Você está aqui: Página Inicial / Julho/2015

Julho/2015

Informativo PROGEPE nº 003

 

MEC destina 321 vagas para o Hospital Universitário Gafrée e Guinle


Fruto das lutas sociais e do envolvimento de toda gestão e comunidade universitária em prol do fortalecimento do Hospital Universitário, o HUGG recebeu, via Portaria Interministerial nº 217, de 16 de junho de 2015, 321 vagas de servidores técnico-administrativos. O provimento das vagas é resultado da Ação Civil Pública nº 0008716-56.2014.4.02.5101 proferida pelo Ministério Público que determina, em primeira instância, a substituição de todos os “bolsistas” vinculados à área fim do Hospital. Para isso, será realizado um processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais referente as 321 vagas, conforme Portaria Interministerial nº 218, de 16 de junho de 2015 (em anexo) e, posteriormente o Concurso Público para o provimento por servidores regidos pelo RJU.



 

DAP informa o prazo para solicitações na Folha de Pagamento do mês de julho

 

A Divisão de Administração de Pessoal (DAP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), informa que os documentos a serem incluídos na folha de pagamento do mês de julho (no qual recebemos em agosto), deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 10 de julho de 2015, na Seção de Pagamento de Pessoal e Seção de Cadastro e Registro de Pessoal. Documentos entregues após essa data serão processados na folha do mês de agosto.     Além disso, entre os dias 13 e 15/07/2015, a Seção de Pagamento de Pessoal/SPP/DAP e a Seção de Cadastro e Registro de Pessoal/SCRP/DAP/DGPA/Progepe não farão atendimento ao público, somente trabalho interno. Para informações e solicitações os servidores deverão entrar em contato com a Divisão de Administração de Pessoal/DAP/DGPA, pelo telefone 2542-4030 ou através do email progepe.dap@unirio.br.

 


 

Servidores poderão assistir ao espetáculo Lua de Cristal por intermédio do Projeto Educação pelos Sentidos 

 

Em mais uma edição do Projeto Educação pelos Sentidos, os servidores da Unirio poderão assistir a estreia do espetáculo Lua de Cristal, no dia 10 de julho, às 20h, no Auditório Vera Janacópulos. O musical Lua de Cristal é uma versão do filme de grande sucesso estrelado por Xuxa há 25 anos. A peça é uma produção acadêmica da UNIRIO, que faz parte do Projeto de Extensão “Teatro: Equilíbrio e Tensão”, coordenado por Pablo Lyra. 

O Projeto Educação pelos Sentidos, promovido pelo Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), propõe utilizar a arte como meio para estimular a percepção e a imaginação, a autonomia cognitiva e desenvolver a capacidade crítico-reflexiva. O objetivo é instigar os participantes a fazerem leituras aprofundadas sobre seu espaço de trabalho e a desenvolverem ações que visem transformar a realidade observada.

O Auditório Vera Janacopulos localizado no Campus Reitoria, fica na Av. Pasteur, 296, Urca.

imagem Lua de Cristal

 



Manual SIGEPE com informações sobre consulta ao contracheque pode ser acessado no site da PROGEPE

 Desde o mês de maio do corrente ano, foi determinado pelo Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), conforme Portaria Nº 073, de 06/04/2015 (DOU de 07/04/2015), que os servidores (ativos e inativos) e os pensionistas não recebessem mais os comprovantes de rendimentos (contracheques) impressos.  

O próprio servidor (ativo e inativo) ou pensionista terá que acessar o contracheque por meio de autenticação de acesso com senha individual no Portal do Servidor no sitio do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) (https://servicosdoservidor.planejamento.gov.br). No site da PROGEPE (http://www.unirio.br/progepe) no link "Informações Gerais", os servidores (ativos e inativos) e pensionistas podem acessar o Manual SIGEPE que disponibiliza as orientações de acesso ao contracheque.

                Mais informações  podem ser obtidos na Divisão de Administração de Pessoal no telefone 2542-4030 ou através do email progepe.dap@unirio.br.



 

SAST informa sobre procedimento para requerer adicional de insalubridade


O Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST/DPS/DDP/PROGEPE) é o atual responsável pelo recebimento e análise dos requerimentos de insalubridade, já que foram atribuídas a esse setor as ações da antiga Comissão Permanente de Insalubridade e Periculosidade (CPIP), destituída em 28 de outubro de 2014.

A solicitação dos adicionais de insalubridade e periculosidade será respondida com base na avaliação do ambiente de trabalho a ser realizada pelo SAST e de acordo com as informações prestadas pelo trabalhador por meio do questionário “Instrumento de avaliação de atividades e operações insalubres e perigosas nos locais de trabalho”.

Para requerer o adicional de insalubridade ou periculosidade tendo em vista a exposição a riscos químicos, físicos e ou biológicos no ambiente de trabalho, o servidor deverá seguir as seguintes etapas:

1ª Etapa: Preencher o requerimento do adicional de insalubridade/periculosidade e o formulário de avaliação de atividade disponíveis no site www.unirio.br/progepe (link formulários).

2ª Etapa: Entregar no SAST os documentos preenchidos e devidamente assinados pelo requerente e sua chefia imediata.

A caracterização da insalubridade e periculosidade será efetivada com base na avaliação ambiental do local de trabalho com expedição de laudo técnico. Após, o SAST emitirá um comunicado ao solicitante quanto à conclusão do processo.

Caso o servidor seja removido ou passe a exercer um cargo de chefia, deverá fazer uma nova solicitação do adicional para que o SAST possa analisar a continuidade da exposição, tendo em vista a nova lotação ou função.

O SAST ressalta que a solicitação deve ser individual e não coletivamente, ou seja, por setor.

 


 

Progepe realiza reunião com as Pró-Reitorias sobre Dimensionamento da Força de Trabalho

 

Dando continuidade as ações referentes ao Dimensionamento da Força de Trabalho da UNIRIO, a Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (PROGEPE) se reuniu com os Pró-Reitores, Diretores e Coordenadores de cada Pró-Reitoria na Universidade para a análise do quadro de pessoal, levantamento das necessidades e adoção de estratégias para o suprimento das mesmas.

Durante o encontro, que aconteceu no dia 07 de julho no Auditório da Escola de Enfermagem, o Chefe do Setor de Provimentos e Movimentação Funcional, Marcus Felipe Cavalcanti, principal setor responsável pela atividade da Divisão de Acompanhamento Funcional e Formação Permanente, apresentou a ação  e esclareceu as dúvidas.

 

Foram apresentados os formulários que deverão ser preenchidos pelos gestores das Pró-Reitorias informando a quantidade de servidores e as necessidades de cada unidade com justificativa. Os documentos foram encaminhados via e-mail para as Unidades e deverão ser preenchidos e enviados à PROGEPE através o e-mail progepe.dimensionamento@unirio.br até o dia 28 de julho.

Novas reuniões com as Unidades estão programadas, após a análise do quadro e da necessidade de pessoal apontada. Quatro módulos serão analisados:  

1) Pró-Reitorias;

2) Unidades Suplementares e Reitoria;

3) Hospital Universitário Gafrée e Guinle (HUGG); 

4) Unidades Acadêmicas (Centros).

Foi destacado pela equipe da PROGEPE a importância da presença dos gestores ou representantes nas reuniões, além da necessidade do envolvimento dos servidores das unidades no levantamento das necessidades, dando um caráter participativo nessa decisão. Ressaltaram ainda, que essa ação é de grande importância para que a PROGEPE possa se planejar na solicitação vagas ao MEC e na realização de novos concursos. O objetivo é que este levantamento seja feito anualmente.


 

                 Férias dos servidores da área acadêmica deverão respeitar Calendário Acadêmico


As férias dos servidores Docentes e Técnico-Administrativos que atuam na área acadêmica só deverão ser programadas de acordo com o Calendário Acadêmico aprovado para o respectivo exercício, segundo a Ordem de Serviço GR nº01, de 30 de Abril de 2015 (em anexo). A medida, conforme orientação da Controladoria Geral da União, tem como objetivo a garantia das atividades (funcionamento da unidade de ensino) durante o período letivo com excelência.

 


Programa Unirio de Braços Abertos recebe novos servidores

 

Nos dias 16 e 18 de junho, o Setor de Formação Permanente (SFP) recebeu mais duas turmas de servidores, através doPrograma Unirio de Braços Abertos, na Sala de Atendimento da PROGEPE. 

 A Divisão de Administração de Benefícios (DAB), a Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) e o Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) participaram do encontro dando orientações e esclarecendo dúvidas. No dia do evento foi disponibilizado o e-mail funcional e o acesso à rede de computadores para os novos servidores. O relatório avaliativo apontou como pontos positivos: o acolhimento, a receptividade, o esclarecimento de dúvidas, a integração e o material disponibilizado.

 

 


 

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas é reconduzida ao cargo

 

Mariana Flores Fontes Paiva, Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, foi reconduzida ao cargo durante a cerimônia de posse do Vice-Reitor da Unirio, professor do Instituto de Biociências, Ricardo Silva Cardoso, realizada no dia 25 de junho, no Auditório Vera Janacopulos, no Campus da Reitoria, na Urca. O Reitor Luiz Pedro San Gil Jutuca e o Vice-Reitor Ricardo Silva Cardoso foram eleitos em abril pela comunidade universitária para a gestão 2015-2019. 

Foram empossados Alcides Wagner Serpa Guarino, como Pró-Reitor de Graduação; a professora Evelyn Goyannes Dill Orrico, como Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa e a professora Cláudia Alessandra Fortes Aiub, como Pró-Reitora de Extensão e Cultura. Reconduzidos ao cargo a professora Loreine Hermida da Silva e Silva, antes como Pró-Reitora de Graduação e agora assumindo a Pró-Reitoria de Planejamento; Núria Mendes Sanchez, que continua na Pró-Reitoria de Administração e a assistente social Mariana Flores Fontes Paiva, como Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.

Mariana Paiva assumiu a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) desde sua criação.  Na cerimônia afirmou o objetivo da PROGEPE em construir um trabalho coletivo PARA e COM os servidores da Universidade, além de reforçar que os servidores devem se sentir valorizados, conscientes da contribuição do seu trabalho para UNIRIO, sujeitos do seu processo de trabalho, motivados em buscar o seu desenvolvimento e, assim, consequentemente, contribuir com o desenvolvimento da Universidade. 

Foto: Coordenação de Comunicação Social





INEP publica edital para servidores atuarem no monitoramento das provas do Enem

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulga Chamada Pública para convidar os servidores públicos ativos do Poder Executivo Federal para compor a Rede Nacional de Certificadores com o intuito de atuarem nos processo de monitoramento e controle nos dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Ministério da Educação (MEC), por intermédio do INEP, realiza anualmente o Exame Nacional do Ensino Médio, que tem como um dos principais objetivos avaliar o desempenho do estudante ao final da escolaridade básica. Podem participar alunos que estão concluindo ou já concluíram o Ensino Médio em anos anteriores.

Para obter mais informações sobre a Chamada Pública, basta acessar o sítio do INEP www.inep.gov.br.

 


 

Pró-Reitora de Gestão de Pessoas: Mariana Flores Fontes Paiva

Gestão de Relacionamentos: Graziella Cataldo Batista Felix (Responsável), José Antônio de Oliveira e Oscar Gomes da Silva 

PROGEPE informa  - Edição de Texto, apuração, projeto gráfico, editoração e versão on-line- Graziella Cataldo Batista Felix e José Antônio de Oliveira

 

Contato para divulgação: progepe.gere@unirio.br – tel.: (21) 2542-3987

Os dados sobre cursos e eventos são de responsabilidade dos respectivos organizadores.

 

 Logotipo da PROGEPE rodapé