Você está aqui: Página Inicial / Novembro 2015

Novembro 2015

Informativo Mensal – Novembro de 2015 – Ano I – Nº 007

 

PROGEPE realiza evento sobre o DIA DO SERVIDOR

 

Nos dia 28 e 29 de outubro, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) promoveu evento sobre o DIA DO SERVIDOR. No primeiro dia, no Auditório Vera Janacopulos, além da mesa de abertura com a presença do Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca; do Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso e da Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, foi realizada a mesa de discussão com o tema “O Dia do Servidor em tempos de crise” com a participação da Pró-Reitora Mariana Flores Fontes Paiva e o servidor Bruno Rossotti, representando a PROGEPE;  do presidente da Adunirio, Prof. Rodrigo Castelo; do Coordenador Geral da Asunirio, Bruno Luis Santiago Cruz e do Coordenador Geral do DCE da Unirio, Jonatan da Silva. A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE, Lilia Candela fez a mediação do debate.

O Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, falou sobre a criação da PROGEPE, além de citar a importância do servidor público para a universidade. “Os alunos passam, mas os servidores ficam na instituição”, completou Jutuca. O Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, parabenizou todos os servidores e também falou sobre a importância do trabalho que desenvolvem na UNIRIO. A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, explicou que o encontro tem periodicidade anual e possui como proposta promover discussões e orientações sobre os direitos e deveres dos servidores na área de pessoal.


dia do servidor

Mesa de Abertura do evento DIA DO SERVIDOR (Foto: Comso)

 

Durante o debate na mesa de discussão “O Dia do Servidor em tempos de crise”, o presidente da Adunirio, Prof. Rodrigo Castelo falou sobre a crise capitalista no Brasil contemporâneo e sobre a mercantilização da educação. O Coordenador Geral da Asunirio, Bruno Cruz, parabenizou a atuação da PROGEPE desde que foi criada e também explicou a oposição entre cidadania e mercadoria. Jonatan da Silva, Coordenador Geral do DCE da UNIRIO, falou sobre as altas taxas de evasão dos alunos que não podem se manter na universidade. Representando a PROGEPE, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva, mostrou as atividades desenvolvidas na PROGEPE e fez uma apresentação sobre as perdas e conquistas de direitos na área de gestão de Pessoas. Já o psicólogo Bruno Rossotti, doSetor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), relatou a psicologia do trabalho através do paradoxo dos muros. “ A sociedade nos pede que sejamos muros, que a gente resista”, explicou Bruno.

 

mesa de discussão

Mesa de discussão "O Dia do Servidor em tempos de crise" (Foto: Comso)

 

No período da tarde, houve a premiação do vencedor do Concurso de Fotografia “O que é ser servidor público para você? Transforme isso em uma imagem”. Com a legenda: “Ser servidor público é sinônimo de competência, responsabilidade, dedicação, compromisso e muito trabalho", a servidora Graziella Cataldo, Gestora de Relacionamentos da PROGEPE, foi a vencedora com 51,4% dos votos. Ao receber a premiação da Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Mônica Vetromille; da equipe do Setor de Formação Permanente (SFP), representada por Silva Elana (chefia) e Tathiana Teixeira, Graziella Cataldo explicou que a pilha de processos administrativos em primeiro plano mostra o trabalho realizado diariamente pelos servidores públicos e a que a servidora Valezia Ribeiro retratada na foto representa todos os servidores da Unirio. Valezia foi escolhida por possuir as características apresentadas na fotografia. A foto foi feita na Seção de Pagamento de Pessoal. O segundo lugar com 14% dos votos foi para o servidor Andre Frederico Martins , lotado no Serviço de patologia clínica do HUGG e o terceiro lugar com 8,8% dos votos para o servidor Romildo de Almeida Muniz, lotado na Gerência de Controle Contábil. Após a premiação aconteceu a Oficina “Por seu olhar, servidor” organizada pelo Setor de Formação Permanente (SFP) e Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), onde os participantes através de um trabalho em grupo puderam discutir questões relacionadas ao seu ambiente de trabalho.

 

foto vencedora

Foto vencedora do Concurso “O que é ser servidor público para você?

Transforme isso em uma imagem”


vencedora do concurso

A vencedora do concurso de fotografia, a servidora Graziella Cataldo,

recebendo o prêmio da Chefe do SFP, Silvia Elana


vencedor do concurso

O servidor Romildo de Almeida Muniz recebe a premiação pelo terceiro lugar

das organizadoras do concurso Tathiana Teixeira e Silvia Elana


No dia 29 de outubro, foram realizadas oficinas na PROGEPE como: “Dimensionamento da Força de Trabalho”, organizada Setor de Provimentos e Movimentação Funcional (SPMF); “Insalubridade”, Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST); “Progressão por capacitação e incentivo à qualificação”, Setor de Formação Permanente (SFP); “Aposentadoria e abono de permanência”, Divisão de Administração de Benefícios (DAB); “SIGEPE: como acessar o contracheque e as férias”, Divisão de Administração de Pessoal (DAB), Seção de Pagamento de Pessoal (SPP) e Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP). Com periodicidade anual, o evento teve como objetivo problematizar os desafios da gestão de pessoas em tempo de crise.

 

oficina 1

Alessandra Fortuna (à direita), administradora do SPMF,

ministrando a oficina "Dimensionamento da Força de Trabalho"


oficina 2

Thiago Ribeiro, Técnico em Segurança do Trabalho do SAST,

apresentando a Oficina sobre "Insalubridade"

 

oficina 3

Kátia Nascimento, do SFP, explicando sobre legislação

na Oficina "Progressão por Capacitação e Incentivo à Qualificação"

 

oficina 4

Dilcar Reynier, Chefe da Divisão de Administração de Benefícios

respondendo dúvidas na Oficina  "Aposentadoria e Abono de Permanência"

 

oficina 5

Roberta  Regis (à direita), da SCRP, orientando os servidores

na Oficina "SIGEPE: como ter acesso ao contracheque e as férias"




SCRP promove reuniões sobre o novo procedimento de marcação de férias

 

A Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) tem realizado reuniões em diversos Campus da UNIRIO com o objetivo de explicar e esclarecer dúvidas sobre o novo procedimento de marcação de férias através do SIGEPE. A próxima reunião será na Reitoria, nodia 13 de novembro (6ª feira), às 14h, no Auditório da Escola de Enfermagem. No mês de outubro, foram realizadas reuniões no Auditório Soares Meirelles, do Instituto Biomédico (IB); na Sala da Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP); na Sala de Atendimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE); no Anfiteatro do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH).

O Setor informa que a marcação e alteração das férias serão realizadas pelo servidor pelo Portal do Servidor no sitio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br), mesma ferramenta utilizada para o acesso ao contracheque.

Após a solicitação do servidor, um e-mail é enviado automaticamente à sua chefia que encaminhará à PROGEPE (também por e-mail) manifestação sobre o pedido de férias do servidor. A PROGEPE homologará as férias e o servidor poderá a partir deste momento consultar ou alterar suas férias. Na página da PROGEPE está disponível o modelo de mapa de férias apenas para controle interno da chefia em seu setor, sendo desnecessário o envio à PROGEPE http://www.unirio.br/progepe/MODELODEMAPADEFERIAS.pdf.

É importante a participação dos servidores na reunião para o esclarecimento das dúvidas sobre esse novo método de marcação de férias!

Mais informações podem ser obtidas na Seção de Cadastro e Registro de Pessoal (SCRP) pelos telefones (21)2542-7321/(21)2542-7307 ou através do e-mail progepe.scrp@unirio.br.


reunião férias

   Cristiane Pereira, Chefe da SCRP, (à esquerda) e a

servidora Roberta Regis (à direita) durante a reunião sobre férias na PROGEPE 


reunião férias 2

Encontro com a equipe da SCRP no Auditório Soares Meirelles,

do Instituto Biomédico (IB)

 

reuniões férias

Servidores no encontro sobre novo procedimento de marcação de férias

no  Auditório Paulo Freire, do CCH

 


 

SPS e SAST participam de reunião do SIASS

O Setor de Perícia em Saúde (SPS) e o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), representando a UNIRIO, participaram de mais uma reunião do Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), realizada no dia 22 de outubro, no 22° andar do Ed. Delamare, no Centro do Rio de Janeiro.

Além da UNIRIO, participaram representantes da Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O encontro teve como objetivo fazer o repasse do documento “Fórum Permanente de Saúde do Trabalhador Rio de Janeiro”, que foi entregue em Brasília para o Sr. Carlos Cezar Soares Batista e Sr. Fremy de Souza e Silva, Coordenadores do Departamento de Saúde, Previdência e Benefícios do Servidor (DESAP), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). O documento tem como objetivo reivindicar a retomada da  gestão estratégica conforme as atribuições estabelecidas no Regimento Interno (Portaria GM-MP n.220, de 25 de junho de 2014) e o acompanhamento da organização das unidades do SIASS, instituídas pelos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil (SIPEC). Solicitando também, orientar, dirimir dúvidas e fomentar a comunicação e a troca de informações entre os órgãos e entidades do SIPEC  nos assuntos relacionados ao SIASS,  promovendo a integração dessas unidades, no âmbito da Administração Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Durante o encontro foi realizada a apresentação da prévia do módulo de vigilância pelo Sr. João Moura do INCA, e a divulgação do “V Fórum SIASS RJ: O Momento Brasileiro da Saúde do Trabalhador”, que acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro de 2015, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), localizado na Av. Maracanã, 229 - Maracanã, Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.even3.com.br/forumsiass.


siass

Servidores de diversas instituições durante o encontro do SIASS

 


 

DAP informa o prazo para solicitações na Folha de Pagamento do mês de novembro

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que os documentos a serem incluídos na folha de pagamento do mês de novembro (no qual recebemos em dezembro), foram  entregues até o dia 06 de novembro de 2015, na Seção de Pagamento de Pessoal e Seção de Cadastro e Registro de Pessoal. Documentos. Os documentos entregues após essa data serão processados na folha do mês de dezembro.

Para informações e solicitações os servidores deverão entrar em contato com a Divisão de Administração de Pessoal/DAP/DGPA, pelo telefone (21) 2542-4030 ou através do email progepe.dap@unirio.br.

 


 

PROGEPE promove reunião  do 2° módulo sobre Dimensionamento da Força de Trabalho

 

Após o primeiro módulo das Pró-Reitorias nas ações referentes ao Dimensionamento da Força de Trabalho da UNIRIO, o Setor de Provimentos e Movimentação Funcional (PROGEPE) se reuniu com os representantes do segundo módulo que compreende as Unidades Suplementares e a Reitoria como: Gabinete da Reitoria; Vice-Reitoria; Auditoria Interna; Procuradoria Geral; Coordenação de Relações Internacionais – CRI; Coordenação de Comunicação Social - COMSO; Coordenação de Engenharia; Coordenação de Educação a Distância - CEAD; Direção de Assuntos Estudantis – DAE; Ouvidoria; Secretaria dos Conselhos Superiores; Biblioteca Central e Arquivo Central e Protocolo para expor o que trata a atividade, orientando o grupo no preenchimento das planilhas e esclarecimento das dúvidas.  

Participaram do encontro pela PROGEPE, que aconteceu no dia 23 de outubro, na Sala dos Eméritos, na Urca, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Mariana Flores Fontes Paiva; a Diretora de Desenvolvimento de Pessoas (DDP) Lilia Candella; a Chefe da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP), Mônica Vetromille e a Administradora do Setor de Provimentos e Movimentação Funcional, Alessandra Fortuna, que é da equipe do setor responsável pela atividade da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente.

Foram apresentados os formulários que deverão ser preenchidos pelos gestores das Unidades Suplementares e da Reitoria informando a quantidade de servidores, as necessidades de cada unidade com justificativa e a descrição das atividades de cada servidor lotado no setor. A atividade envolverá toda a Universidade e tem como previsão de término em 2016.

 

Os Quatro módulos são os seguintes:  

 

1) Pró-Reitorias;

 

2) Unidades Suplementares e Reitoria;

 

3) Unidades Acadêmicas (Centros);

 

4) Hospital Universitário Gafrée e Guinle (HUGG).

 

Os documentos foram encaminhados via e-mail para as Unidades e deverão ser preenchidos e enviados à PROGEPE através o e-mail progepe.dimensionamento@unirio.br até o dia 11 de novembro.

A PROGEPE destaca a importância da presença dos gestores ou representantes nas reuniões, além da necessidade do envolvimento dos servidores das unidades no levantamento das necessidades, dando um caráter participativo nessa decisão. Ressaltaram ainda, que essa ação é de grande importância para que a PROGEPE possa se planejar na solicitação vagas ao MEC e na realização de novos concursos. O objetivo é que este levantamento seja feito anualmente.

 


 


nossa gente


O Nossa Gente desta edição traz como destaque a Profª. Dra. Adrianne Ogêda Guedes, que foi admitida na UNIRIO em 02/05/2011 e atua no Curso de Pedagogia como Professora Adjunta na área de Didática e Alfabetização. A professora Adrianne desenvolveu em parceria com a Profª. Dra. Eva Maria Costa, da Escola de Enfermagem, o “Projeto de Extensão: Práticas de leitura e escrita, grupo cultural para jovens e adultos: extensão da escola de educação e da fábrica de cuidados”, que promove o desenvolvimento da expressão oral, leitura e escrita dos funcionários terceirizados da UNIRIO.

Antes da UNIRIO, trabalhou em outros locais sempre com foco na formação de professores em programas do MEC,  como o Proinfantil. Também atuou em escolas como professora, coordenadora, diretora pedagógica durante mais de 15 anos, em outras universidades nos cursos de Pedagogia e oferecendo assessoria para instituições como o SESC.

Além do trabalho desenvolvido na Escola de Educação, a professora está constituindo seu próprio grupo de pesquisa, o FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador, saberes, trocas, arte e sentidos), tendo atuado em parceria com a professora Léa Tiriba do grupo GItaka Grupo de pesquisa Infâncias, Tradições Ancestrais e Cultura Ambiental). As duas coordenam cursos de formação de professores da rede pública em convênio com o MEC, com ênfase em consolidar práticas formativas que envolvam as artes, as experiências estéticas e compreendam o professor em formação como autor de seu próprio percurso formativo.


Adrianne Ogeda

Profa. Dra. Adrianne Ogêda, da Escola de Educação

 

Como professora da disciplina de Alfabetização, Leitura e Escrita, já coordenou e criou projetos na área de leitura em outras instituições. Na UNIRIO, este projeto surgiu como proposta da Profª. Dra. Eva Maria Costa, da Escola de Enfermagem, que havia conversado com alguns professores da Escola de Educação sobre seu interesse em pensar um trabalho que atendesse os jovens e adultos que circulam pela universidade. “Nossa questão era pensar o compromisso da universidade com essas pessoas com as quais convivemos e que, estando num ambiente de formação e circulação de conhecimento, não tinham elas próprias acesso a eles. Fiquei interessada pela questão e duas ex-monitoras minhas, muito empenhadas, Christiane Louvera e Maria Lúcia Lima, tinham a educação de jovens e adultos como área de interesse. Nos reunimos, pensamos em como gostaríamos de desenvolver o trabalho e criamos o projeto”, explicou Adrianne. 

 

As aulas que tiveram início em 23 de março deste ano e são  ministradas  duas vezes   por semana  no segundo andar da escola de Enfermagem e contam com exercícios de interpretação de texto,  exposição de  ideias  e   argumentação oral e escrita. O  projeto é    cadastrado  no   Departamento  de  Extensão e conta com as   bolsistas  Christiane  Louvera,  Mária Lúcia Lima   e  Juliane    Faria, além   das monitoras  da   disciplina de Alfabetização  Jocelma   Komarov   e Ana  Lygia Motta. Também há voluntários como Rafael Rosa, da Pedagogia e  Luisa Cardoso,  da Nutrição  e estudantes com formações específicas como a professora de inglês, Marianne Figueiredo, que cursa Pedagogia e que trabalhou como o grupo noções básicas da língua, fazendo que percebessem o quanto conhecem o inglês mesmo sem um ensino sistemático, em função da circulação da língua em tantos meios de comunicação.

 

alfabetização 1

Funcionários terceirizados da Unirio durante as aulas do Projeto


Outros professores da Unirio também têm atuado como colaboradores como Diego Vargas, da área de Língua Portuguesa e Jane Santos, da História, o que contribui para o enriquecimento do trabalho, pois amplia o repertório dos participantes. A professora Eva, responsável pelo projeto tem garantido os espaços de aula, xerox e um local para guardar materiais. A professora Antonia Píncano, da Escola de Educação, que atua em Educação de Jovens e Adultos (EJA) fez a doação de material didático e o grupo utiliza um computador do professor Celso Sanchez. Fundamental a parceria do professor Márcio Berbat que ajudou a encaminhar muitos  alunos à oftalmologia do hospital universitário, já que  tinham dificuldades de enxergar. Também há parcerias com uma ótica que foi até a universidade oferecendo um serviço viável e parcelado. A Professora Adrianne explica que mesmo com as parcerias, ainda há falta de recursos para materiais e a elaboração de uma publicação com as experiências do grupo. 

 

alfabetização 2

A equipe do Projeto atuando com os alunos

 

Adrianne Ogêda tem como hobby a prática de dança e ioga. Nas horas vagas gosta de passeios ao ar livre na orla do Rio de Janeiro e na Lagoa Rodrigo de Freitas com a família que é composta pela filha Isabella Ogêda, de 23 anos, os quatro enteados Vicente Pessoa, de 18 anos; Laura e Manuela, gêmeas de 16 anos; Aurora de 8 anos e o esposo Marcio Pessoa. Programas culturais como cinema, teatro, música e literatura também fazem parte da rotina da família. Costumam ir na Casa da Música, em Paquetá, para assistir shows de samba e chorinho. Recentemente visitaram a exposição  do Castelo Rá-Tim-Bum com a pequena Laura, no Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Adrianne e família

Professora Adrianne Ogêda com a família  (Arquivo Pessoal)

 

Para quem tem vontade de desenvolver um projeto, a professora Adrianne aconselha a escolher um tema que tenha muita afinidade e interesse em buscar parceiros entusiasmados. “Compreendemos que aprender a ler e escrever precisa ser vivido como uma prática social, ou seja, não trabalhamos com atividades mecânicas de mera codificação e decodificação. Buscamos temas de interesse do grupo e instigamos a todo o momento que se coloquem, participem, elaborem suas hipóteses. O projeto se sustenta no tripé: desenvolvimento da expressão oral, da leitura e da escrita, sempre em contextos significativos. O adulto não pode aprender com materiais infantilizados e práticas que não considerem seus saberes e experiências. O grupo criou até um nome para identificar-se: Recomeço”, destacou a professora Adrianne Ogêda.

Serão abertas novas vagas para 2016 e quem tiver interesse pode procurar a Professora Adrianne Ogêda e as bolsistas de extensão Christiane Louvera e Maria Lucia Lima, da Pedagogia. Como é um projeto de extensão, o curso não tem como foco a certificação. Podem participar jovens e adultos que tiveram pouca escolaridade e precisam ampliar os conhecimentos e práticas em leitura e escrita.

"A UNIRIO é um lugar onde exerço o que para mim tem uma  centralidade quase que ao lado do amor e da família. A UNIRIO tem esse sentido de um lugar onde posso construir um trabalho, experimentar metodologias de trabalho, criar projetos que tenham relevância social e que sejam importantes para a comunidade e significativo para a minha carreira", finalizou a professora.




Pensando em Saúde com o SAST

 

Acidente de trabalho

 

É início de tarde, você está voltando do almoço e quando  menos espera cai um objeto no seu pé ou você está voltando para casa do seu trabalho e, ao descer da sua condução, não vê um buraco na calçada e leva um grande tombo.

 

 Nunca pensou nisso??? 

sast 1


Pois essas situações são mais comuns do que você pode imaginar!

E mais... Podem acontecer com você, com um colega de trabalho e até mesmo com quem está escrevendo esse texto.

E é por esse motivo que nesse informe vamos falar sobre os acidentes de trabalho.

Então agora você deve estar se perguntando... Mas afinal, o que é esse negócio de acidente de trabalho???

 

Acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante sua atividade de trabalho, ou seja, pelo exercício do seu cargo ou função, eles também podem ocorrer quando você está indo ou voltando para o seu trabalho, na hora do almoço, em capacitação... Provocando alguma lesão.

 

Essa lesão da qual falamos pode ser de qualquer tipo e pode variar muuuuito! Ela pode ser bem leve e aparentemente nem causar nenhum tipo de incômodo, ou pode ser mais grave, deixando você impossibilitado de trabalhar por um longo período e até mesmo para sempre! Imagina???

 

E nós não queremos isso, não é!?! De jeito nenhum!

 

Por esse motivo é muito importante prevenir a ocorrência desses acidentes e também é MUITO IMPORTANTE NOTIFICÁ-LOS.

 

 

A prevenção dos acidentes é assunto longo, que deixaremos para conversar em outro momento... O que queremos hoje é mostrar a importância de notificarmos os acidentes de trabalho.

A notificação assegura todos os seus direitos, caso você precise de um afastamento das suas atividades de trabalho e, além disso, você conta com uma equipe multiprofissional para se preocupar com você e acompanhá-lo durante todo esse período, até a sua melhora.

“Poxa, mas eu só caí! Nem me machuquei! Eu também preciso notificar meu acidente???

 

sast 3

 

SIM! TODOS os acidentes dever ser notificados!

 

Nem sempre o dano do acidente é sentido no momento exato em que ele acontece. Quem é da área de saúde sabe bem sobre o que estamos falando.

Os acidentes com material perfurocortantes, por exemplo: Uma espetadinha de nada, certo???      ERRADO!

Quando o perfurocortante está potencialmente contaminado com algum agente biológico, uma simples “espetadinha” pode trazer repercussões muito sérias e necessita de acompanhamento profissional. E esse é só um único exemplo.

 

Então fica a mensagem:      

Sofreu algum acidente de trabalho?

Comunique imediatamente a sua chefia e logo depois ao Setor de Perícia em Saúde. O prazo para você fazer essa comunicação é de 48 horas após o acontecimento do acidente.

 

sast 4

 

Se machucou?? Não tem como vir até nós para comunicar o acidente??

Não tem problema! Se você teve uma lesão... E precisou procurar por atendimento médico, certo??

Nesse caso é só pedir para algum familiar, amigo ou até mesmo um colega de trabalho para nos trazer seu atestado e, assim que recebermos esse documento entraremos em contato com você e agendaremos um atendimento, faremos a notificação do seu acidente e acompanharemos você até sua melhora!

Na verdade, até depois disso!!!

 

O Setor de Perícia em Saúde (SPS) em parceria com o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) estarão aqui para atender você em qualquer necessidade de acompanhamento em saúde que você precisar!

 

Ainda está com dúvidas sobre a questão dos acidentes de trabalho?

Entre em contato conosco e explicaremos tudo a você!

 

                                                                               Equipe do SAST

 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2263-6911 ou através do e-mail progepe.sast@unirio.br.

 


 

Equipe GERE - Editoração do Informativo