Você está aqui: Página Inicial / Setembro de 2016 – Ano II – Nº 017

Setembro de 2016 – Ano II – Nº 017

Informativo Mensal – Setembro de 2016 – Ano II – Nº 017

 

PROGEPE divulga evento em comemoração ao Dia do Servidor Público

 

Este ano o evento em comemoração ao Dia do Servidor Público terá novidades como a “I Feira de Talentos dos Servidores da Unirio” e as premiações do Banco de Ideias e da 2ª Edição do Concurso de Fotografias “Por seu olhar, servidor”. A comemoração organizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através da Gestão de Relacionamentos (GERE) e do Setor de Formação Permanente (SFP) será realizada nos dia 5, 6 e 7 de outubro, no Auditório Vera Janacopulos, no Campus da Reitoria, na Urca.

Assuntos como “Educação Superior em Perspectiva”; “Gestão por Competências nas Universidades Públicas Federais” e “Comunição Interna na UNIRIO” são os temas das palestras ministradas durante os três dias de encontros. O evento também terá a apresentação musical de servidores ativos e aposentados.

Durante a Feira de Talentos que ocorrerá nos três dias, os servidores poderão expor os talentos e habilidades que desenvolvem fora do ambiente de trabalho. Ocorrerá sorteios de brindes. Confira a programação e participe!!!

 

 


 

SFP lança Projeto Banco de Talentos da UNIRIO

 

O Setor de Formação da Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), anuncia a abertura das inscrições para a I Feira de Talentos dos Servidores da UNIRIO, que faz parte do Projeto Banco de Talentos da UNIRIO, que em parceria com a Gestão de Relacionamentos (GERE), tem como objetivo valorizar, conhecer e divulgar os talentos dos servidores, mostrando suas aptidões fora do ambiente de trabalho.

O Projeto Talentos da UNIRIO formará um banco de dados composto por habilidades do servidor que vão além de suas atividades funcionais, tais como: hobbies, atividades artísticas, culturais, desportivas, gastronômicas, trabalhos manuais, atividades de estética, beleza, saúde, responsabilidade social, entre outros. As informações poderão ser utilizadas em outras atividades institucionais promovidas pela PROGEPE.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 23 de setembro através do link http://migre.me/uUqfr. Poderão participar servidores docentes e técnico-administrativos ativos e inativos, além dos reintegrados. Se o número de inscrições for superior ao espaço disponibilizado para a realização da Feira, será formado um cadastro reserva no qual os inscritos poderão ser convocados em caso de desistências ou para eventos futuros. A equipe do Setor de Formação Permanente entrará em contato com os selecionados para confirmar a participação e dar as orientações entre os dias 26 a 30 de setembro.

A I Feira de Talentos dos Servidores da UNIRIO ocorrerá durante as comemorações pelo Dia do Servidor Público nos dias 05, 06 e 07 de outubro, das 13h às 17h, no hall do Auditório Vera Janacopulos, no Campus da Reitoria, na Urca. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) pelo telefone (21) 2542-4105 ou através do e-mail progepe.sfp@unirio.br.

 

Participe desta festa que é feita por você e para você!

E aí, Servidor! Qual é o seu Talento?

   


 

 

SFP anuncia a 2ª Edição do concurso de fotografias “Por seu olhar, servidor”

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), apresenta a 2ª Edição do Programa Educação e Imagem com o concurso de fotografias “Por seu olhar, servidor”, que tem como tema “UNIRIO: Um lugar, vários olhares”.

O objetivo é conhecer as imagens produzidas pelos servidores da UNIRIO e suas significações, estimulando a sensibilidade no olhar através da fotografia que vá além do clique automatizado.

Servidores docentes e técnico-administrativos, funcionários terceirizados e reintegrados da UNIRIO podem participar enviando fotos no formato JPEG e em boa resolução para o email progepe.sfp@unirio.br, com o título “Por seu olhar Servidor”, até o dia 25/09.

As fotos enviadas serão disponibilizadas para votação online de 29/09 até 02/10. O resultado sairá no dia 03/10. A Premiação acontecerá no dia 06/10 durante o evento em comemoração ao Dia do Servidor Público, no Auditório Vera Janacopulos, na Urca.

Leia o regulamento em http://migre.me/uWndu

 

 


 


Projeto Banco de Ideias prorroga inscrições até o dia 25 de setembro

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) informa que foram prorrogadas as inscrições para a 1ª Edição do Projeto Banco de Ideias. Toda a Comunidade Universitária da UNIRIO (Docentes, Técnico-Administrativos, Reintegrados, Aposentados, Terceirizados e Discentes) poderá participar enviando ideias sobre o tema Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos até o dia 25 de setembro. 

A inscrição pode ser feita online ou pessoalmente com a entrega do formulário preenchido na Sala da Gestão de Relacionamentos que fica localizada na unidade da PROGEPE, situada na Av. Presidente Vargas nº 446, 21º andar, Centro. Veja as premiações para esta 1ª Edição do Banco de Ideias:

Þ Day use para 2 (duas) pessoas no Sítio dos Netinhos, com todas as atividades e refeições incluídas, com agendamento prévio em até 1 (um) ano;

Þ Passeio para 2 (duas) pessoas no Bondinho do Pão de Açúcar (trajeto completo);

Þ 2 (duas) entradas para o Teatro SESI Centro, no dia 19/10/2016, para o espetáculo João Cabral;

Þ Almoço ou jantar para 2 (duas) pessoas no Restaurante À Mineira, no Humaitá, com validade de 1 (um) mês;

Þ 2 (duas) entradas para o cinema da Estação NET Rio, convite Ouro, válidas por 2 (dois) meses, de segunda a domingo, incluindo feriado, para qualquer horário e filme, exceto no período do Festival do Rio e em sessões para convidados.

Os vencedores do Projeto Banco de Ideias serão premiados no dia 07 de outubro, durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Servidor Público, no Auditório Vera Janacopulos, localizado na Av. Pasteur nº 296, Urca.

O Banco de Ideias tem como objetivos principais delegar competência à Comunidade Universitária para participação no aperfeiçoamento do processo de desenvolvimento da UNIRIO, bem como o reconhecimento do valor das ideias e de suas possíveis aplicabilidades. Confira as informações a seguir:

Edital do Banco de Ideias 

Formulário de inscrição online no endereço eletrônico https://goo.gl/forms/JHcsPAvBaqwpyyuo1  

Formulário de inscrição presencial

Mais informações podem ser obtidas através do site da PROGEPE no endereço www.unirio.br/progepe.

 

 

 


 

PROGEPE convida para mais uma Edição do Projeto Educação pelos Sentidos

 

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do Setor de Formação Permanente (SFP) e do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST) divulga o próximo encontro do Projeto Educação pelos Sentidos, que será realizado no dia 29 de setembro, às 14h, no Museu Histórico Nacional, com a Exposição Diálogos no Escuro.

As visitas são guiadas por deficientes visuais através de salas com ausência total de luz, nas quais cheiro, som, vento, temperatura e textura apresentam as características de ambientes cotidianos como parques, ruas, comércios e praias. A exposição tem como objetivo sensibilizar o outro para as dificuldades diárias enfrentadas pelos deficientes visuais. O Museu Histórico Nacional disponibilizou cortesia da entrada, mas sugere o pagamento de R$ 6,00 (meia-entrada) para quem puder contribuir com a exposição. Serão disponibilizadas 12 vagas por ordem de inscrição. Os interessados deverão fazer a inscrição através do link http://migre.me/v1V3s.

O Projeto Educação pelos Sentidos visa trabalhar, por meio da arte, a sensibilização do profissional para com seu trabalho e sua interação com os seus pares, estimulando da utilização de sentidos, criatividade e sensibilidade ainda não exploradas. 

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Formação Permanente (SFP) através do e-mail progepe.sfp@unirio.br ou pelo telefone (21) 2542-4105.

 

 


 

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde promove a III Mostra CCBS

 

O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) realizará a III Mostra CCBS, no dia 30 de setembro, das 9h30min às 15h30min, no Pátio externo do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). O evento gratuito e aberto para a comunidade irá promover uma Avaliação Interdisciplinar em Saúde e Meio Ambiente. O encontro que tem como tema “UNIRIO e Sociedade Construindo Saúde” terá como atividades:

 

O HUGG fica localizado na Rua Matriz e Barros, 775, Tijuca. Mais informações podem ser obtidas no site www.unirio.br/ccbs ou pelo telefone (21) 2264-6642.

 


 

Pagamento de servidor e reintegrado será depositado somente em conta salário

 

A Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), orienta que o pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Executivo Federal será depositado exclusivamente em conta salário, a partir do contracheque de setembro, que é pago em outubro. A medida também é aplicada aos benefícios recebidos pelos reintegrados que recebem pela folha do governo federal.

Para os titulares de conta corrente ou poupança, o crédito será transferido automaticamente, através de dados bancários existentes no Siape (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos).

A conta salário é uma exigência do Banco Central por ser uma garantia do empregador de que o pagamento foi efetuado. As instituições bancárias credenciadas e responsáveis pela gestão da folha de pagamento a partir de janeiro de 2016 são: Banco do Brasil, Caixa, Santander, Banrisul, Bradesco, Itaú, HSBC, Banese, Cecoopes, Sicredi e Bancoob.

O servidor ativo, aposentado, pensionista ou reintegrado que quiser mudar de banco para receber a conta salário, deverá optar somente por outra instituição credenciada. A mudança deverá ser comunicada ao Setor de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP) para realizar a atualização das informações bancárias no Siape.

Dependendo da instituição bancária, poderão ocorrer alterações nos códigos de conta e agência bancária e esses números diferentes constarão dos contracheques. O Banco do Brasil, por exemplo, vai adotar a mesma numeração da conta corrente ou poupança na conta salário, pois se utiliza do sistema de numeração única.

Durante o processo de implementação, poderão ocorrer eventualmente falhas pontuais, como demora na transferência do crédito da conta salário para a conta corrente ou poupança. Nesse caso, o interessado deve informar o problema a sua agência bancária. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Gestão de Processos Administrativos (DGPA), pelo telefone (21) 2542-4030 ou pelo e-mail progepe.dgpa@unirio.br

 


 

 Projeto “UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS” recebe novos servidores

 

O Setor de Formação Permanente (SFP), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE), através do projeto “UNIRIO DE BRAÇOS ABERTOS”, que faz parte do Programa de Ambientação e Integração de Novos Servidores, deu boas-vindas para a nova turma de  7 servidores, sendo 3 Auxiliares de enfermagem; 2 Administradores; 1 Arquivista e 1 Programador Visual, no dia 12 de setembro, na Sala de Treinamento da PROGEPE.

A Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, Monica Vetromille, abriu o evento explicando sobre a universidade e a carreira do servidor público. Participaram do encontro representantes da Seção de Cadastro e Registros de Pessoal (SCRP), do Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), do Setor de Perícia em Saúde (SPS) e do Setor de Acompanhamento e Análise do Processo de Trabalho (SAAPT). Foram abordados temas como benefícios dos servidores, saúde do trabalhador, segurança do trabalho, processo de trabalho, funcionamento da universidade e a carreira do servidor. O “UNIRIO de Braços Abertos” foi criado para facilitar o processo de adaptação do novo servidor junto à Universidade, através da identificação com a cultura organizacional, por meio de informações essenciais para o início de suas atividades.

 

Monica Vetromille, Diretora de Desenvolvimento de Pessoas, recepcionando os novos servidores

 


 

UNIRIO inaugura restaurante-escola


No dia 26 de agosto, o Reitor da UNIRIO, Prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Ricardo Silva Cardoso participaram da inauguração do restaurante-escola da Universidade, que contou com a presença do   Pró-Reitor de Gestão de Pessoas, Carlos Guilhon.

O restaurante-escola funciona das 7h às 8h para café da manhã, de 11h às 14h para o almoço e das 17h às 20h para jantar. É necessária a apresentação da carteira de estudante ou funcional com foto. Supervisionado por nutricionistas, oferece refeições de qualidade e com o custo acessível à comunidade Universitária da UNIRIO e está localizado na Av. Pasteur, nº 458, Urca.

 

 

O restaurante-escola da UNIRIO fica localizado na Urca

 


 

 

 

Acesso ao Sigepe Servidor e Pensionista e Sigepe Mobile sofre mudança


A partir do mês de setembro, para a realização de consultas ao Sigepe Servidor/Pensionista e ao aplicativo Sigepe Mobile, disponível para Android e IOS, será necessário uma nova senha pessoal de acesso, por meio de login no Sigac (Sistema de Gestão de Acesso). A senha utilizada pelos servidores e pensionistas no Sigepe não migrará automaticamente, sendo necessário fazer a alteração, conforme alertou a Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento (Segrt/MP).

Caso ainda não tenha criado sua senha, siga os passos abaixo:
1. Acesse: https://gestaodeacesso.planejamento.gov.br;
2. Selecione a opção “Primeiro Acesso”, no campo “Preciso de Ajuda?”;
3. Siga as instruções apresentadas na tela.
Em caso de dúvidas adicionais acesse: https://www.servidor.gov.br/servicos/faq/duvidas-frequentes-de-acesso. O Sigepe é o novo sistema de gestão de pessoas do governo federal que irá substituir, gradativamente, o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape).

 

 

 


 


DIA NACIONAL DO COMBATE AO FUMO

29 de agosto

 

Alguém já deve ter falado ou você ouviu em algum lugar que o fumo faz muito mal à saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (2007) o Tabagismo é responsável por 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer. Em se tratando do câncer de pulmão, 90% são fumantes.

Entretanto, este cenário começa a mudar no Brasil, considerando que o número de fumantes no Brasil tem reduzido. De acordo com os dados do Ministério da Saúde (2016) o índice percentual de fumantes na população reduziu de 15,6% para 10,8%.

 

 

 

O Tabagismo é considerado uma doença epidêmica que ocasiona alteração psicológica, física e comportamental. Para a Organização Mundial de Saúde o Tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros produtos que contenham tabaco, cuja droga ou princípio ativo é a Nicotina. Esta é a principal responsável pela dependência ao consumo do cigarro e outros produtos à base de tabaco, levando o fumante a inalar mais de 4.720 substâncias tóxicas: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas.

 

O que acontece com o nosso organismo quando fumamos?

 

 

 

Quais são as formas de consumo do tabaco? Ele pode ser inalado por meio do cigarro, charuto e cigarro de palha; aspirado na forma de rapé; mascado pelo fumo-de-rolo, sendo todas essas formas prejudiciais à saúde.

 

 

Além de contribuir para o surgimento de mais de 50 doenças, tais como: Doenças Cardiovasculares (hipertensão, infarto, angina, derrame), Doenças respiratórias obstrutivas (bronquite crônica e enfisema pulmonar), é também o responsável por muitas mortes por Câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, pâncreas, rim e bexiga, assim como a queda das defesas do organismo (provocando gripes recorrentes e tuberculose) e impotência sexual, entre outros danos à saúde conforme o esquema abaixo.

 

 

São conhecidos como fumantes passivos, que ao conviverem com fumantes acabam inalando a fumaça de tabaco em ambientes fechados. Os não fumantes que respiram o ar poluído de tabaco têm chances maiores de desenvolver doenças tendo em vista que a fumaça proveniente do fumo se dissipa com outros poluentes presentes no ambiente, sendo mais nocivo aos fumantes passivos. Com esta preocupação, em dezembro de 2014 foi aprovada a lei 12.546 que proíbe o fumo em local fechado em todo o país. A lei se refere tanto aos locais públicos quanto privados.

 

PORTANTO, PRESERVE A SUA SAÚDE E DAQUELES QUE ESTÃO PRÓXIMOS A VOCÊ!

Por esses muito motivos as pessoas têm abandonado o cigarro.

Mude você também! Diga “SIM” à Vida e “NÃO” ao cigarro

 

Como o tabagismo causa dependência, sabemos que nem sempre é fácil interromper este hábito ainda que haja o desejo, pois esta mudança pode causar-lhe muito sofrimento.  Se você tem dificuldades para parar de fumar sozinho busque tratamento especializado. O Setor de Atenção a Saúde do Trabalhador se coloca à disposição para outras informações/ orientações.

  

Veja os benefícios de quem consegue parar de fumar:

 

Fonte:

 www.brasil.gov.br/saude/2009/11/tabagismo1

www.2inca.gov.br

www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/...tabaco/site/.../prevalência-de-tabagismo  

www.fiocruz.br/biossegurança

   

Mais informações podem ser obtidas no Setor de Atenção à Saúde do Trabalhador (SAST), pelo telefone (21) 2263-6911. ou através do e-mail  progepe.sast@unirio.br.

 


 

 

 

 

Mais uma vez, estamos prestando homenagem a um profissional terceirizado integrante da FORÇA DE TRABALHO da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Lotado no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG) e de pronto perguntamos: Quem conhece o popular MESSIAS? Provavelmente, quase todos. A tarefa de resumir a vida profissional de um trabalhador é um desafio que enfrentamos a cada edição desta coluna. Por essa razão, sempre contamos com a aquiescência do homenageado, bem como a compreensão e o apoio das chefias mediata e imediata, e demais colegas lotados no mesmo ambiente de trabalho, aos quais somos gratos. Não poderia ser diferente. Neste caso específico, o próprio gabinete da direção do HUGG, onde fisicamente se encontra lotado esse profissional, prestando assessoramento direto ao titular da Superintendência Administrativa (SUAD), sem deixar de participar e colaborar com assuntos diversos afetos ao gabinete do diretor Dr. Fernando Ferry.      

  

                                 

Messias Oliveira trabalha na Superintendência Administrativa do HUGG

 

Isto posto, elencamos em resumo os dados e informações profissionais do ASSISTENTE DE ADMINISTRAÇÃO, MESSIAS DOS SANTOS OLIVEIRA:

Lotação efetiva: Gabinete da Diretoria do HUGG/SUAD.

Data de exercício: 02/06/2008.

Funções específicas:

Atendimento ao público em geral; recebimento dos documentos da secretaria da direção; distribuição dos documentos, bem como controle e arquivamento pertinentes ao acervo do gabinete e gerenciamento do processo de trabalho relacionado à Superintendência Administrativa (SUAD).

No entanto, MESSIAS, considerado um profissional de “sete instrumentos” trouxe para nossa Instituição uma bagagem de décadas ao longo da construção de sua profícua carreira, passando por grandes empresas, sempre assíduo e estável em suas colocações anteriores. Nessas empresas, por várias décadas, ocupou cargos e funções de destaque e durante anos de caminhada acumulou muita experiência e se especializou como gestor em algumas áreas específicas. Desse modo, podemos dizer que foi “aluno e professor” ao mesmo tempo. Isso lhe deu segurança, posto que de certa forma, garantia a própria empregabilidade. Tudo em razão da maneira especial que recebe e trata as pessoas, além de cumprir eficientemente as demandas a ele confiadas, sem abandonar os aspectos pertinentes à eficácia. Deixou amigos em cada instituição que trabalhou, mas certo do dever cumprido em cada uma delas.  Passamos a citar algumas empresas em que o homenageado adquiriu e ao mesmo tempo em que emprestou seus conhecimentos com generosidade e muita proficiência, a exemplo do que nos demonstra diariamente aqui no âmbito da UNIRIO/HUGG:

 

PRICE WATERHOUSE PEAT & CO: 01/12/1973 – 30/09/1979. FUNÇÃO: ARQUIVISTA TÉCNICO.

ESTALEIRO CANECO S/A: 01/07/1982 – 30/10/1988. ENCARREGADO DE TRANSPORTE ADMINISTRATIVO.

BRASPÉROLA: 01/11/1988 – 01/11/1995. ASSISTENTE DE CADASTRO E COBRANÇA

HIBORNE DO BRASIL: 01/03/1996 – 30/12/1996. CHEFE ALMOXARIFADO.

PLANO ASSISTENCIA MÉDICA MILLER: 01/03/1997 – 30/08/2000. Chefe de CADASTRO E COBRANÇA.

  

                          

Messias Oliveira e a secretária Márcia Vasconcellos recebendo orientações do Diretor do HUGG, Dr. Fernando Ferry

 

 

                          

Messias Oliveira com  Sebastião Barbosa, Superintendente Administrativo

do HUGG e Aline Rodrigues, secretária da SUAD


O grupo familiar do colega MESSIAS é composto por MARLUCE COSTA de OLIVEIRA, sua ESPOSA; seus filhos: BRUNO; LÍVIA, a nora VANESSA e o neto  GUSTAVO ALEXANDRE de OLIVEIRA, além da sogra, sobrinhos, cunhados e sobrinhos netos, fazendo questão de também aqui citá-los.  Seus hobbies: Ouvir música; fazer churrasco em família e jogar buraco com os amigos. Torcedor ferrenho do BANGU ATLÉTICO CLUBE, lembrou-se saudoso do último título de campeão carioca conquistado, em 1966. Por fim, com orgulho informou ser morador de Bangu há 35 anos. Um momento marcante solicitado a mencionar! Não hesitou: Ter sido contratado pela UNIRIO. Justificando: “Marcou-me, significativamente, por ser minha primeira inserção na esfera pública onde estou aprendendo cada dia mais a conviver com novas experiências dentro de um modelo diferente de organização”, ou seja, a Administração Pública Federal e, finalizou informando aspectos de seu planejamento profissional relacionado com seu preparo e capacitação, visando participar de processos seletivos no setor público e para tanto pretende fazer inscrições em diversos concursos até a sua efetiva aprovação, em especial, para o certame da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).


                         

Lucas Souza, Aline Rodrigues, Márcia Vasconcellos, Dr. Max Kopti

(Superintendente Médico do HUGG), 

Messias Oliveira e Dr. Daniel Aragão (Superintendente de Enfermagem)

 

 

Equipe do Gabinete da Direção do HUGG formada por Leonardo Alves,

Aline Rodrigues, Messias Oliveira (em pé), Lucas Souza e Márcia Vasconcellos (sentados)