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Perguntas e Respostas RioCard Passe Livre Universitário 2018

Contextualização


Se você é aluno Cotista/SiSU ou hipossuficiente, você tem direito ao RioCard Universitário.

Com a publicação da Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, pela Secretaria Municipal de Transporte, atendendo a demanda do Ministério Público, houve uma mudança em alguns procedimentos referentes ao Passe Livre Universitário.

 

Legislação complementar: 

 

Perguntas e Respostas


Escolha a opção ou diretamente a pergunta:

 

Situações Gerais:

NUNCA TIVE PASSE LIVRE

JÁ TENHO O CARTÃO DO PASSE LIVRE

JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS

NOME SOCIAL

 

Perguntas:

1. Como faço se eu nunca Tive Passe Livre?

2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade, o que fazer?

3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Usuários Novos

 

1. Nunca Tive Passe Livre

Para você pedir um cartão de Passe Livre Universitário à RioCard você deve se encaixar em uma das duas situações a seguir:

  1. ter entrado na UNIRIO por qualquer cota ou
  2. comprovar sua hipossuficiência financeira direto na RioCard.

 

Se você nunca teve o Passe Livre e precisa fazê-lo agora basta ir a um posto de atendimento e seguir as instruções da Riocard.

Isto vale para os ingressantes ou alunos antigos que não têm o Passe Livre.

Documentos que você vai precisar

  • Identificação oficial com foto (RG, Carteira de Motorista ou CTPS)
  • CPF original
  • Comprovante de residência original (conta de água, luz, gás ou telefone) atualizado com emissão de até 90 dias e em nome do próprio universitário ou de um dos componentes da unidade familiar, mediante apresentação de declaração de residência conjunta e documento de identificação original com foto do titular.
  • Declaração com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO, informando que você está cursando o semestre letivo atual, seu curso e a data prevista de sua conclusão.
  • Declaração ou comprovante de matrícula original com a informação da condição de aluno bolsista ou cotista com carimbo e assinatura da secretaria de seu curso na UNIRIO. Esta declaração não se faz necessária se você for entrar com o pedido de hipossuficiência direto na RioCard, eles vão pedir outros documentos para que vc comprove sua situação financeira.

 

Obs.: As declarações devem ter emissão inferior a 60 dias corridos.

 

 

2. Sou aluno novo mas já tenho passe livre de outra Universidade

ATENÇÃO!! Se você é aluno ingressante na UNIRIO mas já tem o Passe livre de outra UNIVERSIDADE, deverá seguir as instruções de quem já tem o Passe Livre.

 

 

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Renovações

 

3. Renovação do RioCard

COTISTAS

Enquanto você mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.

No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.

No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.

 

ALUNOS HIPOSSUFICIENTES

No seu caso nada mudou, você deve agendar a renovação direto com a RioCard.

 

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

 

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3. Meu cartão sairá com meu Nome Social ou de Registro?

No envio de dados será enviado seu nome de registro  mas você pode procurar o atendimento da RioCard para que o cartão seja emitido com o nome social, respeitando sua identidade de gênero.

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

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JÁ TENHO O CARTÃO MAS ELE ESTÁ APRESENTANDO PROBLEMAS 

 

De acordo com a Resolução SMTR Nº 2930 de 21/12/2017, em seu artigo 4º §1º:

Enquanto você, COTISTA, mantiver vínculo ativo com a UNIRIO, seu cartão será renovado semestralmente e de forma automática.

No primeiro semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de março e processados pela RioCard em 10 de abril.

No segundo semestre os dados serão enviados pela UNIRIO em 30 de agosto e processados pela RioCard em 10 de setembro.

Assim, qualquer problema que ocorra com seu Benefício entre os períodos de renovação (março e agosto) deve ser tratado diretamente com a RioCard.

Para isso basta ir a um posto de atendimento ou ligar para a Central RioCard:

Central de Atendimento Rio Card Gratuidade:

(21) 4003-3737

Horários de atendimento:
Segunda a sexta , das 7h às 20h.
Sábados das 7h às 13h.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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