@unirio.br.

  



 

SCRP alerta sobre o prazo para a homologação de férias


A Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) informa sobre o prazo para a chefia encaminhar o e-mail para a homologação das férias do servidor. Após a marcação feita pelo servidor no site do SIGEPE,um e-mail é enviado automaticamente à sua chefia imediata que encaminhará à PROGEPE (também por e-mail progepe.ferias@unirio.br) a manifestação sobre o pedido de férias do servidorA PROGEPE homologará as férias e o servidor poderá a partir deste momento consultar ou alterar suas férias.

É importante que a chefia respeite o prazo de envio do pedido de férias à PROGEPE  em até 05 dias úteis anteriores ao mês das férias. Se o prazo não for respeitado, o servidor não terá as suas férias programadas no Siape e, portanto não irá receber os valores relativos a gratificação de férias (e também adiantamento do 13 salário e adiantamento do salário, caso tenha solicitado)

Na página da PROGEPE está disponível o modelo de mapa de férias apenas para controle interno da chefia em seu setor, sendo desnecessário o envio à PROGEPE http://www.unirio.br/progepe/MODELODEMAPADEFERIAS.pdf.

Mais informações podem ser obtidas na Seção de Cadastro e Registro de Pessoal (SCRP) pelos telefones (21)2542-7321/(21)2542-7307 ou através do e-mail progepe.ferias@unirio.br.

  



 

 

Portarias da PROGEPE serão disponibilizadas no site

 

A partir do mês de Janeiro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) irá disponibilizar todas as Portarias confeccionas pela PROGEPE, no site www.unirio.br/progepe, no link PORTARIAS PROGEPE.  

 

 


 

 

 SAAPT lança vídeo sobre Progressão por Mérito Profissional

Dando continuidade à proposta de tornar mais compreensível para os servidores da UNIRIO os diversos assuntos que envolvem seu processo de trabalho, o Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT/DAFFP/DDP) divulga seu mais novo vídeo, desta vez tratando sobre a Progressão por Mérito Profissional, assunto de grande interesse por parte dos servidores Técnico-Administrativos e que costuma suscitar muitas dúvidas. O vídeo sobre a Progressão por Mérito pode ser acessado através do endereço eletrônico https://www.youtube.com/watch?v=FcWIV6OjtR4.

 

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) pelo telefone (21)2542-5523 ou através do e-mail progepe.saapt@unirio.br.

 



 

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão divulga calendário de feriados nacionais


O Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Moysés Simão, divulgou por meio da Portaria n° 630, publicada na Seção 1 do Diário Oficial da União, o cronograma de feriados nacionais e de pontos facultativos no ano de 2016. As datas deverão ser observadas nos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população.

Conforme a orientação, os feriados declarados em lei estadual ou municipal serão seguidos pelas repartições federais nas respectivas localidades. Os dias de guarda dos credos e religiões não relacionados na Portaria poderão ser compensados desde que previamente autorizado pelo responsável da unidade administrativa de exercício do servidor.


Confira o calendário:

 

I - 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);

II - 08 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);

III - 09 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);

IV - 10 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);

V - 25 de março, Paixão de Cristo (feriado nacional);

VI - 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);

VII - 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

VIII - 26 de maio, Corpus Christi (ponto facultativo);

IX - 07 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);

X - 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);

XI - 28 de outubro, Dia do Servidor Público - art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo);

XII - 02 de novembro, Finados (feriado nacional);

XIII - 15 de novembro, Proclamação da República (feriado nacional);

XIV - 25 de dezembro, Natal (feriado nacional).

 

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

 

 


 

SIGEPE lança aplicativo para acesso ao contracheque pelo smartphone ou tablet

 

Os servidores ativos, aposentados e pensionistas terão a possibilidade de consultar os contracheques dos últimos 12 meses, prévia do contracheque e dados cadastrais através do aplicativoSigepe móbile, que pode ser acessado pelo smartphone ou tablet. O aplicativo lançado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)  é voltado para 1,4 milhão de servidores, aposentados e pensionistas do Executivo Federal e poderá ser baixado, gratuitamente, para sistemas operacionais Android e IOS. 

O acesso ao contracheque é o serviço mais utilizado do Sigepe Servidor. Segundo dados do MP, são mais de 1 milhão de visualizações por mês. Além disso, o aplicativo permite que o servidor receba um aviso quando a prévia do contracheque estiver disponível e também apresenta gráficos com detalhes sobre rendimentos e descontos.

No primeiro semestre de 2016, serão incluídas outras funcionalidades como autorização e verificação de consignações, consulta e agendamento de férias. Para acessar o aplicativo, o usuário informará o CPF e a mesma senha do portal de Serviços do Servidor do Sigepe. Caso nunca tenha utilizado o site, o primeiro acesso deverá ser efetuado em www.sigepe.gov.br. Em caso de dúvidas, basta clicar no link Dúvidas de Acesso.

 


Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão





 

Ministério do Planejamento divulga aumento do valor da assistência pré-escolar e do auxílio alimentação

  

O Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão publicou na Seção 1, do Diário Oficial da União, de 14/01/2016, que de acordo com as portarias n°11 e n° 10, de 13 de janeiro de 2016, os valores per capita da assistência pré-escolar e do auxílio-alimentação serão de R$ 321,00 (trezentos e vinte e um reais) e R$ 458,00 (quatrocentos e cinquenta e oito reais), respectivamente.

Esses valores a serem pagos aos servidores da administração pública federal direta e suas autarquias e fundações terão efeitos financeiros a partir de 1° de janeiro de 2016, e representa uma das conquistas do movimento grevista dos servidores técnico-administrativos. 

           


 

 Pensando em Saúde com a SAST

 

Ergonomia


 Aquela suas dores...


Aposto que você caro leitor, naquele dia em que o setor está “pegando fogo” de tanto trabalho, digitando no computador, sentado na sua cadeira e do nada começa a sentir aquela “bendita” dor nas costas. Nesse momento, passa um filme na sua cabeça chamado “será que eu bati em algum lugar?” A resposta que você chega é: “Não!” E logo começa a ficar assustado pensando o que poderia ser, vem a sua cabeça as mais absurdas possibilidades...  Praga de alguém? Sinto em falar, mas talvez o “inimigo” esteja mais próximo do que você imagina... O inimigo provavelmente é a sua CADEIRA.

Lógico que existem outros fatores que possam causar suas dores, como ficar em uma mesma posição por muito tempo, postura inadequada e muitos outros que abordaremos num outro momento. Por hora, vamos falar apenas como deve ser sua cadeira para evitar essas dores tão incomodas.

 A sua cadeira entre outras coisas deve possuir altura ajustável, apoio para os braços ajustáveis também, com o encosto levemente adaptado ao corpo para proteção da região lombar. Bem, esse é o momento que você olha para a sua cadeira e se pergunta “li, mas não entendi muito bem, será que a minha cadeira tem isso tudo?”

Observe as duas próximas imagens:



 

  (Imagens retiradas da internet)



A cadeira verde não possui as características que a sua cadeira de trabalho precisa ter, caso você esteja trabalhando em uma cadeira assim, troque, assim que possível, por uma como a da foto da direita, que tem minimamente as características necessárias para uma boa cadeira de trabalho.

Você pode estar pensando agora “AHHHH! Mas quando eu fui ao Sast me colocaram para sentar em uma cadeira igual a cadeira verde da foto, que absurdo!”, muita calma nessa hora caro amigo, provavelmente você veio aqui e ficou sentado um intervalo de tempo muito curto em relação as 8 ou 6 horas que você fica sentado no seu ambiente de trabalho, por isso a possibilidade da cadeira do Sast te fazer mal é muito menor.

Agora que você sabe como é a cadeira ideal para seu posto de trabalho vale a pena saber como deve ser a sua postura, pois não adianta nada ter uma Ferrari e não saber dirigir. A primeira coisa que você deve observar é que os seus cotovelos precisam ficar na altura do teclado e do mouse, fazendo um ângulo de 90° com o seu corpo. Ajuste a altura da cadeira para isso e sempre apoie os dois pés em uma superfície rígida (o chão, caso você tenha altura e um apoio caso não tenha); além disso, mantenha a coluna reta e no encosto, a coxa e a sua canela tem que estar em um ângulo de 90°. 

Pausas para andar na sua própria sala são bem vindas, lembre-se que o corpo humano é projetado para o movimento!

Essas informações podem ajudar você a identificar o que causa a sua lombalgia, sua popular dor nas costas e tentar sanar essas condições. Entretanto, vale ressaltar, a importância de procurar sempre um especialista!

                                                                                                                   Equipe do Sast.

             

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2263-6911 ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

  


 

 

                                          

 

 

Começamos o ano de 2016 com a homenagem à Profa. Eva Maria Costa, que desenvolve um trabalho de grande importância para a UNIRIO. 

Sua história na Instituição começou quando ingressou na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto na qualidade de aluna (1976). Concluiu o Curso de Graduação em Enfermagem em 1979. Possui Doutorado em Ciências, obtido no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências - CCBS e Mestrado em Enfermagem, ambos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 



                Profa. Dra. Eva Maria Costa


Foi enfermeira e docente da Universidade Gama Filho.  Ingressou na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 12 de maio de 1982, como docente do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, no qual está alocada até o presente momento e ministrando as disciplinas de Semiotécnica de Enfermagem I e II, Ética e Registro de Enfermagem. 

Já exerceu os cargos de Superintendente de Enfermagem do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e Substituta eventual da Direção da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto e Chefia do Departamento de Enfermagem Fundamental. Participou como Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD); Membro do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e CONSUNI (Conselho Universitário).

Atualmente é Professora Associada do Departamento de Enfermagem Fundamental, Membro do Núcleo de Pesquisa e Experimentação em Enfermagem Fundamental (NUPEEF); Membro do Comitê Editorial da Revista Eletrônica Raízes e Rumos (PROExC – UNIRIO); Gerente de Apoio Acadêmico da UNIRIO desde 2010 e Coordenadora do Programa de Extensão Fábrica de Cuidados: um espaço para criar modelos e tecnologias de cuidar em saúde da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, criado em 1997 pela Professora Dra. Nébia Maria Almeida de Figueiredo.

A Profa. Dra. Eva começou a fazer parte da Fábrica de Cuidados junto com as docentes Dra. Nébia Maria Almeida de Figueiredo e Dra. Teresa Tonini em 2002 com grande dedicação. A Fábrica de Cuidados tem como objetivos: Ofertar atendimento às pessoas que procuram a Fábrica de Cuidados para promoção e manutenção da saúde; respeitar o direito de decisão do usuário e/ou família quanto ao cuidado a ser implementado; proporcionar campos de ensino, pesquisa e extensão; desenvolver atividades transdisciplinares para atender às expectativas comunitárias no que diz respeito à qualidade de vida, à cultura e ao lazer; fortalecer estratégias que capacitem pessoas a buscar o autoconhecimento e o autocuidado para viver e conviver melhor e divulgar práticas e conhecimentos produzidos.

A Fábrica possui as seguintes oficinas: Clínica (Hipertensão e Diabetes); Nutrição; Esporte e Lazer (Judô, Kung-Fu); Práticas Alternativas (Yoga e Shiatsu); Arte e Cultura (Musica e Saúde, Ballet, Teatro e Dança de Salão). As atividades são oferecidas para as pessoas que moram nas Comunidades adstritas à Escola de Enfermagem Alfredo Pinto: Associação de Moradores da Rua Lauro Muller e Adjacências (ALMA); Associação de Moradores da Vila Benjamin Constant (AMOVILA), composta por crianças, adolescentes, adultos e idosos; e a Comunidade interna da Universidade formada por docentes, discentes, técnico – administrativos e trabalhadores terceirizados.          

A Fábrica de Cuidados também participa das Campanhas de Vacinação promovidas pelo Ministério da Saúde e de eventos externos à Universidade.


Profa. Dra. Nebia Maria Almeida de Figueiredo, criadora da Fábrica de Cuidados,  
proferindo palestra no "1º Encontro dos Aposentados da PROGEPE"


Em 2014, a Professora Dra..Eva Maria implanta no Programa Fábrica de Cuidados  o Projeto de Alfabetização em parceria com a Profa. Dra. Adrianne Ogêda Guedes, da Faculdade de Educação/UNIRIO, (homenageada nesta coluna no mês de novembro/2015), denominado “Projeto de Extensão: Práticas de leitura e escrita, grupo cultural para jovens e adultos: extensão da escola de educação e da fábrica de cuidados”. O projeto que tem como objetivo o desenvolvimento da expressão oral, leitura e escrita dos funcionários terceirizados da UNIRIO e teve início em março de 2015. Segundo a Professora Eva Maria, este foi mais um sonho realizado por ela, a Professora Nébia Maria e Professora Teresa Tonini. 

São atendidos por ano em média 4.000 pessoas nas diversas Oficinas da Fábrica de Cuidados, incluindo as atividades externas. 


Profa. Dra. Eva Maria Costa e Profa. Dra. Nebia Maria Almeida de Figueiredo na Fábrica de Cuidados


Desde novembro de 2015, em parceria com a  Professora Dra.  Maria Lúcia Teixeira Polônio, coordena o projeto piloto“PROGEPE  na Medida Certa” que  tem como objetivo à promoção da saúde, através da perda de peso, com atividade física, orientações nutricionais e acompanhamento da pressão arterial e taxa de glicemia dos servidores e terceirizados da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UNIRIO (PROGEPE).



Profa. Dra. Eva Maria Costa e Profa. Dra. Maria Lúcia Teixeira Polônio atuando no projeto piloto
"PROGEPE na Medida Certa"




Profa. Dra. Eva Maria Costa e Profa. Dra. Maria Lúcia Teixeira Polônio
durante reunião com os participantes do projeto “PROGEPE na Medida Certa”




Um dos momentos marcantes vivenciados pela Professora Eva foi a defesa da sua tese de Doutorado, no Auditório Vera Janacópulos, em fevereiro de 2015, que teve como título AVALIAÇÃO das AÇÕES desenvolvidas no PROGRAMA FÁBRICA de CUIDADOS: AGENCIAMENTOS da AJUDA PRESTADA aos CLIENTES”.

Em 2015, como reconhecimento do seu trabalho, o  Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN – RJ) indicou o nome da Professora Eva Maria ao Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) para ser  homenageada com um Prêmio cuja exposição encontra-se  no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN), situado em Salvador - BA. Ainda como homenagem do MuNEAN, na última reunião do Colegiado de Curso de 2015, no Auditório da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na UNIRIO, a Profa. Dra. Eva Maria Costa, recebeu a Lâmpada do COREN-RJ, símbolo da Enfermagem. 

Este símbolo é uma homenagem a Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820. Ela foi um marco para a enfermagem mundial. Após muito estudo e dedidação ao cuidado de doentes, Florence foi para a Guerra da Criméia onde liderou 38 voluntárias e organizou o hospital de campanha. Os soldados a chamavam de “Dama da Lâmpada” porque, com a chama de uma lamparina, percorria as enfermarias atendendo aos doentes à noite. Por este motivo a lâmpada é o símbolo da Enfermagem. 




A  Lâmpada (que é o símbolo da enfermagem) com a placa “História da Enfermagem Brasileira:

contribuição afrodescendente” recebido pela Profa. Dra. Eva Maria



Foto da Profa. Dra. Eva Maria e dos homenageados que estão

expostas no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN)


Nas horas vagas, gosta de caminhar, fazer yoga, cozinhar e principalmente cuidar da família, da casa e dos amigos. “A UNIRIO é minha vida, ela me deu a oportunidade de crescer profissionalmente. Mantenho com a Universidade um grande compromisso profissional”, declarou a professora. Aos novos servidores a Profa. Dra. Eva Maria Costa, aconselha dedicação e compromisso com a instituição, não se esquecendo de investir na própria qualificação.