Você está aqui: Página Inicial / Novembro de 2016 – Ano II – Nº 019

Novembro de 2016 – Ano II – Nº 019

Informativo Mensal – Novembro de 2016 – Ano II – Nº 019

 

PROGEPE participa da campanha Outubro Rosa

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), realizou no dia 26 de outubro na Unidade da PROGEPE, no Centro, a campanha Outubro Rosa com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer de mama, compartilhar informações e formas de diagnóstico e tratamento.

A equipe do SAST formada pela enfermeira Aline Lima, a psicóloga Viviane Abdalla, a assistente social Marina Alecrim e a estagiária de Serviço Social Jéssica Santos distribuiu nos setores da PROGEPE broches com o laço rosa, representando o símbolo da campanha, além de material informativo do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A enfermeira Aline Lima realizou palestra sobre o tema na Sala de Atendimento da PROGEPE.

 

Equipe do Sast distribuindo material informativo sobre o

Câncer de Mama nos Setores da PROGEPE

 

 Enfermeira Aline Lima ministrando palestra sobre o tema da Campanha Outubro Rosa


 Equipe da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas na Campanha do Outubro Rosa

 



 

PROGEPE organiza evento em homenagem aos servidores aposentados

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), por meio da Gestão de Relacionamentos (GERE), realizará no dia 30 de novembro, às 14h, no Auditório do SINCOMAM (Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante e Afins), o “4º Evento dos Aposentados da PROGEPE”, em homenagem aos servidores que se aposentaram no ano de 2016. Durante o evento será realizada a palestra “Aposentei-me... e AGORA!!!” com a coach, Analista em Geociências e Administradora do Serviço Geológico do Brasil  - CPRM Nair Fátima. O Auditório da SINCOMAM fica localizado na Av. Presidente Vargas, nº 446, 22º andar, Centro. Serão homenageados os seguintes servidores aposentados:

 

 

Confira a programação do “4º Encontro dos Aposentados da PROGEPE”:



Mais informações podem ser obtidas na Gestão de Relacionamentos pelo telefone (21) 2542-3987 ou através do e-mail progepe.gere@unirio.br.

 


 


PROGEPE divulga relatório sobre Avaliação de Desempenho

dos Servidores Técnico-Administrativos de 2015

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) divulga para toda a comunidade universitária o Relatório Final da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos para o ano de 2015, elaborado pelo Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT). Como se sabe, o SAAPT é o responsável pelo gerenciamento de todo o processo relativo a esse importante instrumento, que visa, dentre outros objetivos, levantar, a partir da participação de todos os envolvidos, uma série de indicadores voltados para a análise dos processos de trabalho de todos os setores da Universidade, com o intuito de possibilitar a construção de estratégias coletivas para o desenvolvimento dos trabalhadores e da instituição e aferir o mérito para a Progressão Profissional.
 
O documento apresenta um relato detalhado das informações apontadas pelos técnico-administrativos sobre a realidade dos setores em que estão lotados, com destaque para os quantitativos referentes às médias de desempenho individual, os aspectos relacionados à gestão do trabalho (principal novidade criada para essa edição da Avaliação de Desempenho) e as opiniões de chefias e servidores sobre o próprio instrumento avaliativo. Ao final do relatório, o SAAPT informa, como encaminhamentos, as modificações sugeridas pelos trabalhadores que serão adotadas para o novo formulário ainda em 2016, bem como as propostas sobre o tema, escolhidas pela comissão do Banco de Ideias da PROGEPE, que serão colocadas em prática a partir de 2017.

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) pelo telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail progepe.saapt@unirio.br.

Acesse o documento em: http://www.unirio.br/progepe/avaliacao-de-desempenho-dos-servidores-tecnico-administrativos-da-unirio-relatorio-final-2013-ano-2015

 


 


Servidor já pode marcar férias do exercício de 2017

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP), informa  que as marcações de férias do exercício de 2017 já estão abertas. Quem for solicitar férias para janeiro de 2017, a homologação da Chefia deve ser enviada até o dia 1º de dezembro de 2016. Em relação às férias do exercício de 2015, que ainda não foram marcadas, tem como prazo limite até o mês de dezembro de 2016.

O servidor deve fazer a solicitação das férias acessando o Sigepe através do endereço eletrônico www.servidor.gov.br.

Os servidores lotados no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG), em caso de dúvidas relação a marcação das férias do exercício de 2017, devem entrar em contato com a Divisão de Pessoal do HUGG através dos telefones (21) 2264-5822 / (21) 2264-6932 ou pelo e-mail progepe.ferias.hugg@unirio.br.

Os demais servidores da UNIRIO podem obter informações sobre férias na Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) pelo telefone (21) 2542-7321 / 2542-7307 ou através do e-mail progepe.ferias@unirio.br.

  


 

 

SAAPT divulga prazo para realização da Avaliação de Desempenho de 2016

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que o formulário de Avaliação de Desempenho passou por algumas alterações geradas a partir das sugestões dos servidores nas avaliações de desempenho de 2015 e na participação no projeto Banco de Ideias.

O SAAPT lembra aos participantes que o desempenho do servidor deve sempre considerar as condições de trabalho a que ele está submetido, legitimado pelo Decreto 5.825/2006 e pelos valores da PROGEPE. Para tanto, balizados em legislação específica, desde 2015 tem sido realizado um trabalho de aperfeiçoamento da forma de avaliação, que busca relacionar a atuação do trabalhador no seu ambiente com o processo de trabalho no qual está inserido, levantando suas condições, organização e relações de trabalho. Portanto, para a realização de um processo avaliativo que avalie não só o desempenho individual, mas também os fatores acima, será aplicado o formulário Avaliação da Gestão do Trabalho, a ser preenchido pelo servidor avaliado.

É importante lembrar que a avaliação de desempenho traz em seu caráter pedagógico a oportunidade das equipes estabelecerem diálogos sobre a prática, as dificuldades e os desafios do cotidiano, tornando o trabalho reflexivo e consciente, com a possibilidade de todos pensarem, planejarem, organizarem, opinarem e avaliarem. A Avaliação deve ser respondida por todos os Servidores Técnico-Administrativos que ingressaram na UNIRIO até o  dia 07/08/2016, inclusive os reintegrados e aqueles que já se encontram no topo da carreira.

Desde 2015, o SAAPT/DAFFP/DDP/PROGEPE, juntamente com a DTIC, empreendem a tentativa de informatização da Avaliação de Desempenho, a fim de aperfeiçoar esse processo. Em 2014, esse sistema apresentou limites relacionados, principalmente, à ausência de informações necessárias no SIE. Em virtude de pendências do SIE para que o processo avaliativo de 2016 seja efetivamente informatizado em toda a UNIRIO, a realização da Avaliação de Desempenho no HUGG será postergada por período específico a ser amplamente divulgado.

A Avaliação de Desempenho deverá ser acessada no link sistemas.unirio.br/avaliacao disponível no site www.unirio.br/progepe. O prazo para o preenchimento deverá respeitar o período entre 07 de novembro a 09 de dezembro de 2016, para que não ocorram prejuízos aos servidores quanto à concessão de suas progressões por mérito.    

Mais informações podem ser obtidas no SAAPT por meio do telefone 2542-5523 ou através do email: progepe.saapt@unirio.br. Acesse o vídeo no canal do youtube, para já se familiarizar com o processo: https://www.youtube.com/watch?v=SSLEAf3VFuk"

 


 

Comprovante de Pagamento para Ressarcimento à Saúde poderá ser enviado por e-mail

 

A Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA),  por meio da Divisão de Administração de Benefícios (DAB), informa que a entrega do comprovante de pagamento do plano de saúde para a obtenção do ressarcimento à saúde  poderá ser feita através do e-mail progepe.ressarcimentosaude@unirio.br, com o objetivo de facilitar e de evitar pagamentos retroativos e tendo em vista a previsão do fechamento da folha de pagamento nos cinco primeiros dias úteis do mês de dezembro.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Administração de Benefícios (DAB) pelo telefone (21) 2542-4827 ou através do e-mail progepe.dab@unirio.br.

 


 

 SAAPT divulga procedimentos sobre Pedido de Reconsideração da Nota Final da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos 2016

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) informa que nos casos em que o servidor apresentar Nota Final inferior a 7 (sete) em sua Avaliação de Desempenho e/ou em que manifestar discordância das notas referentes aos aspectos individuais atribuídas pela chefia, o servidor poderá, por meio de formulário de requerimento próprio disponibilizado na página da PROGEPE, interpor pedido de reconsideração à sua chefia, respeitado o prazo estipulado para a realização do processo avaliativo de (07/11/2016 a 09/12/2016).

As informações que justificam o pedido de reconsideração deverão ser inseridas pelo servidor no formulário de requerimento de forma clara e concisa, para que a chefia avaliadora possa entender a situação e se manifestar. Caso considere necessário, os argumentos podem ser fundamentados em fatos, anexando-se ao processo todos os documentos disponíveis que comprovem as justificativas (e-mails, relatórios de viagem, memorandos, testemunhos, etc.). O mesmo critério vale para a chefia: esta deverá deferir ou indeferir as justificativas apresentadas pelo servidor, mas terá que apresentar fundamentação para todas as considerações elencadas.

Nos casos em que a chefia concordar com o pedido de reconsideração do servidor, ela deverá assinalar sua manifestação no formulário de requerimento, em campo apropriado, de modo que o SAAPT possa cancelar a avaliação. Nesse caso, toda a Avaliação de Desempenho do servidor será anulada e tanto a chefia quanto o servidor deverão acessar o sistema novamente para refazê-la, dentro do prazo estipulado para a realização do processo. Lembramos ainda que o encaminhamento da Progressão por Mérito (caso haja) será realizado somente após a conclusão do processo de preenchimento e envio do novo formulário através do sistema de Avaliação de Desempenho.

Após a apreciação deste pedido, com prazo máximo do dia 16/12/2016, a chefia deverá encaminhar o formulário de requerimento imediatamente ao SAAPT/PROGEPE, que atuará como mediador (caso necessário), a partir das justificativas apresentadas, avaliando junto com os envolvidos as possibilidades de revisão das notas.

 


 

 DAP informa sobre prazo para pedido de pagamento de substituição de chefia no mês de dezembro

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP), da Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA), comunica que todo pedido de pagamento referente a substituição de chefia do mês de dezembro, seja encaminhado para PROGEPE o mais breve possível, evitando assim o pagamento de exercício anterior.

Lembrando que no mês de dezembro é fechamento de exercício e a folha referente a esse mês costuma encerrar nos cinco primeiros dias úteis. Em relação aos afastamentos dos titulares são os que constam no Art. 38, § 2º da Lei 8.112 de 11 dezembro de 1990 e os substitutos são os designados em portaria.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Administração de Pessoal (DAP) pelo telefone (21) 2542-4030 ou através do e-mail progepe.dap@unirio.br.

 


 

SAST inaugura projeto de leitura

 

O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), criou o Projeto “Leitura Também É Saúde”, entendendo que a leitura traz benefícios para saúde como: aumento de concentração, diminuição do stress, fortalecimento da memória, momentos de relaxamento e prazer, etc. O Caixote de livros fica no 21º andar da PROGEPE.

 

Marina Alecrim, Assistente Social do SAST, uma das responsáveis pelo projeto

 

A proposta é que não haja nenhum controle sobre os livros, isto é, qualquer pessoa pode colocar ou retirar qualquer livro no caixote. Assim o Projeto é iniciado pelo SAST, mas será autogerido por todos. O objetivo é oferecer um ambiente onde todos possam trocar e sentir os benefícios da leitura para a saúde. Todos os servidores e funcionários da UNIRIO estão convidados para participar desse projeto. A PROGEPE fica localizada na Av. Presidente Vargas, nº 446, 21º andar, Centro.

Mais informações sobre o Projeto "Leitura Também É Saúde” podem ser obtidas pelo telefone (21) 2264-1486 ou através do e-mail progepe.sast@unirio.br.

 

Rosilene Domício, funcionária terceirizada da PROGEPE e primeira leitora do projeto

 

 José Carlos, servidor reintegrado da PROGEPE e primeiro leitor

do projeto “Leitura Também É Saúde”




Retribuição por Titulação e Aceleração da Promoção devem ser solicitadas por docente

  

A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, através da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) informa que os docentes que possuem Mestrado ou Doutorado para que façam jus a Retribuição por Titulação (RT) devem preencher o requerimento para Retribuição por Titulação e apresentar a documentação necessária: Diploma ou Ata de Defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (dissertação, tese, etc.); Reconhecimento da CAPES do Curso/Instituição de Ensino da Titulação em questão e Termo de posse (caso ainda não tenha progredido)  ou Portaria da última progressão funcional ou promoção. Em relação à Aceleração da Promoção (para os casos de finalização de estágio probatório), nos termos da Lei 12.772/2012, devem preencher o formulário e apresentar a mesma documentação.

O presente requerimento, juntamente com os devidos documentos, deverão ser encaminhados à Unidade de Arquivo e Protocolo de referência, para abertura de processo e à PROGEPE para as providências. Os efeitos financeiros vigoram a partir da data de recebimento deste Formulário no Departamento do servidor. Vale ainda ressaltar que a Chefia do Departamento deverá dar ciência ao Colegiado da Titulação do Docente, paralelamente ao encaminhamento do processo.

Essa referida solicitação não se aplica aos docentes a serem promovidos à classe de Professor Associado, tendo em vista que o título de doutorado é exigência para essa promoção, sendo portanto a RT paga sem essa solicitação.

Mais informações podem ser obtidas na Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente (DAFFP) pelo telefone (21) 2542-5516 ou através do e-mail progepe.daffp@unirio.br.





Como fazer pesquisa no Diário Oficial da União?


O Diário Oficial da União (D.O.U) publica na Seção 1: Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral, na Seção 2: Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal, na Seção 3: Contratos, editais, avisos e ineditoriais e no Diário da Justiça: Publicação dos atos de caráter judicial. 

Desde 1º de janeiro de 2011 que a Imprensa Nacional deixou de editar, imprimir, disponibilizar e distribuir o Diário da Justiça. O D.O.U. disponibiliza várias formas de pesquisa:

  • Para pesquisar qualquer palavra, basta inserir o termo desejado. Exemplo:

    Portaria

  • Para pesquisar uma expressão, basta digitar o termo desejado entre aspas duplas. Exemplos:

Frase: “autorização de pesquisa”

Palavra: “Portaria”

Números (CPF, CNPJ...): “000.000.000-00”

  • Para pesquisa fonética, basta informar uma palavra que tem a mesma pronúncia apesar de estar grafada de maneira distinta. Exemplos: 

Marcus/Marcos

Sousa/Souza

infra-estrutura/infraestrutura.     Para mais informações acesse  http://portal.imprensanacional.gov.br/

 


 

 


 

 

 

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Estimam-se 61.200 casos novos de câncer de próstata para o Brasil em 2016. Esses valores correspondem a um risco estimado de 61,82 casos novos a cada 100 mil homens. No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e visando a diminuir a taxa de mortalidade que ainda é alta, acontece mundialmente o movimento Novembro Azul, iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames.

 

 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a detecção precoce de um câncer compreende duas diferentes estratégias: uma destinada ao diagnóstico em pessoas que apresentam sinais iniciais da doença (diagnóstico precoce) e outra voltada para pessoas sem nenhum sintoma e aparentemente saudáveis (rastreamento). O Instituto Nacional de Câncer (INCA) mantém a recomendação de que não se organizem programas de rastreamento para o câncer da próstata e que homens que demandam espontaneamente a realização de exames de rastreamento sejam informados por seus médicos sobre os riscos e provável ausência de benefícios associados a esta prática. Fontes: INCA, Padrão, Floratapharma

A Sala de Atendimento da PROGEPE fica localizada na Av. Presidente Vargas nº 446, 20º andar, Centro. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2263-6911 ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

 


 

 

 

 

Na condição de editores, desta coluna, solicitamos ao Diretor do Hospital Universitário Gaffreé e Guinle (HUGG), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dr. Fernando Ferry, que nomeasse um  profissional da área médica daquela unidade de nossa universidade para ser o homenageado nesta edição. Ao final chegou-se a escolha e, em decorrência, a aceitação imediata pela Gestão de Relacionamentos. Deste modo, fomos ao encontro do nosso homenageado, Dr. IRINEU RUBINSTEIN, atualmente, responsável pela Residência Médica do Serviço de Urologia do HUGG-UNIRIO; Professor Associado de Urologia, além de ser detentor de um vasto conhecimento nessa área da ciência médica, como iremos elencar mais a frente.

 

 Dr. Irineu Rubinstein, Chefe do Serviço de Urologia e

Professor Associado de Urologia do HUGG

 

Dr. IRINEU é um profissional com vasta experiência em sua área de especialização e tem alto conceito entre seus pares, sendo para nós um tarefa difícil para estratificar todo seu legado nesta matéria ora aqui apresentada, sendo que seu vasto currículo pode ser acessado na plataforma Lattes. Mas, em resumo, apresentamos seu perfil CIENTÍFICO-PROFISSIONAL, não só como MÉDICO, mas também como PROFESSOR, ESCRITOR e autor de vários trabalhos científicos publicados em REVISTAS ESPECIALIZADAS de prestígio e alcance internacional.

Atua como Chefe do Serviço de Urologia do HUGG e também como Professor Associado da Escola de Medicina e Cirurgia na Disciplina de Urologia ministrando aulas nos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado profissionalizante em Técnicas Videoendoscópica. Participa também da orientação de diversas Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado em Urologia. Ingressou em 2002 na UNIRIO e implantou a Residência Médica em Urologia do HUGG.

Formado em Medicina pela Faculdade Federal de Medicina de Santa Maria/RS (1969). Possui Residência em Urologia – HUPE – UERJ (1971), Mestrado em Nefrologia - UERJ (1982), Doutorado em Cirurgia Geral – UFRJ (1989) e Doutorado em Urologia – UNIFESP (1994).

É membro de diversas sociedades voltadas para a sua área de atuação. Participou como Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Urologia (1999-2001); Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia; Membro da Sociedade Internacional de Urologia; Membro Correspondente da American Urological Association (AUA); Membro Correspondente da European Association of Urology (EAU); Membro Correspondente da British Association of Urology; Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Membro Colégio Internacional de Cirurgiões.


 

 Dr. Irineu com parte da equipe do Serviço de Urologia do HUGG


 

Publicou os seguintes livros:  "Urologia Feminina”- Fundo Editorial Byk, 1999; "Incontinência urinária" - Ed. Atheneu, 2001 e “Controle sua bexiga” – Ed. Ediouro, 2005. Escreveu também capítulos de diversos livros e publicou dezenas de trabalhos nacionais e internacionais como destacamos: "25 Annual EAU Congress", European Association  of Urology em Barcelona (2010); "Annual Meeting of the American Urological Association" em São Francisco, na Califórnia (2010.); "I Fórum de Residência Médica em Urologia", Sociedade Brasileira de Urologia (2010), Salvador/BA; "Controvérsias em Urologia", Participação XIII Jornada de Urologia do Hospital Memorial - Sociedade Brasileira de Urologia - Seeccional Rio de Janeiro (2010); "Cistite aguda na mulher. Como abordar nas diversas fases da vida", FEBRASGO (2010); Congresso Internacional de Ginecologia - Rio de Janeiro (2010); "IV Simpósio Internacional de Cirurgia Reconstrutora e I Curso prático Internacional de cirurgia uretral", HUGG (2010); "Câncer de próstata", XXX Jornada Científica do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle - Semana de integração HUGG - Escola de Medicina e Cirurgia (2010); "XIX Jornada Carioca de Urologia", Sociedade Brasileira de Urologia (2010); "Massa renal no idoso", XIX  Jornada Carioca de Urologia, Rio de Janeiro (2010); "ENDO-LIVE  2011", Rio de Janeiro (2011); "Incontinência", V Congresso Médico - UNIMED (2011); "Avanços no tratamento da HPB e câncer prostático. Incontinência urinária feminina e litíase  urinária", XIV  Jornada de Urologia do Hospital Memorial. - Sociedade Brasileira de Urologia - Seccional Rio de Janeiro (2011); "XXXIII Congresso Brasileiro de Urologia", Florianópolis/SC (2011);   “Análise Retrospectiva dos Resultados de uma Série de 254 Casos de Prostatectomia Radical Laparoscópica", XXXIII Congresso Brasileiro de Urologia, Florianópolis (2011).

 

 Dr. Irineu com a equipe do HUGG durante a comemoração pelo seu aniversário

 

O grupo familiar é composto pela esposa Luiza Rubinstein, os filhos Dr. Marcelo Rubinstein – Prof. de Engenharia da UERJ e Dr. Maurício Rubinstein – Prof. de Urologia – HUGG – UNIRIO, que trabalha junto com Dr. Irineu no Hospital Universitário. Além dos netos  Pedro, Tiago, Marina e Bernardo e do irmão  Dr. Samuel Rubinstein – Engenheiro. Tem como hobbies a música e a leitura. Teve como momento marcante o ingresso na UNIRIO através de Concurso Público e quando implementou  a  Residência Médica em Urologia no HUGG. “A UNIRIO representa a continuidade da minha vida acadêmica, realização de vários projetos científicos e a maneira de ajudar aos pacientes”, finalizou Dr. Irineu Rubinstein.