Você está aqui: Página Inicial / Julho de 2018 – Ano IV – Nº 039

Julho de 2018 – Ano IV – Nº 039

  

Informativo Mensal – Julho de 2018 – Ano IV – Nº 039

 

 

PROGEPE promove curso de capacitação para gestores

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), iniciou no dia 15 de junho o curso de capacitação interna “Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público” para os Gestores da PROGEPE, ministrado pelo professor e docente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Marcus Brauer.

Durante o curso que será realizado até setembro na Sala de Atendimento da PROGEPE serão discutidos temas como: Aprendizagem; Foco e Autogestão; Motivação no trabalho; Liderança; Gestão de Conflitos; Cultura Organizacional; Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas; Avaliação e Gestão do Desempenho.

 

Aula inaugural do curso Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional no Setor Público

 

Aula sobre o assunto competência no setor público

 

Professor Marcos Brauer durante o curso  para os gestores da PROGEPE

 

                               

Gestores da PROGEPE durante o curso

 

O curso tem como objetivo desenvolver habilidades, conhecimentos, atitudes e posturas adequadas em relação aos principais tópicos de Gestão de Pessoas e de Comportamento Organizacional com foco no setor público.

 

_______________________________________________________________________________________

 

SAST realiza exposição e roda de conversa sobre Racismo e Saúde do Trabalhador

 

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE),  promoveu no período de 9 a 12 de julho no corredor do Hall de entrada da PROGEPE, no 21º andar, a exposição sobre o tema “Racismo e Saúde do Trabalhador” e a roda de conversa sobre o mesmo tema no dia 12 de julho, na Sala de Atendimento da PROGEPE, no 20º andar.

Supervisionado pela Assistente Social do SAST, Marina Alecrim e organizado pelas estagiárias do setor e alunas de Serviço Social, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Beatriz de Paula Moreira (6º período) e Geisa Suelen (5º período), que também são bolsistas do Programa de Acompanhamento de Discente de Graduação (PRADIG), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD),  a exposição tem como objetivo mostrar e refletir casos de racismo.

 

  

                                     

A estagiária Beatriz de Paula explicando sobre a exposição para o servidor reintegrado da PROGEPE Francisco Mesquita

 

 

Beatriz de Paula, Geisa Suelen e Marina Alecrim, organizadoras da exposição e da roda de conversa sobre Racismo e Saúde do Trabalhador

 

 

No início do mês de julho foram colocadas urnas na PROGEPE para que os servidores e funcionários pudessem depositar relatos anônimos sobre casos de racismo. Durante a roda de conversa foi feita uma dinâmica com os participantes, que sortearam frases sobre o tema Racismo, onde puderam discutir, refletir e fazer relatos sobre casos de racismo no cotidiano e principalmente no ambiente de trabalho e a maneira como pode afetar a saúde do trabalhador.

 

  

                                 

A estagiária Geisa Suelen distribuindo as frases para a dinâmica sobre racismo

 

Roda de conversa sobre Racismo e Saúde do Trabalhador realizada pelo SAST

 

_______________________________________________________________________________________

 

PROGEPE divulga Plano Anual de Capacitação 2018 - PAC 2018

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE, através do Setor de Formação Permanente - SFP, divulga o Plano Anual de Capacitação de 2018 - PAC 2018, que apresenta as ações de capacitação e desenvolvimento coletadas, sobretudo,  pelos questionários de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento - LND respondidos pelos servidores e homologados pelas chefias.

O Plano Anual de Capacitação de 2018 é destinado aos servidores técnico-administrativos ativos e reintegrados em exercício na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, em todas as suas ações, e aos servidores docentes e funcionários terceirizados quando se tratar de cursos internos e ações de desenvolvimento.

Mais uma vez os cursos internos serão prioridade no PAC deste ano, com o objetivo de capacitar um maior número de servidores utilizando menos recursos financeiros. Além disso, todos os instrutores dos cursos internos são servidores da própria Instituição, selecionados por meio do Programa Multiplicadores do Saber. Dessa forma, resultando na valorização e na motivação dos servidores da UNIRIO.

 

_______________________________________________________________________________________

 

Servidor da UNIRIO lança livro sobre PCCTAE

 

No dia 2 de agosto, às 14h, será realizado o lançamento do livro Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (UNIRIO): Consolidação de Dados e Informações (CDI), na Sala de Treinamento da PROGEPE. Esse é o segundo livro escrito por José Antônio de Oliveira que é administrador cedido à UNIRIO pelo Ministério de Minas e Energia e está lotado na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no setor de Gestão de Relacionamentos (GERE).

A obra apresenta a Consolidação dos dados: documentos, notas técnicas, leis, decretos, entre outras informações utilizados pelo Departamento de Recursos Humanos (DRH) da UNIRIO durante a implementação do PCCTAE, para o norteamento das ações propostas pelo plano, tornando-se uma referência para as Universidades Federais do Brasil.

 

                                                           

Capa do livro sobre PCCTAE

 

 

                                 

O servidor e administrador José Antônio de Oliveira durante o lançamento do primeiro livro na PROGEPE

 

Ainda no mês de agosto, no dia 7, às 14h, será feito o lançamento no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). O valor arrecadado com a venda dos livros será doado à Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (SAPE). O livro pode ser comprado pelo site da Editora Metanoia através do endereço eletrônico http://www.metanoiaeditora.com/loja/index.php?route=product/product&path=88&product_id=188

No dia 6 de dezembro de 2017, o administrador José Antônio de Oliveira lançou na PROGEPE seu primeiro livro intitulado Lucros e Resultados no Âmbito da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, que apresenta o roteiro técnico-administrativo, contábil e jurídico adotado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), visando à implantação do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), empreendido em 2008, com base no Balanço de 2007, via Acordo Coletivo de Trabalho intermediado pelos devidos representantes sindicais.

O lançamento do livro sobre o PCCTAE será realizado na PROGEPE que fica localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, 20º andar—Centro e no HUGG, na Rua Mariz e Barros, nº 775-Tijuca.

 ______________________________________________________________________________________

  

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

  

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 19/06, 25/06, 02/07, e 10/07/2018 . As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 19 de junho de 2018


Portarias PROGEPE de 25 de junho de 2018



Portarias PROGEPE de 02 de julho de 2018


Portarias PROGEPE de 10 de julho de 2018



Portarias PROGEPE de 16 de julho de 2018

 

 

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) através do e-mail progepe.daffp@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-5516.

 

_______________________________________________________________________________________

 

SFP informa abertura das inscrições para o curso de Ética na Administração Pública

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que estão abertas as inscrições para o curso de capacitação interna Ética na Administração Pública, que será ministrado pelo instrutor e professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), R.  Rossano Pecoraro.

O curso será realizado no período de 2 de agosto a 20 de setembro, às quintas-feiras, das 9h às 13h, no Auditório do PPGI (Programa de Pós-Graduação em Informática). Com carga total de 32h, a capacitação tem como objetivo o domínio dos principais conceitos da Ética como “Ciência da conduta” e capacidade para utilizá-los no ambiente de trabalho.

Podem participar servidores, reintegrados e funcionários terceirizados da UNIRIO. Somente a aula do dia 20 de setembro acontecerá no Auditório Tércio Pacitti.

Confira o Plano de Curso 

Faça a inscrição pelo link:  https://goo.gl/forms/wjl4oJkd4Ppujyzp1

As inscrições para o curso poderão ser realizadas até o dia 31 de julho, terça-feira. O Auditório do PPGI (Programa de Pós-Graduação em Informática) fica localizado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), na Av. Pasteur, nº 458, na Urca e o Auditório Tércio Pacitti, também fica localizado no Campus do CCET.

 

 ______________________________________________________________________________________

 

Abertas as inscrições para o curso de Segurança da Informação

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), comunica a abertura das inscrições para o curso de capacitação interna Segurança da Informação: boas práticas para o uso da internet acadêmica, que será ministrado pelo instrutor e Analista de Tecnologia da Informação da UNIRIO, Bruno Silva Ferreira. 

O curso acontecerá no período de 24 de julho a 14 de agosto, das 9h às 12h, no  prédio da Nutrição, 4º andar, sala 12. Podem participar servidores técnico-administrativos, reintegrados e terceirizados da UNIRIO. Com  carga horária total de 21 horas, o curso tem como objetivo capacitar os alunos para utilizar os recursos computacionais, compreendendo a importância dos cuidados com a segurança da informação. 

Confira o Plano de Curso 

Faça a inscrição pelo link: https://goo.gl/forms/9eg7BKWmWHAx8Ads2

As inscrições serão encerradas no dia 20 de julho, sexta-feira.

O prédio da Nutrição fica localizado na Av. Pasteur, nº 296, na Urca.

 

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 


Ministério do Planejamento lança Sigepe Banco de Talentos

 

No dia 4 de julho, o Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão lançou o aplicativo Sigepe Banco de Talentos que divulga o currículo dos servidores para toda a administração pública federal. O Sigepe Banco de Talentos tem o objetivo de identificar e avaliar o potencial dos servidores federais, assim como tornar mais transparente os processos internos de seleção de servidores. Para mais informações acesse youtube.com.br/miniplan1

 

 


_______________________________________________________________________________________



 

 

 ______________________________________________________________________________________

 

 


_______________________________________________________________________________________






_______________________________________________________________________________________