Você está aqui: Página Inicial / Outubro/2015 - Ano I - Nº 006

Outubro/2015 - Ano I - Nº 006

Informativo Mensal – Outubro de 2015 – Ano I – Nº 006


Concurso “O QUE É SER SERVIDOR PÚBLICO PARA VOCÊ? TRANSFORME ISSO EM UMA IMAGEM” está com inscrições abertas até o dia 9 de outubro

 

Os servidores, funcionários terceirizados e reintegrados da UNIRIO terão até o dia 9 de outubro para participar do concurso “O QUE É SER SERVIDOR PÚBLICO PARA VOCÊ? TRANSFORME ISSO EM UMA IMAGEM” enviando uma foto relacionada a esse tema. Este é o primeiro tema do Projeto Educação e Imagem - “POR SEU OLHAR, SERVIDOR: OLHAR PARA EDUCAR”  criado para os trabalhadores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

 O concurso é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE/DDP/DAFFP), através do Setor de Formação Permanente (SFP) e tem como objetivo conhecer as imagens produzidas pelos servidores da UNIRIO e suas significações, estimulando a sensibilidade, o olhar crítico e consciente através da fotografia.                                      

As fotos, no formato .JPEG e em boa resolução, deverão ser enviadas para o e-mail progepe.sfp@unirio.br com o assunto “Por seu olhar, servidor”. A votação será on-line de 10 a 19 de outubro e contará com a particpação de toda comunidade. O resultado será divulgado no dia 23 de outubro de 2015. O vencedor será premiado no evento sobre o Dia do Servidor no dia 28 de outubro, momento em que será realizado uma oficina para discutir com os trabalhadores reflexões a partir das imagens dos servidores.

 

            Contamos com a participação de todos!

 

            Acesse o edital: http://migre.me/rBsb1

            Para mais informações sobre o Projeto: http://migre.me/rBsdG

 

 Por seu olhar servidor



PROGEPE realizará evento sobre o DIA DO SERVIDOR

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) fará um evento sobre DIA DO SERVIDOR nos dias 28 e 29 de outubro que problematizará os desafios da gestão de pessoas em tempo de crise. O encontro que tem peridiocidade anual, possui como proposta promover discussões e orientações sobre os direitos e deveres dos servidores na área de pessoal. Neste ano serão realizadas palestras e oficinas para os servidores, como a oficina “Por Seu Olhar, Servidor”, que visa a discussão e reflexão sobre as imagens produzidas pelos servidores durante o concurso de Fotografia “O QUE É SER SERVIDOR PÚBLICO PARA VOCÊ? TRANSFORME ISSO EM UMA IMAGEM”. Neste dia, o vencedor do concurso será homenageado.

No segundo dia do evento, as oficinas irão acontecer no Campus da PROGEPE. Toda a comunidade acadêmica da UNIRIO poderá participar. Os interessados deverão se inscrever na oficina do dia 28 de outubro, “Por Seu Olhar, Servidor”,  entre os dias 10 a 19  e nas oficinas  do dia 29 entre os dias 19 e 23 de outubro, conforme listado a seguir.

Informamos a programação preliminar o evento. O cronograma oficial será divulgado posteriormente.


 Data: 28 de outubro de 2015

Local: Auditório Vera Jancopulos


10h às 12h

Mesa de discussão “O Dia do Servidor em tempos de crise” – Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e convidados

 14h às 16h

Premiação do Concurso de Fotografia “O QUE É SER SERVIDOR PÚBLICO PARA VOCÊ? TRANSFORME ISSO EM UMA IMAGEM” e Oficina “Por seu olhar, servidor” – Setor de Formação Permanente (SFP) e Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT). As inscrições para essa oficina poderão ser realizadas através do link http://migre.me/rAPnh (INSCRIÇÃO: entre os dias 10 e 19 de outubro)


Data: 29 de outubro de 2015

Local: Campus da PROGEPE - 21° andar (INSCRIÇÃO: entre os dias 19 e 23 de outubro)


  10h às 12h

Oficina “Dimensionamento da Força de Trabalho” – Setor de Provimentos e Movimentação Funcional (SPMF)

  10h às 12h

Oficina “Insalubridade” – Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST)

  10h às 12h

Oficina “Progressão por capacitação e incentivo à qualificação” – Setor de Formação Permanente (SFP)

  14h às 16h

Oficina “Aposentadoria e abono de permanência” – Divisão de Administração de Benefícios (DAB)

  14h às 16h

Oficina “SIGEPE: como acessar o contracheque e as férias” – Divisão de Administração de Pessoal (DAB), Seção de Pagamento de Pessoal (SPP) e Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP)


O Auditório Vera Janacopulos fica localizado na Av. Pasteur, n°296, Urca e o Campus da PROGEPE na Av. Presidente Vargas n°446, 21°andar, Centro.




DAP informa o prazo para solicitações na Folha de Pagamento do mês de outubro

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que os documentos a serem incluídos na folha de pagamento do mês de outubro (no qual recebemos em novembro), deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 07 de outubro de 2015, na Seção de Pagamento de Pessoal e Seção de Cadastro e Registro de Pessoal. Documentos entregues após essa data serão processados na folha do mês de novembro.  Além disso, entre os dias 07 e 13/10/2015, a Seção de Pagamento de Pessoal/SPP/DAP e a Seção de Cadastro e Registro de Pessoal/SCRP/DAP/DGPA/PROGEPE não farão atendimento ao público, somente trabalho interno.

Mensalmente essas informações sobre os prazos para entrega dos documentos são publicadas no site da PROGEPE. Para outras informações e solicitações os servidores deverão entrar em contato com a Divisão de Administração de Pessoal/DAP/DGPA, pelo telefone (21) 2542-4030 ou através do e-mail progepe.dap@unirio.br.

 


 


ASUNIRIO divulga nova definição sobre das essencialidades durante a greve


O Comando Local de Greve dos TAE (Técnico-Administrativos em Educação), por meio da Associação dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (ASUNIRIO), divulgou em 28 de setembro de 2015 através do Ofício Comando Local de Greve n° 019/2015, que os processos que interferem diretamente na remuneração dos servidores e que podem gerar "exercício anterior" foram liberados para tramitar como essencialidade. Essa medida foi aprovada de acordo com deliberação da Assembleia realizada em 24 de setembro. No que se refere às açoes da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, os assuntos considerados essenciais são os seguintes:

 

TODAS AS PROGRESSÕES FUNCIONAIS;

INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO;

ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE;

ABONOS PERMANÊNCIA;

APOSENTADORIAS (INVALIDEZ - COMPULSÓRIA - VOLUNTÁRIA).


Informamos que os processos referentes a esses assuntos serão encaminhados por ordem de entrada na PROGEPE. Os servidores poderão acompanhar a movimentação/encaminhamento destes pelo SIE.

No que diz respeito aos processos relacionados a pedidos de adicionais de insalubridade e periculosidade, dos 75 processos que estão na PROGEPE, o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST/DPS/DDP) conseguirá dar andamento apenas aos processos que envolvem riscos biológicos (49 processos), pois os seus respectivos laudos são elaborados de forma qualitativa, ou seja, não há necessidade de mensuração de riscos. Já os processos que estão associados a mensuração de riscos físicos e/ou químicos (ao todo 26), que necessitam de elaboração de laudo quantitativo, não poderão ser concluídos sem a aquisição de equipamentos e a contratação de serviço de análise laboritarial das substâncias químicas, conforme Orientação Normativa nº6/2013 e Norma Regulamentadora nº15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Ressaltamos que os equipamentos, bem como as análises laboratoriais em questão foram solicitados à PROAD em março de 2015.  




SAAPT realiza reuniões na UNIRIO sobre o processo de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos 

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) realizou reuniões em diversos campus da UNIRIO com o objetivo de explicar os procedimentos sobre Avaliação de Desempenho de 2015. A primeira reunião foi realizada na Sala de Treinamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), no dia 03 de setembro. No Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) foi realizado o segundo encontro no dia 10 de setembro. No dia 17 de setembro, no Auditório Tércio Pacitti, no CCET (Centro de Ciências Exatas e Tecnologia) e no dia 24 de setembro foi no Auditório Soares de Meirelles, do IB (Instituto Biomédico). Participaram das reuniões 100 servidores técnico-administrativos ao todo.

A Avaliação de Desempenho é um instrumento para a melhoria das condições de trabalho e não apenas uma etapa para a obtenção da Progressão por Mérito Profissional. Portanto, deve ser respondida por todos os servidores Técnico-Administrativos que ingressaram na UNIRIO até o dia 01/07/2015, inclusive os reintegrados e aqueles que já se encontram no topo da carreira. Os formulários, que estão disponibilizados no site da PROGEPE, deverão ser encaminhados à PROGEPE após a impressão e preenchimento pelo servidor e chefia.

avaliação progepe

Reunião sobre a Avaliação de Desempenho/2015 realizada

na Sala de Treinamento  da PROGEPE no dia 03 de setembro



 avaliação hugg

                                                     Encontro no Anfiteatro Geral do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle        

                                                                         (HUGG) realizado pela equipe do SAAPT



avaliação ccet

                                                        A terceira reunião foi realizada no Auditório Tércio Pacitti, no CCET

                                                                        (Centro de  Ciências Exatas e Tecnologia)



avaliação ib

    O Auditório Soares de Meirelles, do IB (Instituto Biomédico) 

foi a sede da quarta reunião do SAAPT


O SAAPT tem como objetivo principal auxiliar no fortalecimento da ação dos trabalhadores da UNIRIO enquanto sujeitos de seu processo de trabalho, através de atividades que estimulem a reflexão sobre a organização, condições e relações de trabalho, bem como sua formação política. Dessa maneira, a Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos de 2015, adquire uma importância ímpar, na medida em que é capaz de apontar dados sobre o processo de trabalho de todos desta Universidade, de forma a permitir o planejamento das mais variadas ações voltadas para a política de gestão de pessoas, bem como a construção de intervenções que ajudem a tornar a UNIRIO uma instituição cada vez mais comprometida em oferecer um serviço público de qualidade. 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT)  pelo telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail: progepe.saapt@unirio.br.





Formulário de Avaliação de Desempenho dos Técnico-Administrativos deve ser preenchido e encaminhado até 30 de outubro por todos os servidores técnico-administrativos


Os procedimentos de impressão, preenchimento e encaminhamento dos formulários da Avaliação de Desempenho/2015 deverão ser realizados respeitando o período de 01 a 30 de outubro de 2015. As Avaliações devem ser preenchidas pelo servidor a ser avaliado e sua Chefia Imediata.  TODOS os servidores técnico-administrativos deverão participar, incluindo os reintegrados e aqueles que já atingiram o topo da carreira. Para ter acesso ao Formulário de Avaliação de Desempenho/2015 basta acessar o site da PROGEPE no endereço http://www.unirio.br/progepe/avaliacao-de-desempenho-2015.

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT) responsável pela Avaliação de Desempenho postou no Canal do YouTube no endereço  https://www.youtube.com/watch?v=sH9mbFjESHw um vídeo explicativo sobre o tema. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT)  pelo telefone (21) 2542-5523 ou através do e-mail: progepe.saapt@unirio.br.


saapt video

 


 

 

nossa gente


Com 39 anos de serviços dedicados à Unirio, o servidor ELOI BARBOSA, foi escolhido como nosso homenageado desta edição do PROGEPE informa. Agradecemos desde já a pronta aceitação do entrevistado, bem como a concordância do Diretor do DAA (Diretoria de Atividades de Apoio) e da  Pró-Reitora de Administração (PROAD). O servidor trabalha  na Reprografia, localizada  no Campus Reitoria, na Urca.

Admitido na Unirio, em 01/10/1976, para trabalhar como AUXILIAR de PORTARIA, posteriormente, passou para o cargo de AUXILIAR de ARTES GRÁFICAS e REPROGRAFIA. Sua carreira profissional começou no Ministério da Justiça, como integrante da equipe encarregada da limpeza e conservação. Ao final desse contrato, passou para a FEFIERJ (Federação das Escolas Federais Isoladas do Estado do Rio de Janeiro), na gestão do então Reitor José Maria Bezerra de Paiva.  Neste momento, foi indicado para trabalhar com o Coronel Almeida e o colega Bosco e, assim, com satisfação Eloi preparava o cafezinho entre outras tarefas a ele delegadas naquela ocasião.

Seu local de trabalho era no prédio da central na Rua Souza Aguiar depois no prédio da Presidente Vargas, passou pelo Campus da Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo e, por último, no Campus Reitoria, na Urca e se orgulha de estar até hoje, aqui na UNIRIO, sempre pronto para atender as demandas diárias sem medir esforços.

Na reprografia, atende a todos, indistintamente, com maior presteza e atenção. Lembrou que no passado produziu muito trabalho para os Conselhos, dando sugestões para não haver desperdício de material e já pensava em reciclagem dos materiais que eram descartados, inclusive, em edições de jornais que circulavam na época. Durante a entrevista com o servidor, colhemos o depoimento da Professora Danielle Galdino, docente da Faculdade de Enfermagem, que na presença do entrevistado declarou que o mesmo é muito eficiente e fantástico, portanto merecedor do reconhecimento pelo seu trabalho.

Todos os dias parte do bairro de Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, com destino a zona sul até chegar à Urca. Este deslocamento diário é feito com uma duração de duas horas e meia, podendo chegar a três horas, tanto para ir e voltar ao seu domicílio. Apesar de ter tempo para se aposentar, o colega Eloi, no momento, não pensa nisso, pois declarou considerar a Unirio sua casa e ser um ambiente acolhedor e familiar, além de ser um excelente ambiente de trabalho, onde conquistou grandes amizades ao longo de quase quatro décadas.

Seu grupo familiar é composto por dois filhos: Rafael e Daiane, que lhe deram três netos, mas seu companheiro mais próximo é o neto Gabriel ao qual já ensina o ofício no campo da reprografia e no trato com as pessoas. Em suas horas de folga e nos feriados e fins de semana, assiste o campeonato de futebol dos “peladeiros” de Santa Cruz e tem grande simpatia pelo time denominado Oriente.

Aos colegas que ingressaram na UNIRIO, recentemente, deseja que fiquem aqui muitos anos trabalhando, mas sempre com muita eficiência para o bem e o progresso da Instituição.



eloi 1

                                                                 O servidor Eloi atuando no serviço de Reprografia



eloi 2

                                                                      Eloi foi elogiado pela Profª Danielle Galdino,

                                                                                    da Escola de Enfermagem



eloi 4

                                                                            Eloi mostra ao neto Gabriel o ofício da

                                                                      reprografia na antiga máquina de cortar papel



Equipe GERE - Editoração do Informativo