Você está aqui: Página Inicial / Outubro de 2018 – Ano IV – Nº 042

Outubro de 2018 – Ano IV – Nº 042

Informativo Mensal – Outubro de 2018 – Ano IV – Nº 042


PROGEPE promove evento em homenagem ao Dia do Servidor


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Gestão de Relacionamentos (GERE) e do Setor de Formação Permanente (SFP), está organizando o evento em comemoração ao Dia do Servidor, no dia 24 de outubro, quarta-feira, das 9h30min às 17h, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

O tema deste ano será Qualidade de Vida do Servidor Público e na parte da manhã terá palestras intituladas “Ambiente Alimentar Institucional: ações e estratégias para a promoção da alimentação saudável dos servidores” com a professora Juliana Furtado Dias, do Departamento de Nutrição Aplicada (UNIRIO) e “Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida: depende de quem?” com as professoras Solange Campos Vicentini (Instituto Biomédico – UNIRIO) e Eliane Dantas Rocha (Instituto Biomédico – UNIRIO).

O evento terá a mesa de abertura com a presença do Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca, do Vice-Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso e dos Pró-Reitores da UNIRIO. Haverá programação cultural com o Fragmento do Musical O Primo da Califórnia

No horário da tarde, a abertura será com o Duo de Violões de Thiago Gonçalves & Igor Souza e após a apresentação musical, a psicóloga da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Bianca Cristina S. Janssens,  ministrará palestra sobre o tema “Gerencie suas Emoções”. Em seguida, terá a apresentação do Livro “Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE UNIRIO”, com o administrador e servidor reintegrado da UNIRIO, José Antônio de Oliveira.

Finalizando o encontro, o Vice-Reitor da UNIRIO e presidente da Comissão de Acessibilidade da UNIRIO, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso, juntamente com a Gestão de Relacionamentos e a Associação dos Servidores Municipais, Estaduais e Federais do Rio de Janeiro (ASSIST), fará a premiação dos três vencedores da 3ª Edição do Banco de Ideias com o tema Acessibilidade.

Durante toda a atividade estará acontecendo a II Feira de Talentos da UNIRIO, no Hall do Auditório Vera Janacopulos. Haverá sorteio de brindes. Confira a Programação do evento Dia do Servidor e participe!!!

 

                                                                               

 

 


 

                              

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Prorrogadas as inscrições do Banco de Ideias sobre o tema Acessibilidade até o dia 18 de outubro


A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Gestão de Relacionamentos (GERE), comunica que foram prorrogadas as  inscrições para a 3ª Edição do projeto Banco de Ideias até o dia 18 de outubro, quinta-feira.  Todos os seguimentos da comunidade universitária (Docentes, Técnico-Administrativos, Reintegrados, Aposentados, Terceirizados e Discentes) podem participar enviando ideias sobre o tema Acessibilidade.  Confira o Edital

Faça a inscrição pelo link: https://goo.gl/forms/CFn1gegOj87JdgVM2 ou através do formulário impresso que deverá ser entregue pessoalmente no Setor da Gestão de Relacionamentos, localizada na Unidade da PROGEPE, na Av. Presidente Vargas, nº 446, 21º andar, Centro.

A comissão julgadora irá avaliar as melhores propostas de acordo com os seguintes critérios: qualidade; viabilidade técnica; otimização dos serviços e processos da Universidade; motivação e impacto potencial. As três melhores ideias serão premiadas no dia 24 de outubro, durante as comemorações pelo Dia do Servidor Público, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

O projeto  busca estimular a comunidade universitária a participar do processo de desenvolvimento da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  Mais informações podem ser obtidas na Gestão de Relacionamentos através do e-mail progepe.gere@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-3987.

 



_________________________________________________________________________________________________________________________________________


Formulário da Avaliação de Desempenho 2018 já pode ser acessado

 

O Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que já está disponível para preenchimento o formulário da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos de 2018 até o dia 14 de novembro.

Avaliação deve ser respondida por todos os Servidores Técnico-Administrativos que ingressaram na UNIRIO até o dia 18/07/2018, inclusive aqueles que já se encontram no topo da carreira. Em relação aos servidores do HUGG, devido pendências de correção de dados no SIE, a avaliação ainda não está informatizada, portanto continuarão sendo realizadas com formulários disponíveis na página da PROGEPE a serem impressos por chefia ou servidor, preenchidos e entregues ou enviados ao SAAPT. A Avaliação de Desempenho deverá ser acessada no site www.unirio.br/progepe clicando-se em “Avaliação de Desempenho 2018”. O prazo para o preenchimento deverá respeitar o período entre 15 de outubro e 14 de novembro de 2018, para que não ocorram prejuízos aos servidores quanto à concessão de suas progressões por mérito.  

Haverá divulgação nos campi da Universidade sendo importante o comparecimento de todos os participantes do processo avaliativo (chefias e servidores). Confira as datas e os locais:

Dia 19/10, às 10h, Instituto Biomédico, Auditório;

Dia 22/10, às 11h, Avenida Rio Branco, 135, 13º andar;

Dia 22/10, às 14h, PROGEPE, sala de treinamento e atendimento, 20º andar;

Dia 22/10, às 10:30h, Campus 458 da Urca, Auditório Paulo Freire;

Dia 23/10, às 10:30h, Campus da Reitoria, Sala 302, da Escola de Enfermagem.

 

Veja o relatório com os dados preliminares levantados a partir das Avaliações de Desempenho do ano de 2017 acessando: www.unirio.br/progepe/avaliacao-de-desempenho. Mais informações podem ser obtidas no SAAPT por meio do telefone 2542-5523 e do e-mail: progepe.saapt@unirio.br

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________



A importância do cadastramento dos dependentes para a concessão da licença por motivo de doença em pessoa da família

 

A Licença por motivo de doença em pessoa da família está prevista no art. 83, da Lei 8.112, de 1990 e no Decreto 7.003, de 2009 e ON SRH/MP nº 03, de 23/02/2010, republicada em 18/03/2010.

O perito irá realizar perícia oficial singular ou junta oficial em saúde, conforme o período de afastamento.

Para efeito de concessão da licença, considera-se pessoa da família:

Þ Cônjuge ou companheiro;

Þ Mãe e pai;

Þ Filhos;

Þ Madrasta ou padrasto;

Þ Enteados;

Þ Dependente que viva às expensas do servidor e conste de seu assentamento funcional.


A licença para acompanhamento de pessoa da família, incluídas as prorrogações, poderá ser concedida a cada período de 12 meses, nas seguintes condições:

Þ Por até 60 dias, consecutivos ou não, mantida a remuneração do servidor;

Þ Após os 60 dias, por até mais 90 dias, consecutivos ou não, sem remuneração, não ultrapassando o total de150 dias, incluídas as respectivas prorrogações.

 

É importante que o servidor mantenha atualizado o cadastro de seus dependentes na Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) ou as licenças não poderão ser concedidas. O servidor deve confirmar a situação cadastral de seus familiares.

 

Para mais informações sobre cadastramento de dependentes na Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) através do e-mail progepe.scrp@unirio.br.

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________




Um dia dedicado ao servidor público da Unirio

 

No dia 28 de outubro,  comemora-se o dia do servidor público. É uma data simbólica dedicada ao reconhecimento de todos que se dedicam e se empenham para o bom funcionamento de uma instituição pública. Em homenagem ao servidor da Unirio, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio do Setor de Formação Permanente e da Gestão de Relacionamentos, convida todos os docentes e técnico-administrativos a participar de uma programação especial no dia 24 de outubro, quarta-feira, das 10h às 17h, no auditório Vera  Janacopulos, no campus da Reitoria na Urca. A ideia do evento é abrir um espaço de socialização entre os servidores e a comunidade acadêmica em geral, além de proporcionar um dia agradável e prazeroso  a todos os profissionais da Unirio.

Para abrir a programação, teremos o tradicional boas-vindas da mesa composta pelo Reitor, Vice-Reitor e Pró-Reitores da universidade. Em seguida, haverá uma palestra com a professora Juliana Furtado do Departamento de Nutrição Aplicada, e, na sequência, as professoras Solange Vicentini e Eliane Rocha, do Instituto Biomédico, conduzirão uma dinâmica de integração e apresentarão, além do projeto de extensão SABEQ, uma esquete teatral  abordando o  tema: “Saúde, Bem-estar e Qualidade de Vida: depende de quem?

 


Solange e Eliane, professoras do IB, apresentarão esquete teatral no evento

 

Paralelamente, no hall do auditório, acontecerá também a II Feira de Talentos da UNIRIO, que tem como objetivo valorizar, conhecer e divulgar os múltiplos talentos dos servidores, mostrando suas aptidões fora do ambiente de trabalho.  Neste espaço de integração, haverá exposição de fotografias, de trabalhos manuais (aplicações em tecidos, bordados, patchwork etc)  de  iguarias gastronômicas e avaliação de bioimpedância, entre outras atividades.

No início da tarde, o duo de violões Tiago Gonçalves & Igor Souza, alunos do curso de Música da Unirio, apresentará um repertório com grandes obras da música popular brasileira.  Na sequência, Bianca Cristina Silva Janssens, psicóloga da UFRRJ, fará uma palestra  intitulada “Gerencie suas Emoções”.

Além da cerimônia de premiação da 3ª edição do projeto Banco de Ideias cujo tema deste ano é acessibilidade, convidamos o servidor  José Antônio de Oliveira para autografar o seu último livro Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação. Haverá ainda sorteio de diversos brindes ao longo do dia.

Esperamos por vocês! Até lá!

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

_________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

ERGONOMIA

 

 

A Ergonomia está relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e o ambiente a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema.  O seu objetivo é contribuir para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas de modo a torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas (ABERGO, 2018).

A Ergonomia tem vários domínios de especialização, dentre os quais, destacam-se os aspectos físicos, cognitivos e organizacionais. A Ergonomia física está relacionada a postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde. A Ergonomia cognitiva refere-se aos processos mentais, incluindo o estudo da carga mental de trabalho e o estresse por exemplo. A Ergonomia organizacional concerne à otimização dos sistemas sóciotécnicos, incluindo dentre outros elementos: projeto de trabalho, trabalho em grupo, cultura organizacional e gestão da qualidade (ABERGO, 2018).

Um elevado número de enfermidades e acidentes no trabalho são decorrentes da ausência de medidas ergonômicas apropriadas. A aplicação de princípios ergonômicos alcançou somente um número limitado de postos de trabalho, a despeito de seu grande potencial para melhorar as condições de trabalhos e a produtividade (OIT, 2018).

Existem diversos benefícios na adoção de práticas ergonômicas nas instituições, como, por exemplo: redução do número de licenças por problemas de saúde e acidentes de trabalho;  trabalhadores mais motivados e atentos com a tarefa exercida; e consequentemente, aumento de produtividade (INBEP, 2018).

Mas como podemos aplicar práticas ergonômicas?

A Ergonomia pode ser aplicada através da ginástica laboral, intervalos regulares e rotatividade de tarefas, além da adaptação do ambiente de trabalho de acordo com as necessidades do trabalhador.

A ginástica laboral refere-se à prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada de trabalho, com a finalidade de prevenção de doenças ocupacionais. Além dos benefícios físicos, a prática da ginástica laboral proporciona ganhos psicológicos, como a diminuição do estresse e o aumento de motivação (PORTAL ERGONOMIA NO TRABALHO, 2018). Então, realize exercícios físicos! Diga não ao sedentarismo!

Não fique muito tempo na mesma posição, intercale atividades, faça pausas, principalmente, se você trabalha de pé e use sapatos confortáveis, isso reduzirá o inchaço nas pernas e nos pés, varizes, dores nas costas e o cansaço muscular. A rotatividade de atividades auxilia o sistema musculoesquelético e ainda renova as energias!

Busque realizar as suas atividades com postura adequada, de forma a evitar problemas na coluna dorsal e sérios problemas de saúde, como a LER — Lesão por Esforço Repetitivo — ou a DORT — Doença Osteomuscular Relacionada ao Trabalho. A Norma Regulamentadora nº 17 (NR-17) recomenda as adaptações necessárias ao mobiliário e às estações de trabalho para que o trabalhador mantenha uma postura adequada.

Dessa forma, a aplicação da Ergonomia no âmbito da atividade do trabalho é essencial para o bem-estar físico e psíquico dos trabalhadores e deve ser incentivada pelos gestores a fim de propiciar melhorias no ambiente de trabalho.

 

REFERÊNCIAS

ABERGO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ERGONOMIA. O que é Ergonomia. Disponível em: < http://www.abergo.org.br/>. Acesso em: 14 set. 2018.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 17 – Ergonomia. Disponível em: < http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR17.pdf>. Acesso em: 14 set. 2018.

INBEP. Ergonomia: Os benefícios que ela traz às organizações. Disponível em: 

<http://blog.inbep.com.br/dicas-de-ergonomia-nas-empresas>. Acesso em: 14 set. 2018.

 OIT. Pontos de Verificação Ergonômica. São Paulo: FUNDACENTRO, 2018. 304 p.

PORTAL ERGONOMIA DO TRABALHO. Ginástica laboral. Disponível em: <http://www.ergonomianotrabalho.com.br/gl.html>. Acesso em: 14 set. 2018.

 

 ________________________________________________________________________________________________________________________________________