Portal do Governo Brasileiro

Portal de IdentidadeWebmail |  Guia Telefônico |  Perguntas Frequentes |  Fale Conosco |  Mapa do Site

Centrais de Conteúdos

Icone de um calendárioEventos

Ícone de um jornal dobradoInformativo Em Foco

ícone periódicosPeriódicos Científicos

Você está aqui: Página Inicial / Professor da UNIRIO aprova projeto em edital de apoio a pesquisa sobre tecnologias em saúde

Professor da UNIRIO aprova projeto em edital de apoio a pesquisa sobre tecnologias em saúde

por Comunicação UNIRIO publicado 08/11/2018 15h50, última modificação 08/11/2018 15h59

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências Roberto Carlos Lyra da Silva foi contemplado em edital de apoio financeiro a estudos em avaliação de tecnologias em saúde. A chamada foi publicada pelo hospital alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram selecionadas 15 propostas, que envolvem pareceres técnico-científicos, revisões sistemáticas com ou sem meta-análise, avaliações econômicas completas (custo-efetividade/utilidade com impacto orçamentário) e revisão de escopo. Confira a lista de projetos aprovados.

O projeto contemplado chama-se Avaliação de custo-efetividade com Impacto Orçamentário do uso de cicloserina para o tratamento de tuberculose resistente. O objetivo do estudo é avaliar, a curto e longo prazos, a relação entre custo e efetividade e o impacto orçamentário da incorporação da cicloserina/terizidona como medicamento de segunda linha, padronizado no esquema de tratamento medicamentoso da tuberculose multirresistente no âmbito do SUS.

A pesquisa é desenvolvida pelo Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (Laets). Segundo Lyra, a avaliação de tecnologias em saúde “é um processo contínuo de análise e síntese dos benefícios para a saúde, relacionados às consequências econômicas e sociais do uso de tecnologias”. Para ele, os estudos na área podem repercutir no âmbito da gestão do SUS e nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão universitários, com perspectiva de impacto na indústria.

 


Acesso a Informação Capes CNPQ Imagem Rede Unirio