Você está aqui: Página Inicial / Junho/2015

Junho/2015

 

Informativo Mensal – Junho de 2015 – Ano I – Nº 002

 

Servidor já pode utilizar a Carteira Funcional

As  carteiras  funcionais,  para os servidores  que  encaminharam  sua  foto  pessoal, estão sendo distribuídas  pela  Pró-Reitoria   de    Gestão  de Pessoas (PROGEPE).  Cada servidor deve solicitá-la em sua unidade de lotação. Até o final da semana todas as carteiras serão entregues nas principais unidades organizacionais, como as Pró-Reitorias e os Centros.  Para os que ainda que não enviaram a foto pessoal, basta encaminhá-la, no formato 3x4, com o seu nome e matrícula, para o e-mail: carteira.funcional@unirio.br.

 


 

DAP informa o prazo para solicitações na Folha de Pagamento do mês de junho

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que os documentos a serem incluídos na folha de pagamento do mês de junho (no qual recebemos em julho), deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 10 de junho de 2015, na Seção de Pagamento de Pessoal e Seção de Cadastro e Registro de Pessoal. Documentos entregues após essa data serão processados na folha do mês de julho.       

Além disso, entre os dias 10 e 15/06/2015, a Seção de Pagamento de Pessoal/SPP/DAP e a Seção de Cadastro e Registro de Pessoal/SCRP/DAP/DGPA/PROGEPE não farão atendimento ao público, somente trabalho interno. Para informações e solicitações os servidores deverão entrar em contato com a Divisão de Administração de Pessoal/DAP/DGPA, pelo telefone 2542-4030 ou através do email progepe.dap@unirio.br.

 


 

PROGEPE realiza Reunião Ampliada com os docentes da Universidade

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) realizou no dia 19 de maio, das 14h às 18h, no Auditório Vera Janacopulos, uma Reunião Ampliada com os Docentes da Universidade.   A reunião abordou os seguintes pontos:

1) orientações sobre a Resolução 4.430 de 28 de novembro de 2014 (Resolução que dispõe sobre a progressão/promoção dos docentes);

2) informações sobre as atribuições da Comissão de Revisão de Interstício.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, explicou todo o empenho realizado pela PROGEPE no sentido de trazer melhorias na tramitação dos processos de progressão dos docentes. Destacou também, o trabalho realizado em conjunto com a Comissão da Carreira Docente que realiza reuniões quinzenais para discutir e construir minutas de normatizações sobre a carreira docente. Enquanto a Comissão de Revisão de Interstício foi constituída para corrigir problemas nos processos de progressão cometidos anteriormente.

Participaram do encontro 56 docentes. A reunião teve como objetivo possibilitar a orientação, a participação, a discussão e a valorização do docente em relação ao desenvolvimento na carreira.

A equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, composta pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Lilia Candella, a Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente, representada pela sua substituta, Kate Addum, a Chefe da Divisão de Administração de Pessoal, Elisabete Strazeri e a Secretária da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente, Rosilene Domicio, participaram da reunião esclarecendo dúvidas.

Equipe PROGEPE em Mesa Reunião ampliada com os Docentes 

Foto: Bruno Marinoni (Adunirio)

Participantes discussão ampliada com Docentes

Foto: Bruno Marinoni (Adunirio)



PROGEPE recebe Formulário de Atualização Cadastral e informa que  os servidores não receberão contracheque impresso a partir do mês de maio

Os servidores (ativos e inativos) e os pensionistas não receberão mais os comprovantes de rendimentos (contracheques) impressos a partir a partir da Folha de Pagamento do mês de maio (no qual recebemos em junho) para os ativos e do mês de junho para os inativos e pensionistas, por determinação do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), via Portaria Nº 073, de 06/04/2015 (DOU de 07/04/2015).

Os comprovantes de rendimentos só serão disponibilizados no Portal do Servidor no sitio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br) que deverá ser acessado pelo próprio servidor (ativo e inativo) ou pensionista por meio de autenticação de acesso com senha individual. Portanto, é necessário preencher o Formulário de Atualização Cadastral informando um e-mail de uso pessoal a ser utilizado para o acesso ao Portal e encaminhá-lo à PROGEPE.

O formulário foi enviado via Documento Circular a todos os setores e para a residência dos aposentos e pensionistas, além de ser disponibilizado no site da PROGEPE. Além disso, informamos que, sensíveis à dificuldade de muitos servidores, principalmente aposentados e pensionistas, a PROGEPE encaminhará ao MPOG a solicitação de que o recebimento do contracheque impresso seja mantido de forma optativa, manifestando a insatisfação dos servidores da UNIRIO sobre esta determinação via Ofício das Associações representativas dos servidores docentes e técnico-administrativos da UNIRIO.

No site da PROGEPE (http://www.unirio.br/progepe) no link "Informações Gerais", os servidores (ativos e inativos) e pensionistas podem acessar o Manual SIGEPE que disponibiliza as orientações de acesso ao contracheque.

Mais esclarecimentos podem ser obtidos na Divisão de Administração de Pessoal no telefone 2542-4030 ou através do email progepe.dap@unirio.br. 



 

 SFP e AC realizam Curso de Arquivo

O Curso de Gestão e Classificação de Documentos realizado pelo Setor de Formação Permanente (SFP) em parceria com o Arquivo Central (AC) teve início no dia 25 de maio e acontecerá sempre às segundas e sextas-feiras, de 9h às 13h, no Auditório do PPGI do CCET.

O curso conta com ao todo 23 alunos, servidores e funcionários da UNIRIO e tem como objetivo principal capacitar a força de trabalho da UNIRIO quanto ao tratamento arquivístico de seus documentos, orientando-os em relação às documentações produzidas e recebidas pela UNIRIO e ainda as normas de arquivo e protocolo.

O curso tem carga horária de 40 horas, seu certificado será válido para a progressão por capacitação dos servidores técnico-administrativos e é ministrado pelas servidoras arquivistas Fabiana Patueli e Priscila Freitas de Carvalho.

Mais informações no site www.unirio.br/progepe.

                                                              SFP e AC realizam Curso de Arquivo

 



PROGEPE homenageia as mulheres em evento no mês de maio

No dia 26 de maio, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), realizou um encontro em homenagem às mulheres e mães com mesas de discussão sobre os temas “A importância do Aleitamento Materno” e “Ser mãe é...”, na sala de treinamento da Progepe, no Centro.

A auxiliar de Enfermagem do SAST, Irandê Porto, explicou os benefícios do aleitamento materno para mãe e o bebê e ressaltou a importância das informações e orientações fornecidas pelos bancos de leite sobre amamentação.

                                                          PROGEPE homenageia as mulheres em evento no mês de maio

Em seguida, a assistente social do SAST, Marina Alecrim, através de vídeos e dinâmicas com o grupo falou sobre a construção do papel de ser mãe, enfatizando a desigualdade de gênero no cuidado com os filhos e a doação da mulher no papel de mãe.

Participaram do encontro, servidores, reintegrados, funcionários terceirizados e a representante da Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio), Jessica Nogueira. Além da homenagem no mês das mães, o evento teve como objetivo propiciar um espaço de discussão, informação e confraternização.

PROGEPE homenageia as mulheres em evento no mês de maio




DDP informa sobre tramitação de avaliação de Estágio Probatório de Docentes

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), comunica que somente a avaliação conclusiva do estágio probatório, homologada pelo colegiado e chancelada pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), deve ser encaminhada à PROGEPE.

De acordo com a Resolução n 3517/2010, Art. 16 e 20, que dispõe sobre o Programa de Avaliação de Desempenho do Servidor Docente em Estágio Probatório, compete à PROGEPE, no momento das avaliações intermediárias, apenas informar a situação funcional do servidor docente referente aos critérios de assiduidade e disciplina.

As avaliações intermediárias dos docentes devem permanecer no local de lotação do servidor avaliado até a realização da última avaliação de estágio probatório.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas ou pelo telefone (21) 2542-6747.



GERE promove a 1ª reunião do Banco de Ideias

No dia 14 de maio, a Gestão de Relacionamentos (GERE), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, realizou a 1ª reunião do Banco de Ideias. O Administrador, que faz parte da equipe da Gestão de Relacionamentos e Coordenador da Comissão do Banco de Ideias, José Antônio de Oliveira, apresentou o projeto e explicou conceitos referentes ao termo inovação. Além disso, discutiu a criação do regulamento e do edital do Banco de Ideias. Participaram servidores e discentes que fazem parte da Comissão. Todos os integrantes desse Grupo de Trabalho estão convidados para apróxima reunião no dia 10 de junho, às 13h, na Sala da Gestão de Relacionamentos, no Campus PROGEPE, no Centro.

Mais informações podem ser obtidas na Gestão de Relacionamentos no telefone (21) 2542-3987 ou pelo e-mail: progepe.gere@unirio.br.

GERE promove a 1ª reunião do Banco de Ideias




PROGEPE realiza 3º encontro com os Técnicos em Assuntos Educacionais

No dia 14 de maio, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) realizou o 3º Encontro com os Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) lotados na Unirio. A reunião teve como propósito dar continuidade aos assuntos abordados nos encontros anteriores, que permeiam as ações desenvolvidas por este profissional na instituição, como: pesquisas no campo educacional, cotas, evasão, assistência estudantil, perfil de egressos, jubilamento, estatísticas de aprovação no âmbito das disciplinas de graduação e acessoà graduação. Além disso,  o grupo problematizou sobre as atribuições dos TAEs na UNIRIO.

Atualmente a Unirio possui 24 Técnicos em Assuntos Educacionais. O objetivo desta ação da PROGEPE com os TAEs é realizar o mapeamento das atribuições desses profissionais, o estabelecimento de planos de trabalho e propostas para o dimensionamento da força de trabalho da UNIRIO. Posteriormente, será agendado um debate com os gestores.

PROGEPE realiza 3º encontro com os Técnicos em Assuntos Educacionais




DDP esclarece sobre tramitação do requerimento para progressão funcional e promoção docente

 

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa que o requerimento para progressão funcional e promoção docente, juntamente com a manifestação do Colegiado do Departamento no qual o docente solicitante está vinculado, deverão ser encaminhados à Unidade de Arquivo e Protocolo de referência, para a abertura de processo e enviado primeiro à Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), que chancelará a decisão do Departamento Acadêmico referente à avaliação de desempenho em pauta. Depois, a CPPD enviará o processo à PROGEPE para as providências quanto à apuração do interstício e a emissão de portaria.

Mais  informações  podem  ser obtidas  na  Diretoria  de  Desenvolvimento  de  Pessoas  no  telefone (21) 2542-6747.




Curso de SIE é adiado

O início do curso de Sistema de Informações para o Ensino (SIE) previsto para o dia 08 de junho foi adiado e terá nova data prevista para início, em breve.

Os servidores e funcionários inscritos podem obter mais informações no Setor de Formação Permanente (SFP) no telefone (21) 2542-4105.

 


 

 

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Mariana Flores Fontes Paiva

Gestão de Relacionamentos: Graziella Cataldo Batista Felix (Responsável), José Antônio de Oliveira e Oscar Gomes da Silva - 

PROGEPE informa – Edição de Texto, apuração, projeto gráfico, editoração e versão on-line- Graziella Cataldo Batista Felix e José Antônio de Oliveira

 

 

Contato para divulgação: progepe.gere@unirio.br – tel.: (21) 2542-3987

Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.




Logotipo da PROGEPE rodapé