Portal UnirioGuia Telefônico Contatos
Você está aqui: Página Inicial / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

  • Como é o Curso de Pós-Graduação nos Moldes de Residência?

    R: O Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, sob a Forma de Treinamento em Serviço para Enfermeiros, nos Moldes de Residência é composto de quatro (04) modalidades: Assistência (treinamento em serviço), Ensino, Pesquisa e Extensão.  Realiza-se a partir de Convênios de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO  e o Ministério de Saúde - Núcleo Estadual no Rio de Janeiro (MS-NERJ);  a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) e a Marinha do Brasil / Hospital Naval Marcílio Dias (MB-HNMD). Concretiza-se na forma de Curso de Especialização abrangendo, a área de concentração: ENFERMAGEM CLINICA E CIRÚRGICA, com enfoque em: CLINICA E CIRÚRGICA GERAL, CARDIOLOGIA, TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA, PEDIATRIA e ONCOLOGIA. 

  • Há concessão de Bolsa para os alunos?

    R: Ao Enfermeiro Residente, em regime especial de dedicação exclusiva, será assegurada bolsa isonômica ao valor oficialmente estipulado pelo Ministério da Educação para as Residências em Medicina. As bolsas serão oferecidas pelas seguintes instituições: pelo Ministério da Saúde – NERJ; pela SMS-RJ; e, pelo MB-HNMD.

  • Quando é realizado o Processo Seletivo?

    R: A publicação do edital ocorre no final do 2º (segundo) semestre de cada ano.

  • Qual a duração do Curso?

    R: O Programa do Curso é desenvolvido em 24 meses, regime de tempo integral.

  • Como será o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)?

    R: O Trabalho de Conclusão da Residência Enfermagem deverá ser definido pelo Enfermeiro Residente, aprovado por um Orientador e, preferencialmente, de acordo com as linhas de pesquisa em andamento na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO. Ao final do Curso, deverá apresentar o TCC em modo de Monografia ou Artigo encaminhado a um periódico. 

  • O TCC pode ser feito em grupo?

    R: Apenas se for Artigo tendo no máximo 3 membros.

  • Qual o prazo para entrega do TCC?

    R: A entrega do TCC com a respectiva Ata de Apresentação à Coordenação do Curso em prazo não superior a 120 (cento e vinte) dias, contado após o término da última disciplina ministrada (Resolução UNIRIO nº 3.502, Art. 49, de 17/08/2010). Considerando a modalidade de Treinamento em Serviço como Disciplina. 

  • O candidato selecionado pode adiar a matrícula para o ano seguinte ou posterior?

    R: Não. O candidato aprovado deverá realizar sua matrícula em data , horário e local indicado no Edital do processo Seletivo do qual participou, sendo vedado o adiamento da matrícula para os anos posteriores.

  • O candidato poderá concorrer a mais de uma vaga nas diversas áreas?

    R: Não. O candidato somente poderá concorrer a uma única vaga para uma única área.

  • É necessário ter Diploma de Graduação para o Processo Seletivo?

    R: Sim. É indispensável o Diploma de Conclusão da Graduação para o Processo Seletivo.

  •  Aluno (a) de outras Residências pode pleitear uma vaga na Residência de Enfermagem, já que as Residências têm Coordenações diferentes?

    R: Uma vez terminada a outra Residência, sim, o candidato poderá concorrer a uma das vagas da Residência de Enfermagem da UNIRIO.

  • O Residente poderá se ausentar do curso para participar de Congressos, Seminários ou Simpósios?

    R: Está garantida a participação, uma vez ao ano, em Eventos Científicos (Congressos, Seminários, Simpósios, Encontros ou similares) na condição de Autor ou Co-Autor de Trabalho Científico, devendo a solicitação ser feita por meio de requerimento com aquiescência da Coordenação Local ou do Tutor e da Coordenação do Curso acompanhada do respectivo aceite da Comissão de Temas e posterior comprovante de participação no evento.

  • Como faço para prorrogação do prazo de entrega do TCC do Curso de Especialização nos Moldes de Residência?

R: O prazo máximo para entrega do TCC é de 120 (cento e vinte) dias após o último dia de atividade no Curso. Uma solicitação em prazo superior a estes dias deverá ser realizada através de documento impresso, anexando todos os comprovantes pertinentes a  justificativa. Entregar na Coordenação do Curso para ser avaliado pela Comissão Executiva Operacional e posterior apreciação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.