Você está aqui: Página Inicial / Junho de 2017 – Ano III – Nº 026

Junho de 2017 – Ano III – Nº 026

 

Informativo Mensal – Junho de 2017 – Ano III – Nº 026

 

PROGEPE realiza evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Formação Permanente (SFP), promoveu no dia 24 de maio, o evento de ambientação UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS, no Auditório Vera Janacopulos, no Campus da Reitoria, na Urca. O encontro teve como objetivo recepcionar os 88 novos servidores e contou a presença do Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso; do Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon; do Pró-Reitor de Graduação, Prof. Alcides Guarino; da Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Evelyn Dill Orrico; da Coordenadora de Cultura, Profa. Naira Christofoletti, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura; da Pró-Reitora de Planejamento, Profa. Lorreine Hermida; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Mônica Valle e do Superintendente do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), Prof. Fernando Ferry. A cantora e servidora técnico-administrativa da UNIRIO, Valéria Lobão, abriu o evento com canções de Noel Rosa.

 

Mesa de Abertura do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS

 

 

Cantora e servidora Valéria Lobão cantando clássicos de Noel Rosa

 

O Reitor da Unirio Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, recepcionou os novos servidores, destacando a importância do evento para a Universidade. Citou também, cursos de destaque como a Museologia e as Artes e o reconhecimento da UNIRIO no exterior. O Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso falou sobre qualificação para os novos servidores e de programas como PRIQ (Programa de Incentivo à Qualificação). O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon enfatizou a data do evento como histórica por terem realizado um concurso grande para repor principalmente a força de trabalho do HUGG. O Pró-Reitor de Graduação, Prof. Alcides Guarino também deu boas vindas aos novos servidores. Já a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Profa. Evelyn Dill Orrico, falou da satisfação em receber os novos servidores e da importância de se trabalhar com alegria e respeito por todos. A Profa. Naira Christofoletti, representando a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, citou a importância do Projeto de Extensão e Cultura coordenados por técnicos. Segundo a Pró-Reitora de Planejamento, Lorreine Hermida, “A UNIRIO reconhece e valoriza seus profissionais”. Para a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Profa. Mônica Valle, a responsabilidade pelo sucesso com os alunos está na formação ética, humanizada, cidadã e na criatividade. O Superintendente do HUGG, Prof. Fernando Ferry destacou a importância do concurso com a nomeação de 320 servidores, sendo 220 para a área de enfermagem. Também citou os Programas de Mestrado e Doutorado da Enfermagem e os Multidisciplinares.

 A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE, Mônica Vetromille também deu boas vindas, além de citar a importância da nomeação dos servidores para compor a força de trabalho da Universidade. Após o encerramento da Mesa de Abertura do evento, o Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca fez a entrega do termo de posse e dos pins da UNIRIO aos 88 novos servidores.

 

Monica Vetromille, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE,

dando boas vindas aos novos servidores

 

O Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca,

fazendo a entrega dos termos de posse

 

Para apresentar a estrutura e o funcionamento do HUGG participaram: o Diretor Técnico e Chefe da Divisão Médica, Prof. Ewerton Martins; o Gerente de Atenção à Saúde, Prof. Daniel Aragão; a Chefe da Divisão de Enfermagem, Andréa Ayres e a Gerente Administrativa e Financeira, Sâmia Giacomini. Após a apresentação da equipe do HUGG, o Prof. Cleyton Vetromilla explicou o trabalho realizado pela Comissão de Própria de Avaliação (CPA).

 

Equipe do HUGG composta pelo Prof. Fernando Ferry, Sâmia   Giacomini,

Prof. Daniel Aragão, Prof. Ewerton Martins e  Andréa Ayres

 

 

Lucinha, Prof. Cleyton Vetromila e Astrid fazem parte da      

Comissão Própria de Avaliação (CPA)

 

A servidora Silvia Helena, explicou a importância da Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS) e o servidor Jorge Teles falou sobre a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio).


Nanci, Silvia Helena e Wilson Ferreira são os representantes da

Comissão Interna de Supervisão da Carreira (CIS)

 

Jorge Teles com a equipe da Asunirio

 

Finalizando o evento, o Técnico em Assuntos Educacionais, Rodrigo Ferreira, citou a Avaliação de Desempenho entre outras trabalhos desenvolvidos pelo Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

 

Rodrigo Ferreira, explicando sobre Avaliação de Desempenho

 

10ª Edição do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS, no Auditório Vera Janacopulos

 

A 10ª edição do evento UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS foi organizada pelo Setor de Formação Permanente (SFP) vinculado à Divisão de Acompanhamento e Funcional e Formação Permanente (DAFFP) e a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) em parceria com a Gestão de Relacionamentos (GERE) e a Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Asunirio).

 


 

SFP recepciona novos servidores

 

Durante os dias 17, 18 e 19 de maio, o Setor de Formação Permanente (SFP) recebeu os 88 novos servidores divididos em 3 turmas na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no Centro.

Foram realizadas palestras com setores da PROGEPE com informações e esclarecimentos aos novos servidores. Participaram a Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) que falou sobre a documentação para a posse. A Divisão de Administração de Benefícios (DAB) explicou sobre os benefícios como assistência à saúde e vale transporte, além de esclarecimentos sobre o fundo de previdência Funpresp.

 

Equipe da SCRP fazendo a entrega de documentos

 

Divisão de Administração de Benefícios esclarecendo dúvidas dos novos servidores

 

O Setor de Formação Permanente (SFP) apresentou um vídeo sobre Incentivo à Qualificação e também realizou a entrega dos e-mails institucionais. Já o Setor de Perícia em Saúde (SPS) falou sobre atestados médicos e licenças, além da distribuição de folders explicativos e o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) explicou sobre a questão da segurança e da saúde do trabalhador. A Divisão de Pessoal do HUGG também participou do encontro.

 

Apresentação do vídeo explicativo sobre Incentivo à Qualificação do SFP

 

Explicação sobre entrega de atestados médicos e distribuição de material informativo pelo SPS

 

Mônica Vetromille, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, recepcionando os novos servidores

 

Informações sobre saúde e segurança do trabalhador fornecidas pelo SAST

 


 

 

SPS e Fábrica de Cuidados realizam vacinação contra a gripe

 

O Setor de Perícia em Saúde (SPS) em parceria com o Programa de Extensão Fábrica de Cuidados realizaram  no dia 16 de maio a Campanha de Vacinação contra Gripe, na sala da Secretaria das Diretorias da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE).

 

Profa. Dra. Eva Maria Costa vacinando a servidora Roberta Régis, da Seção de Cadastro

e Registros de Pessoal (SCRP), da PROGEPE

 

 

Thatyana Guedes, discente de enfermagem e bolsista do Programa

de Extensão Fábrica de Cuidados aplicando dose da vacina na funcionária do Ed. Delamare

 

 A vacinação foi realizada pela Coordenadora do Programa de Extensão Fábrica de Cuidados e Docente do Departamento de Enfermagem Fundamental, Profa. Dra. Eva Maria Costa, pelo Diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPG) e Docente do Departamento de Enfermagem Fundamental, Prof. Dr. Carlos Roberto  Lyra da Silva e pela discente de enfermagem e bolsista do Programa de Extensão Fábrica de Cuidados, Thatyana Correia da Silva Guedes. A campanha na PROGEPE foi organizada pela Chefe da Divisão de Promoção à Saúde (DPS), Kate Maria S. Addum e pela enfermeira do trabalho do Setor de Perícia em Saúde (SPS), Erika Alves.

 

Kate Addum, Thatyana Guedes, Prof. Dr. Carlos Roberto Lyra,

Profa. Dra. Eva Maria Costa e Erika Alves

 

 

Prof. Dr. Carlos Roberto Lyra aplicando dose da vacina na

servidora Fátima Rigueira, do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador, da PROGEPE

 

 

Foram aplicadas 59 doses da vacina contra a gripe nos servidores da UNIRIO, reintegrados, terceirizados e funcionários do Edifício De Lamare, onde está localizada a unidade da PROGEPE, no Centro. No período de 9 a 26 de maio o  Programa de Extensão Fábrica de Cuidados, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), realizou  em parceria com a CAP 2.1 (Secretaria Municipal de Saúde) a Campanha de Vacinação contra a Gripe também no Campus da Reitoria, na Urca.

 


 

SAAPT inicia o envio do Resultado sobre a Gestão Coletiva do Trabalho de 2016

  

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) realiza o trabalho de avaliação do processo de trabalho nos mais variados espaços da UNIRIO por meio da Avaliação de Desempenho Anual, da Avaliação de Desempenho em Estágio Probatório dos servidores Técnico-Administrativos, do atendimento individual e do desenvolvimento de atividades coletivas relativas às demandas de insatisfação dos servidores sobre suas rotinas de trabalho.

Em 2015 e 2016 os Técnico-Administrativos, ao realizarem a Avaliação de Desempenho, responderam questões que diziam respeito à Gestão Coletiva do Trabalho do setor como também algumas que abrangiam o contexto da Universidade. Após a coleta de dados e a consolidação de indicadores, desenvolvidos pelo SAAPT, cada setor da Universidade passa a ter na Avaliação de Desempenho uma importante ferramenta de dados sistemáticos sobre a Gestão Coletiva do Trabalho.

O SAAPT iniciou o envio do Resultado sobre a Gestão Coletiva do Trabalho de 2016 a todos os gestores e suas equipes, por meio do e-mail eletrônico das Unidades, já que os dados podem auxiliar na construção e efetivação de melhorias no que diz respeito à organização, condições e relações de trabalho das equipes de toda Universidade.

A partir do retorno dos resultados, as chefias em conjunto com as equipes poderão identificar pontos fortes e fracos do cotidiano do trabalho e de forma dialogada construir estratégias em busca de melhorias. Portanto, além de estimular a construção de propostas de melhorias e soluções de forma coletiva e dialogada com todos os membros da   equipe e chefia, o SAAPT, por meio da consolidação dos dados da Avaliação da Gestão Coletiva do Trabalho de 2016 também iniciou o processo de identificação dos setores da Universidade que, no momento, apresentam maior fragilidade no que se refere à organização dos seus processos de trabalho e os tem convidando a realizar um trabalho pedagógico, ampliando os espaços de escuta e reflexão propositiva sobre o cotidiano do trabalho.

 


 

Comitê Gestor divulga publicação de novos editais com mudanças na concessão do Priq e Pric-ie

 

O Comitê Gestor do Incentivo PRIQC divulgou novos editais com mudanças no processo seletivo para concessão do Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da UNIRIO, que custeia cursos de graduação, pós-graduação e de idiomas.

Entre as principais mudanças para concorrer aos novos editais do Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Priq) nos níveis de Graduação e Pós-Graduação latu sensu e stricto sensu e do Programa de Incentivo à Capacitação em Idioma Estrangeiro (Pric-ie):

 

Þ Somente servidores estáveis;

Þ O Priq terá limite de valores a depender do nível de diplomação a ser solicitado;

Þ O Pric-ie terá o valor máximo de reembolso mensal de R$ 400,00;

Þ O Pric-ie será concedido até o nível intermediário;

Þ Em caso de indeferimento após aplicação dos critérios de desempate, por excesso de demanda ou falta de verba, os servidores poderão concorrer em editais ulteriores.

 

Para concorrer, o candidato deve ter sido aprovado em processo seletivo e estar regularmente matriculado em curso de graduação, de pós-graduação ou de idiomas. Os cursos devem ter relação direta com o ambiente organizacional, cargo e com as atividades desempenhadas pelo servidor.

Em relação aos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, devem ser oferecidos por instituições credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). O curso de pós-graduação stricto sensu deve ser reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e ter o conceito igual ou superior a 3. O curso de idioma estrangeiro deve ser oferecido por instituições devidamente credenciadas pelos órgãos ministeriais competentes.

As propostas serão analisadas pelo Comitê Gestor do Pricq.

As inscrições estarão abertas entre 1 de junho a 20 de junho de 2017.

 

Confira os editais:

 

PRIQ—http://www.unirio.br/progepe/desenvolvimento-do-servidor/copy_of_Editalpriq120171552017parapublicaco.pdf

 

PRIC-IE-http://www.unirio.br/progepe/Editalpricie120171552017parapublicacretificacao1.pdf

 

Acesse os formulários:

 

PRIQ http://www.unirio.br/progepe/desenvolvimento-do-servidor/priq-e-pric-ie

PRIC-IE http://www.unirio.br/progepe/programa-de-incentivo-a-qualificacao-idioma-estrangeiro-priq-ie

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) pelo telefone (21) 2542-4105 ou através do e-mail progepe.sfp@unirio.

.

 


 

 

PROGEPE disponibiliza relação das Portarias dos processos de

Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT

  

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa abaixo a listagem com os números das portarias editadas pela Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) em 22/05, 24/05, 29/05 e 02/06/2017. As portarias são referentes aos processos de Progressão/Promoção Docente/Aceleração/RT que serão publicadas no Boletim Interno da UNIRIO.

 

Portarias PROGEPE de 22 de Maio de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 24 de Maio de 2017



Portarias PROGEPE de 29 de Maio de 2017

 

 

Portarias PROGEPE de 02 de Junho de 2017

 


Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFF) pelo telefone (21) 2542-5516 ou progepe.daffp@unirio.br.

 




SAAPT promove encontro para a consolidação e aprovação do Guia de         Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs)

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) realizou no dia 6 de junho, no Auditório Tércio Pacitti do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET/Ibio), o encontro final para consolidação e aprovação do Guia de Orientações sobre as Atividades dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) na UNIRIO.

Esta atividade iniciou-se em abril de 2015, a partir de algumas demandas individuais dos TAEs levadas ao setor que permitiram identificar casos de subaproveitamento e/ou desvio de função. Constatou-se também, a pouca compreensão geral em relação à atuação desse profissional. Assim, com o intuito de extinguir esses problemas e de aproveitar melhor essa importante força de trabalho na UNIRIO, surgiu a ideia de se construir coletivamente, a partir de um amplo processo de debate, o referido Guia de Orientações.

Durante esta última reunião, que contou com a presença dos TAEs e gestores, além dos setores da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) envolvidos diretamente com a atividade Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) e Setor de Provimentos e Movimentação Funcional (SPMF) e também a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN),  foram apresentados o histórico de todo o processo de construção do Guia ao longo dos últimos dois anos e a trajetória do referido cargo desde a sua criação, em 1970. A seguir, foram lidas e aprovadas todas as atividades que haviam sido debatidas e compiladas para o TAE. Algumas sugestões de acréscimos e pequenas correções foram feitas pelos participantes e o Guia encontra-se agora em processo de revisão final, a fim de que possa ser publicado e amplamente divulgado para toda a comunidade universitária.

 

 

Equipe do SAAPT no auditório Tércio Pacitti

 

 

Apresentação do Guia de Orientações sobre as Atividades dos TAEs

 


 

 

SFP/DAFFP divulga dados comparativos entre os exercícios de 2015 e 2016

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP),   tem como principal objetivo planejar, acompanhar, coordenar e executar as políticas de formação continuada do servidor. Por meio de programas de capacitação e qualificação, busca contribuir para o desenvolvimento permanente da força de trabalho da UNIRIO.

Em 2016, a equipe do SFP colocou em prática as ações estabelecidas no Plano Anual de Capacitação (PAC), com ênfase nas capacitações internas, que são aquelas realizadas dentro dos campi da UNIRIO, utilizando instrutores do quadro de pessoal da própria Instituição, dotados de conhecimentos teóricos e técnicos sobre determinado assunto.

Em 2016 foram ofertados 8 cursos, capacitando 109 servidores, o que mostra um grande aumento comparado com os dados do ano anterior, onde foram oferecidos apenas dois cursos capacitando 45 servidores, conforme os gráficos abaixo.

 

 

 

Esses dados se tornam ainda mais relevantes em relação às condições de cortes orçamentários que continuaram a acontecer no exercício de 2016. 

Os cursos internos oferecidos aos servidores foram: Acesso e Preservação de Documentos Eletrônicos, Análise e Melhoria de Processos, Fundamentos em Metodologia Participativa, Fundamentos em Metodologia Participativa para Gestores, Gestão e Classificação de Documentos, Redação Oficial e Concordâncias, Reforma Ortográfica e Sistema de Informações para o Ensino (SIE) módulos acadêmico e administrativo. O objetivo é oferecer mais cursos capacitando um grande números de servidores. 

Uma das principais demandas para treinamentos é o curso do SIE. Portanto, como não há um laboratório de informática disponível para treinamento de servidores, a demanda não pode ser atendida de maneira mais satisfatória. Além disso, é recorrente aparecer nos levantamentos de necessidade de treinamento solicitações para cursos de informática básica.

Devido a restrição orçamentária, não foram abertos novos editais no ano de 2016 do Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (Priq) e Programa de Incentivo à Capacitação em Idioma Estrangeiro (Pric-IE). Apenas os servidores que se inscreveram em editais anteriores puderam continuar nos programas. Mesmo diante às dificuldades, o SFP/DAFFP continuam buscando cumprir sua missão, de estimular o servidor a se tornar agente de transformação profissional e social dentro da UNIRIO.

 


 

 

Como faço para me inscrever no Sistema de Bibliotecas da UNIRIO?

 

Podem se inscrever:

Þ Alunos regularmente matriculados;

Þ Servidores técnico-administrativos em atividade, aposentados e contratados;

Þ Professores em atividade, aposentados, pesquisadores, substitutos, visitantes;

Þ Residentes do Hospital Universitário Gaffrée & Guinle.

 

Ao assinar seu cartão de inscrição, o usuário recebe o Guia e fica ciente dos procedimentos adotados pela biblioteca, concordando com eles, não podendo alegar seu desconhecimento posteriormente.

 

Itens necessários para realizar a inscrição:

Þ Documento oficial de identidade com foto;

Þ Comprovante de residência atualizado;

Þ Alunos: apresentação da identificação da Universidade, com validade vigente;

Þ Servidores: comprovante de vínculo empregatício atualizado.

 

O Sistema de Bibliotecas da UNIRIO (UNIBIBLI) é composto da pela Biblioteca Central; Biblioteca Infantojuvenil; Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas e Sociais; Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; Biblioteca Setorial do Centro de Letras e Artes; Biblioteca Setorial da Escola de Enfermagem e Nutrição; Biblioteca Setorial da Escola de Medicina e Cirurgia;Biblioteca Setorial do Instituto Biomédico e Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas.

 

Atendimento ao Usuário:

Endereço: Av. Pasteur, 436 — Urca — Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2542-1586

E-mail: atendimentobiblioteca@unirio.br

 

Fonte: http://www.unirio.br/bibliotecacentral

 


 

 

Meio Ambiente e Saúde

 

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essa data foi escolhida por se tratar de um marco na área ambiental, pois foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano.

Mas você deve estar se perguntando... O que isso tem a ver com saúde?

Muitas pessoas não percebem, mas o homem é parte integrante da natureza e, nesta condição, precisa do meio ambiente saudável para ter uma vida salubre.

Nossa Carta Maior, a Constituição Federal de 1988, em seu art. 225 diz que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Portanto, fica claro que existe uma relação direta entre um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o alcance de qualidade de vida e saúde.

A história mostra que o homem sempre utilizou os recursos naturais para o desenvolvimento da tecnologia e da economia e, com isso, garantir uma vida com mais qualidade.

Entretanto, é fácil constatar que essa equação (exploração dos recursos naturais = desenvolvimento econômico e tecnológico = qualidade de vida) não vem se revelando verdadeira. Isso porque os recursos oriundos da natureza estão sendo aproveitados de forma predatória, causando graves danos ao meio ambiente e refletindo negativamente na própria condição de vida e de saúde do homem.

A busca do homem por uma vida melhor está lhe trazendo doenças, problemas sociais e comprometendo seu futuro na Terra, já que suas ações são altamente degradantes.

Segundo Cunha (2005), o vibrião da cólera, por exemplo, é transmitido pelo contato direto com a água ou pela ingestão de alimentos contaminados. A falta de saneamento básico, os maus hábitos de higiene e as condições precárias de vida de determinadas regiões do planeta são fatores que estão intimamente ligados com o meio ambiente e que contribuem para a transmissão da doença. A água infectada, além de disseminar a doença ao ser ingerida, pode também contaminar peixes, mariscos, camarões, etc.

O jornal "A Folha de S. Paulo" noticiou em outubro de 2004, que as enormes quantidades de substâncias químicas encontradas no ar, na água, nos alimentos e nos produtos utilizados rotineiramente estão diretamente relacionadas com uma maior incidência de câncer, de distúrbios neurocomportamentais, de depressão e de perda de memória. Tal reportagem também divulgou dados do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, apontando que dois terços dos casos de câncer daquele país possuem causas ambientais.

O referido artigo ainda menciona uma pesquisa feita com cinquenta controladores de trânsito da cidade de S. Paulo, não fumantes e sem doenças prévias. A conclusão foi que todos apresentavam elevação da pressão arterial e variação da frequência cardíaca nos dias de maior poluição atmosférica. Além disso, 33% deles possuíam condições típicas de fumantes, como redução da capacidade pulmonar e inflamação frequente dos brônquios.

 Vale lembrar também que ainda não se sabe o impacto indireto das mudanças climáticas, causadas pelas alterações no meio ambiente, sobre a saúde das populações.

Portanto, diariamente é possível presenciar várias situações que nos revelam como a degradação ambiental causa problemas na saúde e nas condições de vida do homem.

Para que possamos alcançar melhores resultados em nossa saúde, é necessário o investimento na preservação e conservação do meio ambiente, afinal isto garante a sobrevivência da própria espécie humana. É importante ter em mente que a prevenção é tão importante quanto à cura. 

 

 

 

 

Referência:

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

 

CUNHA, Paulo Roberto. A relação entre meio ambiente e saúde e a importância dos princípios da prevenção e da precaução. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 10, n. 633, 2 abr. 2005. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/6484>. Acesso em: 23 maio 2017.

 

GERHARDT, Rodrigo. O meio ambiente contra ataca. A Folha de S. Paulo, S. Paulo, caderno Folha Equilíbrio, p. 6/8, 28 de outubro de 2004.

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) através do e-mail progepe.sast@unirio.br.

 


 

Mensagem

 

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas parabeniza toda a força de trabalho e comunidade acadêmica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) pelos 38 anos da Universidade completados no dia 5 de junho, dia em que a lei nº 6.655/79, transformou a Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro (Fefierj) em Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO). Que a UNIRIO continue alcançando sua missão de produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania,      mediante formação humanista, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

  

Carlos Antonio Guilhon Lopes

Pró-Reitor de Gestão de Pessoas

 





“O Capital Humano em primeiro lugar"